Visita a Venezia - 2º Dia - Parte I


Dorsoduro Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

O segundo dia em Venezia acordou mais ensolarado que o dia anterior. Um cacarejar repetido de algumas galinhas do parque de campismo à volta da autocaravana acordou-me, por volta das 9h00 da manhã e aproveitei para ir às compras num Lidl que ficava perto.

A partida de autocarro novamente para Venezia realizada por volta das 12h00, rapidamente nos levou até ao cais de vaporetti da Piazza Roma. De vaporetto faz-se novamente o Grande Canal. A viagem de vaporetto é uma maneira fácil de admirar com mais pormenor todas as mansões, palácios e prédios com vista para o Grande Canal e laguna. A luz desse dia estava no ponto, para que se pudessem fazer ótimas fotos.


Naquele dia pretendíamos navegar até à Basílica Santa Maria della Salute, para a visitarmos. O vaporetto pára na plataforma cais de La Salute, que fica situada entre o cais de Santa Maria del Giglio e as estações de San Marco. A bela Basílica di Santa Maria della Salute está situada no lado oposto do Grande Canal, relativamente à Piazza di San Marco e perto da ponta triangular do bairro Dorsoduro, a zona mais sólida da cidade.
A basílica é um edifício fabuloso que domina a cena no final do Grande Canal, mais do que o Palazzo Ducale, do outro lado do canal. A sua fachada apresenta um grandioso portal com quatro grandes e altíssimas colunas coríntias. O corpo central é de forma octogonal com uma grande cúpula hemisférica, circundada por seis capelas menores. As refinadas colunas em espiral estabilizam contrafortes, e a lanterna é coroada pela estátua de Santa Maria.


O espaçoso interior, de planta centralizada, é amplamente iluminado por janelas das seis capelas laterais e por grandes janelões do tambor do zimbório. A imensa luz que nela entra, faz ressaltar o belo pavimento de mármore policromado. O presbitério e o altar-mor dominam todo o conjunto.

O grupo de esculturas sobre o altar de onde se destaca uma Virgem com o Menino, que representa Nossa Senhora da Saúde. Nas capelas laterais encontram-se telas de Luca Giordano e uma tela, a “Descida do Espírito Santo” , de Tiziano (1555).


Depois de explorar a Basílica di La Salute, fomos a pé até à Dogana di Mare, a antiga alfândega marítima, mesmo ali ao lado. Dali temos a possibilidade de observar a bela paisagem da Bacia de San Marco, bem como da saida do Grande Canal. Um pouco mais à frente, continuámos o passeio em redor da ponta do Dorsoduro, caminhando pelo Zattere, um passeio marítimo, onde se podem fazer belas fotos, aproveitando a bela vista do largo Canal della Giudecca, que nos separa de outra das ilhas de Venezia.

O Zattere (que em italiano quer dizer jangadas), foi construído em 1519 e usado pela primeira vez como um cais para a entrega de madeira usada para construir navios e edifícios, o que deu o nome ao cais. Hoje o Zattere é uma avenida espaçosa e pacífica que corre ao longo da costa inteira do sul do distrito de Dorsoduro, a partir do cais Marittima, onde encostam os grandes navios de cruzeiro, até ao final ocidental conhecido por San Basilio, onde se encontra a igreja do mesmo nome e a Punta della Dogana.


Ali na Punta della Dogana, encontrámos mais uma das belas esculturas presentes na cidade, que faziam parte da grande exposição da Bienal di Venezia, um “Menino com sapo” de Charles Ray.

Da Punta della Dogana também se podem realizar belas fotos de toda a laguna e da ilha a di San Giorgio Maggiore, onde se encontra a igreja com o mesmo nome.


Fonte: http://www.aviewoncities.com / http://europeforvisitors.com / Wikipédia.org

Nenhum comentário: