Visita a Venezia - 2º Dia - Parte II

Sestier Dorsoduro - Campo San Barnaba Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Após a visita à ponta do Dorsoduro, foi a vez de caminharmos para o interior do bairro. O bairro Dorsoduro foi construído sob uma camada rígida de solo, o que é pouco frequente em Venezia. Encaminhamo-nos ao longo das ruas estreitas e labirínticas do Dorsoduro onde se podem observar algumas lojas de antiguidades e lojas de máscaras de carnaval.


O Campo San Barnaba é uma pequena e linda praça quadrada, situada no bairro Dorsoduro e não muito longe da grande praça interior, o Campo Santa Margherita. A atmosfera que ali se respira é única, uma vez que é um lugar onde nos podemos sentar confortavelmente numa esplanada de café e desfrutar do sossego que ela nos proporciona, bem como de um cappuccino ou de um belo gelatto, a qualquer hora da manhã ou da tarde.



O Campo San Barnaba é uma praça muito famosa do ponto de vista cinematográfico, pois foi cenário de vários filmes. Foi ali que foram rodadas algumas cenas do filme "Summertime", um filme romântico dos anos 50, estrelado por Katharine Hepburn. Foi também o lugar onde Indiana Jones sai escondido dos canos de esgoto depois de encontrar as catacumbas secretas em "Indiana Jones e a Última Cruzada". Na sua igreja, a Chiesa di San Barnaba, que domina a praça, num dos lados, onde está situada a biblioteca, foi o local de mais uma das cenas do filme "Indiana Jones e a Última Cruzada", na qual Indiana Jones encontra o caminho para as catacumbas.



Também noutra cena do filme o Professor Schneider e Indiana Jones, caminham-se em direção à pequena ponte, também ali situada, a "Ponte dei Pugni". Esta pequena ponte (cujo nome traduzido é "ponte dos socos) que fica situada do lado direito da praça, por trás da igreja, foi também o cenário usado para o filme o “Mercador de Veneza” (do romance de William Shakespeare), e onde se rodaram os duelos, onde o primeiro a cair no canal, era o perdedor. A Chiesa di San Barnaba é hoje um museu, hospeda uma exposição permanente, desde há muito tempo (desde 2009). A exposição apresenta miniaturas das várias "Máquinas de Leonardo da Vinci", e é dedicada precisamente às invenções deste génio incomparável. A exposição inclui cerca de quarenta modelos, cada qual acompanhado de uma explicação e do desenho da máquina, desde o Código de Leonardo.



A peculiaridade da mostra, é que algumas máquinas são interativas, e têm o objetivo de entreter os visitantes, incluindo crianças. Na entrada, há uma livraria, que vende ao público os livros com os esquiços e desenhos do grande inventor e material informativo sobre a exposição (9 euros, a entrada).Do outro lado da praça fica o "sotoportego", onde foi rodado outro filme, "007 Casino Royale". O sotoportego é uma passagem porticada, uma espécie de túnel que dá passagem entre os quarteirões da cidade de Venezia. É na verdade é uma passagem que liga ruas a outras ruas através de um túnel, com a altura igual a todo o andar térreo.



Na esquina da igreja fica um dos mais belos cafés em Venezia, o muito antigo "Caffé Al Artisti", lugar onde muitos artistas paravam. Ali é imperdível uma bebida local, o Spritz ou um Bellini, duas das bebidas refrescantes e quem as bebe fica encantado.No canal ao lado da Chiesa di San Barnaba, no local onde durante a manhão ocorre o mercado flutuante de fruta e legumes, fica a Ponte dei Pugni que nos oferece uma boa panorâmica do rio San Barnaba.




Dali dirigimo-nos novamente pelo interior do bairro Dorsoduro e após uma boa caminhada pelas suas ruas labirínticas da zona, fomos visitar a Universidade Cá Foscari, um dos lindos palacetes situados junto ao Grande Canal. O Ca´Foscari é um dos polos universitários da Universidade de Venezia.O Ca' Foscari é um palácio veneziano construído em por volta de 1452 nas margens do Grande Canal pelo Doge Francesco Foscari como demonstração do seu poder e da sua riqueza. É um representante típico do estilo gótico veneziano.




Durante a ocupação austríaca, no séc, XIX, serviu de hospedaria e depois como caserna. Em 1866, foi adquirido e reformado pela Comuna de Venezia, que em seguida o cedeu para servir de sede à Real Escola Superior de Comércio de Venezia. Entre 1997 e 2005, passou por nova reforma e atualmente é a sede da Universidade Ca' Foscari. Fonte: http://www.tripadvisor.com/Travel / Wikipédia.org



Fonte: Fonte:

Nenhum comentário: