Visita a Venezia - 1º Dia - Parte XV


Veneza, Grande Canal, itália Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Antes de se continuar a descrição da visita pelo Grande Canal, deve referir-se que todo o Sestiere Dorsoduro, o bairro onde se encontram as principais galerias e museus de arte de Venezia, foi sempre um bairro boémio, procurado por muitos artistas emergentes de várias épocas e um lugar onde sempre residiram jovens pintores, músicos e poetas. Dorsoduro é há muito o lar da Universidade Ca 'Foscari de Venezia e das Galerias della Accademia, que tem como é natural uma vibrante vida artística e cultural.Ali viveram, Peggy Guggenheim, Henry de Régnier, Ezra Pound, John Ruskin, Ettore Tito e Robert Browning e muitos outros, que vão de simples apreciadores de arte, artistas, poetas e músicos e todos escolheram viver nesta faixa de terra espremida entre o Grande Canal e Canal do della Giudecca.


A palavra Dorsoduro é um nome derivado das palavras “osso duro”, que é uma referência ao solo desta zona de Venezia, o mais difícil solo encontrado na cidade. Das cúpulas da Basílica Santa Maria della Salute aos humildes cortiços perto da Stazione Maritima, passando pela vibração do Campo Santa Margarita, o Sestiere Dorsoduro oferece um pouco de tudo, quer para moradores, quer para os visitantes.É um local onde se deve parar, não só para se fazer uma pausa, mas também para se respirar a beleza que rodeia este bairro e onde segundo os seus habitantes devemos voltar, para apreciar os melhores momentos do dia, como após o nascer do sol, ao meio-dia, no final da tarde e à noite, para realmente se descobrir a verdadeira magia do lugar.


Seguindo a viagem pelo Grande Canal, um pouco mais à frente do Ca' Dario e do outro lado esquerdo do canal, observa-se o Palazzo Gritti-Pisani, que foi outrora a residência da nobre e antiga família Gritti, onde se contam algumas das figuras mais ilustres da sua época, como: Luigi Gritti, Bispo de Adria e Conselheiro de Giovanni Rei da Hungria; Benedicto Gritti, governador da Candia; Luigi Gritti, também governador da Candia; Francesco Gritti, embaixador de Venezia; Vincenzo Gritti, procurador de Salò e capitão da Riviera e Andrea Gritti, um Doge de da cidade de Venezia.

O Palazzo é um edifício que data do séc. XIV, quando foi concebido como um edifício de três andares. No séc. XIX foi levantado mais um piso e já no séc. XX, foi adaptado para abrigar um hotel de luxo, com o terraço da frente atual no primeiro andar, com vista para o Grande Canal. O Palazzo Pisani construído em estilo gótico, cujas características principais são as janelas que acabam com arcos pontiagudos. O último piso, mais tarde adicionado, foi construído em harmonia entre as outras partes. No rés-do-chão existe uma agradável esplanada, com uma excelente vista sobre o Grande Canal.

Dali observa-se um pouco mais à frente, na outra margem do Grande Canal, a belíssima Basílica di Santa Maria della Salute (Santa Maria da Saúde), que se ergue perto da da Punta della Dogana di Mare (Ponta da Alfândega), construída no séc. XVII. Foi construída, tal como a Igreja do Redentor e a Igreja de São Roque, como "ex-voto" dos habitantes venezianos por causa da peste negra, que em 1630 dizimou grande parte da população da cidade de Venezia. Segue-se viagem no Vaporetto e do lado esquerdo observa-se o Palazzo Gritti-Pisani, a moradia da família Gritti, que foi transformada no Gritti Palace Hotel. Encontra-se com a fachada principal voltada para o Grande Canal, bem próxima da Basílica Madonna della Salute.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.planetware.com / http://www.museumplanet.com / http://www.orkut.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Your means of explaining all in this article is
actually fastidious, every one be capable of easily know it, Thanks a lot.
Feel free to visit my web blog ... margarita makers

Anônimo disse...

Keep on writing, great job!
my site > greenhouses in michigan

PédeVento disse...

Obrigada. Volte sempre.
Pé de Vento