A caminho do lago BrienzerSee

O caminho desde Lucerne até à zona dos lagos Brienzersee e Thunersee, os dois lagos que dominam a zona de Interlaken, é um verdadeiro hino à beleza natural e dos percursos mais deslumbrantes que alguma vez tive a sorte de fazer.

As suas típicas aldeias alpinas e cidades de montanha, aliadas à impressionante beleza dos Alpes, com suas montanhas de picos nevados, vales pitorescos e lagos cristalinos, fazem deste passeio um dos mais inesquecíveis da nossa vida.

Deste caminho são retirados alguns dos cartões-postais que enaltecem mais a beleza da Suíça. Várias vezes damos por nós a olhar absolutamente impressionados as cénicas cimeiras de montanha!... Mas mais surpreendidos ficamos quando após uma curva do caminho, ou o final de uma subida de colina, nos deparamos com pequenas e encantadoras aldeias lacustres ou cidades estância à beira dos lagos de uma beleza sem par.

Nesta zona da Suíça, os prados crescem em todas as direcções e os belos lagos alpinos, são de um magnífico verde-esmeralda ou azul turquesa, com águas que quase não mexem, em vales protegidos pelo abraço das altas montanhas, onde o vento praticamente não sopra.

Após a saída de Lucerne, encontramos já a alguns quilómetros de distância a pequena povoação de Sarnen, junto ao lago Sarnen See.

Espalhada por uma encosta de montanha por cima de um verdadeiro prado luxuriante, salpicado de frondosas árvores, Sarnen é a capital do cantão de Obwalden. A pequena cidade de Sarnen é habitada desde a idade da Pedra Antiga e da Idade do Bronze, como demonstram vestígios encontrados no vale de Sarnen.

A seguir encontra-se a aldeia alpina de Sachseln, situada também junto das margens do lago Sarnen See, possui uma idílica paisagem alpina ao sul da costa leste do lago Sarnersee.

Situada a 470 metros de altitude, é muito frequentada pelos amantes de actividades de Verão, que incluem o surf, o remo, a canoagem, as caminhadas, o ciclismo de montanha e o parapente.

A igreja paroquial, visível a quilómetros de distância é o principal marco de Sachseln. Ali encontra-se o túmulo do Irmão Klaus, um frade santo que mesmo nos dias de hoje continua a "atrair milhares de peregrinos por ano”.

A economia da cidade depende de uma fábrica de equipamentos electrónicos para a NASA e outros consumidores industriais e é o maior empregador do cantão.

Mais uns quilómetros a subir e encontramos Lungern, uma estância balnear no Verão e de esqui no Inverno. O seu belo lago de margens longas e recortadas é de uma beleza que nos deixa sem fôlego.

Lungern, é uma aldeia alpina rodeada por altas montanhas, que se erguem-se à sua volta, cheias de florestas e prados verdejantes, de uma calma extrema, fazendo com que a paisagem à sua volta seja absolutamente deslumbrante.

É um lugar popular para as férias de Verão dos suiços, maravilhosamente situado no extremo sul do lago Lugern See, que a seus pés se estende num cenário de íngremes colinas arborizadas, com uma igreja neo-gótica que se destaca na aldeia.

Sobe-se mais ainda, até que se começa a descer até ao vale de Brienzwiler, onde se encontra o Freilichtmuseum Ballenberg, um vasto museu ao ar livre de 66 hectares e que é composto por cerca de 100 edifícios rurais históricos, desde simples chalés alpinos a explorações agrícolas inteiras com muitos animais.

As construções umas de madeira e outras em pedra ou tijolo, vieram de várias regiões suíças e todas foram salvas da demolição, tendo sido cuidadosamente desmanteladas e reconstruídas no local. No interior destas casas o mobiliário é também o original.

Ali os edifícios estão agrupados de acordo com a zona de origem e incluem jardins, campos cultivados, bem como os animais característicos das quintas.

Quando chegámos ao lago Brienzersee e à pequena cidade de Brienz, fomos procurar o parque de campismo local. Mas antes de lá chegarmos fomos encontrando vários chalés de montanha que se estendiam junto ao lago e todos eles alugavam espaços nos seus jardins, quer para tendas, quer para ACs.

Por sorte, foi no jardim de um destes chalés que ficámos, mesmo na margem do lago BrienzerSee, que nos esperava com águas translúcidas e serenas…

Nenhum comentário: