O Verkehrshaus, o Museu dos Transportes de Lucerne

A tarde do segundo dia em Lucerne, foi destinada à visita ao Museu dos Transportes. O Verkehrshaus, o museu dos transportes de Lucerne é um dos principais atractivos de Lucerna e ficava mesmo ali perto do local onde estava estacionada a nossa AC.
O museu Verkehrshaus der Schweiz de Lucerne, abrange quase todos os tipos de veículos motorizados, desde a mais primitiva motoreta à última nave espacial. Carros antigos, com modelos de referência, que podem ser vistos numa espécie de silo para carros e se não se tiver pressa, podemos assistir ao desfilar de uma enorme variedade de modelos da 2ª Revolução Industrial (início do séc. XX), onde se pode observar o primeiro carro comercializado, com carroçaria Benz e motor Wagen, passando pelo Ford T (1º carro saido da produção em série, inventada por Henry Ford), até aos modelos comerciais e desportivos dos anos 60, 70 e 80.

Este vasto complexo é dedicado a habilidade da engenharia suíça, que o tem mantido com interesse ao longo do tempo. Para o visitar com alguma organização, é necessário pedir o plano geral do museu que pode ser obtido no balcão à entrada.
O museu é dividido em grandes e várias áreas, tendo uma sala para os Transportes Rodoviários, outra sala para os Transportes Ferroviários, outra para a Aviação e a Astronáutica, outra para os Teleféricos ligados ao Turismo, com as engenhosas vias-férrias de cremalheira, e assim por diante... Tudo se encontra explicado em alemão e Inglês e se este museu é interessante para qualquer adulto, para as crianças é o sétimo céu.

A área destinada à secção dos comboios, possui dezenas de enormes e antigas locomotivas, a vapor e outras e a sala tem aquele cheiro característico a óleo, evocativo do passado. Ali pode também ver-se uma excepcional e bem representada escavação do túnel de São Gotardo, dramatizada em slides com banda sonora.

A secção destinada aos transportes náuticos e aos aviões é enorme e possui além de vários modelos de pequenos aparelhos, também lá se podem ver grandes aeronaves, bem como simuladores de voo e uma torre de controlo de aeroporto.

A secção dedicada às descobertas espaciais inclui uma viagem virtual no Cosmorama, uma viagem interactiva, em que os mais arrojados entram numa cápsula que os leva em viagem ao cinturão de asteróides, no “espaço”.
Há também uma ampla secção dedicada à comunicação, um Planetário excelente e uma sala cinema IMAX. Situada num gigantesco edifício, faz a projecção de filmes muito interessantes em 3D.

Há vários filmes à escolha, que se pagam em separado e que são projectados num grande anfiteatro, nas paredes de uma sala circular. Também abriga em anexo, um museu dedicado ao aclamado artista do século de Lucerne, Hans Erni.
Há saída do museu, houve tempo de sobra para um descansado lanche na esplanada do Verkehrshaus, para depois seguirmos caminho para os lagos que servem a zona de Interlaken.

Nenhum comentário: