Mafra - 2º Dia - Visita ao Palácio Nacional de Mafra - Parte IV

Da Sala da Bênção são dados os passos que nos separam do Torreão Sul, onde se situam os aposentos privados da Rainha.
Durante a estadia de D. João VI em Mafra (1806), alguns dos espaços deste torreão foram divididos por tabiques de madeira “ricamente pintados”. Com o fim da monarquia e transformação deste real edifício em museu, os tabiques e a respetiva decoração mural foram destruídos. Ficaram, no entanto, em arquivo registos fotográficos desses espaços.

Entra-se no Quarto das Rainhas, ou de D. Maria II, onde se encontra uma cama estilo império e um berço dos príncipes. Foi no Quarto das Rainhas, onde o rei D. Manuel II passou a última noite em Portugal, antes da sua partida para o exílio, quando da implantação da República a 5 de Outubro de 1910.
Ao lado do Quarto das Rainhas situa-se a Toilette de Sua Majestade a Rainha com uma reconstituição da decoração mural existente no século XIX, segundo fotografias em arquivo.

Começa-se pela visita ao Oratório sul ou da Rainha, uma capela privada para uso pessoal da rainha. E seguida passa-se à Antecâmara da Rainha, a sala de espera para a entrada nos aposentos da rainha.
A Sala de Nápoles é a sala que se segue, e que faz a transição entra a zona privada da rainha e a zona de lazer da Família Real. A Ala Sul deste Paço foi a mais utilizada durante o séc. XIX, talvez por ser uma zona confortável e ensolarada, correspondendo não só a uma procura de mais conforto, como a uma alteração de mentalidades no que respeita à vida familiar e social da Família Real, que se torna mais intimista e “privada”. A Ala Norte passou apenas a ser usada por hóspedes importantes de visita a Mafra.

Passamos à Sala D. Pedro V ou Sala de Espera. Nesta ala ficavam, em finais do séc. XVIII, os aposentos da “Senhora Princesa” D. Maria Francisca Benedita, viúva do seu sobrinho D. José, filho primogénito de D. Maria I, estando as salas divididas de outra forma. A presente divisão e decoração refletem a vivência romântica do séc. XIX.
Depois a Sala de Música ou Sala Amarela, uma grande sala de estar, onde aos convidados era oferecido convívio e saraus musicais. Ali podemos ver um bonito piano de cauda inglês com respetivo banco, obra de Joseph Kirkman (Londres, séc. XIX), e um piano de mesa, de fabrico francês (Collard & Collard - séc. XVIII). A Sala de Música mostra ainda vários instrumentos pertencentes a D. Carlos, que lhe foram oferecidos quando realizou uma viagem aos Açores em 1901; de salientar também um quadro alusivo a Santa Genoveva, da autoria de António Ramalho.

À Sala Amarela, segue-se a Sala de jogos e em seguida entramos na enorme Sala da caça, que é a Sala de Jantar, que possui mobília decorada com cabeças e hastes de veado e gamo, tendo no teto, suspenso ao centro, um grande lustre com análoga decoração. O Palácio de Mafra nunca foi residência habitual da Família Real, sendo no entanto frequentemente visitado ao longo do ano por períodos de tempo dedicados à caça de veados, gamos e outras espécies existentes na Tapada e daí a decoração desta sala.
No final dos aposentos da rainha e já bem perto da famosa biblioteca do palácio, encontramos o grande Salão Grande dos Frades, uma reconstituição da área conventual, que foi cedida ao Exército desde finais do século XIX.

E finalmente o momento mais esperado da visita, a Sala da Livraria ou Biblioteca, uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes.
Deve ainda referir-se que o último residente do Palácio foi um antigo tipógrafo, de nome Gil Mangens. Descendente de uma família de origem francesa, que chegou a Lisboa no séc. XVIII, por altura da construção do Palácio, na pessoa de um gravador de nome Mangens, que devotou, à imagem de seu pai e avô, toda a sua vida ao monumento que o acolheu.

Fonte: http://e-cultura.sapo.pt/ http://cambetabangkokmacau.blogspot.pt/ http://www.lifecooler.com/ http://www.slideshare.net/aneto/o-convento-de-mafra-presentation http://gloriaishizaka.blogspot.pt/

Mafra - 2º Dia - Visita ao Palácio Nacional de Mafra - Parte III

Continuando a visita ao Palácio Nacional de Mafra, sai-se da zona conventual e em seguida visita-se o Núcleo de Arte Sacra, um espaço museológico que ocupa duas salas que eram destinadas à habitação dos Camaristas do Palácio.
Sobe-se ao andar de cima e lá encontramos as sumptuosas salas do palácio, que se estendem a todo o comprimento da fachada ocidental, com os aposentos do rei numa extremidade e os da rainha na outra, separados entre si por um comprido corredor com 232 m.

Começa-se pelo Torreão Norte, onde se encontram os aposentos privados do Rei, usados até à morte de D. Fernando de Saxe-Coburgo, marido da rainha D. Maria II, ficando depois reservados aos hóspedes importantes.
Na época em que eramos governados por reis, cada torreão funcionava como um apartamento independente, com as cozinhas na cave, as despensas e ucharias no piso térreo, os quartos dos Camaristas no 1º piso, e os aposentos do Rei no 2º piso.

Nestes aposentos do rei, destaca-se a Sala de Diana, assim chamada por ter representado no teto Diana, a Deusa da caça, acompanhada de ninfas e sátiros. É um fresco da autoria de Cirilo Wolkmar Machado (finais do séc. XVIII), fazendo parte de uma campanha decorativa a mando do Príncipe Regente D. João, futuro D. João VI. O pintor tomou como fonte de inspiração um quadro de Domenichino, intitulado “Caçada de Diana”, existente na Galeria Borghese em Roma.
Segue-se a Sala do Trono ou Sala de Audiência, uma sala destinada às audiências oficiais do Rei, que apresenta o teto artisticamente pintado por Domingos Sequeira, sendo uma elegante divisão complementada com outros motivos de valor - mobiliário, tapeçarias e lustres.


Segue-se-lhe o Oratório Norte, uma capela privada para uso pessoal do rei. Em seguida observa-se a Antecâmara do rei, a sala de espera para a entrada nos aposentos do rei. Depois abre-se o Quarto de sua Majestade, um sumptuoso aposento, onde à esquerda se observa um óleo sobre tela com “D. João VI”, de José Inácio de Sam Payo (1824). À direita outro óleo sobre tela, com a “Sagrada Família”, da Escola Italiana (séc. XVIII).
Logo a seguir a Sala dos Archeiros ou da Guarda – por aqui se fazia a entrada para o Palácio, onde permanecia a Guarda Real, quando Suas Majestades estavam em Mafra. Ao seu lado a Sala D. João V, a sala de estar do rei.

Passa-se em seguida ao enorme corredor com 232 m, que ocupa no 2º andar a fachada frontal do palácio. Este enorme corredor chamado de “Passeio da Corte”, dava acesso à maioria das salas utilizadas pela comitiva real. No centro deste, destaca-se a Sala da Benção toda forrada a mármore, onde toda Família Real podia a assistir às cerimônias religiosas na Basílica, sem saírem do Paço. Esta sala está ligada a uma varanda virada ao interior da Basílica. Da varanda feita de um só bloco de pedra com 7 x 2,42m, D. João V dava a bênção ao povo, que assistia ao decorrer da Santa Missa.

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Catedral de Cristo de la Luz, Oakland, USA

A Catedral de Cristo de la Luz está localizada num local deslumbrante, com vista para o Lago Merritt, em Oakland, nos USA.
A catedral tem a capacidade para 1350 lugares e é a peça central de um enorme complexo de mais de 68.000 metros quadrados, incluindo um mausoléu, um centro de conferências, escritórios administrativos, residências do bispo e do clero, um café, e espaço para ministérios dedicado à comunidade.  
Como o próprio nome sugere, a Catedral do Cristo de la Luz é inspirada pela tradição da luz como um fenómeno sagrado. Através desta introdução poética, a luz indireta do dia aumenta é refletida por materiais escolhidos para o edifício, como a madeira, o vidro e cimento.
Dentro da catedral, a experiência de luz e espaço inspira um profundo sentido do sagrado. Atrás do altar, uma grande janela em forma de omega, contém um símbolo particularmente importante na iconografia cristã, uma reinterpretação de uma pintura de Cristo do século XII, conseguido graças a um sistema digital. O resultado é uma imagem de cerca de 18 metros de altura, esculpida com a luz que passa através das perfurações das paredes laterais

Mafra - 2º Dia - Visita ao Pálácio Nacional de Mafra - Parte II

Depois da Basílica, foi a vez de se iniciar a visita ao Palácio Nacional de Mafra. Este Palácio/Convento é talvez o maior e mais sumptuoso monumento português, imortalizado no “Memorial do Convento”, o primeiro grande romance do Nobel da Literatura José Saramago.
Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o edifício é o mais importante monumento do barroco em Portugal. Em pedra lioz da região, ocupa 38.000 m, tem 1.200 divisões, com 4.700 portas e janelas e 156 escadas, magnificência apenas tornada possível pelo afluxo de ouro do Brasil.

Para a Real Obra, o Rei encomendou esculturas e pinturas a mestres italianos e portugueses e, na Flandres, dois carrilhões com 92 sinos – os maiores do tempo. Integra ainda um conjunto de seis órgãos históricos na Basílica, uma extraordinária biblioteca do séc. XVIII, com 38.000 volumes e um Núcleo Conventual, com um hospital da época.
Não sendo a residência habitual da Família Real portuguesa, o Paço de Mafra foi sempre muito visitado pelos reis, para assistirem a festas religiosas ou caçar na Tapada.

Além de palácio real, o edifício também foi um importante Convento, que foi abandonado em 1834, após a dissolução das ordens religiosas. Durante os últimos reinados da Dinastia de Bragança, o Palácio foi utilizado como residência de caça e dele saiu também em 5 de Outubro de 1910 o último rei D. Manuel II para a praia da Ericeira, onde no iate real partiu para o exílio, nunca mais voltando a Portugal.

No início da visita, sobe-se a escadaria e o primeiro lugar a ser visitado é a sala de exposição de paramentos usados na Basílica de Mafra.

Seguidamente visita-se a zona conventual. O Convento propriamente dito, está disposto em redor de um grande pátio de planta quadrangular, onde se inclui o Jardim do Buxo de estilo clássico.  

Em primeiro lugar visita-se o dormitório dos frades. As celas dos monges. A zona conventual reflete bem o estilo de vida dos monges franciscanos que ali viveram, uma vida muito humilde, apenas com o essencial.

Depois segue-se a visita à Botica ou Farmácia, com muitos e belos potes para medicamentos e alguns instrumentos cirúrgicos; depois o Hospital. A enfermaria, com pequenos quartos alinhadas de um e outro lado de um corredor central. São ao todo dezasseis celas privadas, com abertura com cortinas, onde se podem ver as camas em madeira e ferro.
A Enfermaria era ocupada pelos doentes graves, que aqui eram assistidos por frades enfermeiros, recebendo a visita diária do médico e do sangrador. Aos domingos, todos os leitos eram puxados para o centro da sala para que os doentes assistissem à missa, na capela adjacente, sem saírem das suas camas.
Por cima de cada cama está um painel de azulejo representando Cristo e aos pés outro com a Virgem Maria. Sobre a cama existia um prego onde o médico pendurava a receita, para que o enfermeiro seguisse corretamente as instruções.
Segue-se a Cozinha da Enfermaria. Nesta pequena cozinha preparavam-se as refeições para os doentes graves e para os enfermeiros. No Real edifício existiam diversas cozinhas: do Rei, da Rainha, do Convento, etc. A coleção de utensílios de cozinha em cobre e latão pertencentes às diversas cozinhas, são do séc. XVIII.


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A maior flor do mundo

Na contra capa do livro José Saramago escreve::..“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”A maior flor do mundo
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Outra adaptação da história:
A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.

Mafra - 1º e 2º Dias - Chegada a Mafra e Visita à Basílica - Parte I

O fim-de-semana foi iniciado ao final da tarde com rumo a Mafra, onde queríamos ir pernoitar. O caminho escolhido foi a A8, que rapidamente nos levou até ao restaurante “Trás d’ Orelha”, onde ao jantar degustámos, Arroz de Lebre.
Situado junto da rotunda à saída sul da autoestrada a caminho de Torres Vedras, o restaurante Trás d’ Orelha fica localizado na Rua da Paz, nº9, em Catefica, a 5 minutos desta cidade. Este belíssimo restaurante é já bem nosso conhecido, sendo sempre escolhido quando passamos à hora de almoço ou jantar, naquela região. Classificado como um restaurante de referência na zona Oeste, é também já reconhecido em todo o país e até além-fronteiras. 

A chegada a Mafra depois do jantar levou-nos diretamente para a zona de pernoita, num parque lateral ao imponente Palácio de Mafra, destinado a autocaravanas, situado do seu lado direito. A noite decorreu muito tranquila, sendo um prazer indescritível poder observar ao deitar e ao acordar, este belíssimo monumento.
No dia seguinte e após um almoço de Bife com Pimenta (quanto a mim superior ao da Portugália), degustado numa cervejaria situada em frente do palácio, seguimos para a entrada do convento, a fim de serem comprados os ingressos, para que fosse iniciada a visita. Como ainda tínhamos um quarto de hora, antes da hora marcada para o início da visita, aproveitámos para fazer a visita à Basílica, em primeiro lugar.


A Basílica do Palácio Nacional de Mafra ergue-se no centro da fachada do conjunto, delimitada por duas altas torres sineiras, de linhas sinuosas. O seu acesso é feito por uma ampla escadaria e diversas rampas.
A fachada do templo dispõe-se em dois majestosos andares, coroados por um frontão triangular. Para cada um dos lados da igreja estendem-se os corpos retangulares do palácio, pintados de amarelo claro, terminando nos ângulos por dois torreões, inspirados na antiga Casa da Índia do Terreiro do Paço lisboeta, destruída no terramoto de 1755.

O interior da igreja é dividido em três naves e seis capelas laterais comunicantes. Harmoniosamente decorada, nela pode observar-se um jogo colorido de mármores italianos e portugueses, em conjunto com a pedra do monumento, a pedra lioz.
A igreja já muitas vezes visitada por nós é bem iluminada. No entanto é de destacar a enorme cúpula que se ergue no cruzeiro do transepto. Também a capela-mor e as colaterais são bastante iluminadas, realçando o encanto dos seus mármores.


De grandes dimensões, o altar-mor apresenta uma tela pintada, encimada por um Cristo crucificado. Olhando para trás, lá em cima, no topo da entrada situa-se a Galeria Real, o local situado dentro do palácio, onde a família real assistia ao ofício divino e onde se situam as três janelas da Sala da Bênção.







No total a basílica possui 11 capelas com 450 esculturas em mármore, 45 tribunas e é servida por 18 portas. Outrora as missas eram acompanhadas por canto gregoriano e segundo reza a história, D. João V apreciador desta arte, reunia-se com frequência com os frades, chegando a cantar com eles no coro da Basílica.
Esta possui também um conjunto sonoro de 6 órgãos, únicos no Mundo. Estes 6 majestosos órgãos, foram restaurados há pouco tempo, sendo o restauro distinguido, com o Prémio Europeu para o Património – Europa Nostra.

Basílica de Mafra

Fonte: http://www.guiadacidade.pt/ http://www.rcmafra.com/

Capela da Fazenda Veneza, Valinhos, São Paulo, Brasil

A Capela da Fazenda Veneza, situada em Valinhos no Estado de São Paulo, no Brasil, foi agraciada com o "Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra" da Fundação Frate Sole, uma entidade vinculada ao Vaticano.
O projeto do arquiteto brasileiro Décio Tozzi concorreu com projetos de templos e mosteiros de arquitetos do mundo inteiro, mas quem ganhou foi a simples mas encantadora "Capela da Fazenda Veneza".
A Capela é uma obra inigualável, uma cobertura leve em forma de casca com quatro apoios laterais e construída perto de um lago, o que ajuda ainda mais o conjunto arquitetónico.
Situada numa área envolvente com 50.000 m², de relvados e arvoredo de um verde esfusiante, a Capela foi construída com 225 m² de área total, à beira de um calmo lago de águas cristalinas, que a reflete na perfeição.
Arquitetura e Urbanismo: Decio Tozzi; Estrutura: Companhia de Projetos; Construção: Engenheiro Inácio Armesto.

Capela Sunset, Acapulco, México


Numa região montanhosa e tranquila de Acapulco, no México, está instalada a inusitada Capela Sunset (Capela do Pôr-do-Sol).

Idealizada e desenhada pelo gabinete de arquitetura BNKR (arquitetos Esteban Suarez e Sebastian Smith), esta estrutura em betão à vista, com apenas 120 m2, encanta por seu formato que a torna virtualmente maior e imponente. Nela não se encontram os costumeiros vitrais ou imagens religiosas na recém-construída Capela de Acapulco.

Nesta igreja moderna, quando o sol a ilumina interiormente, por meio das várias aberturas com vidro nas paredes laterais e frontal, o efeito torna o seu interior ainda mais sensacional.

Outono 2011 - Sintra

Para comemorarmos o equinócio de outono, fomos passar o fim-de semana de 23 a 25 de Setembro de 2011, fora de casa. Nesse final de semana, rumámos a Mafra e Sintra, a Capital do Romantismo português, onde queríamos ver a segunda edição do SINTRARTES.

A cidade de Mafra afirma-se pelo seu carácter singular. É nela que encontramos o magnífico Convento/Palácio de Mafra, que nos esmaga pela sua monumentalidade e história.

Depois, a região de Sintra, que conta com inúmeros encantos, como, monumentos, mar e montanhas, que se juntam numa das mais perfeitas combinações. A serra de Sintra começa mesmo no centro da 'vila' e acaba no Oceano Atlântico, no ponto mais ocidental da Europa continental - o Cabo da Roca.

Neste ano de 2011, no SINTRARTES a “luz” (Lumina), foi a temática escolhida. O público era convidado a assistir durante a noite, a uma série de espetáculos nos quais os hologramas, a arte da luz, era o elemento central.

Por todos estes motivos a nossa escolha recaiu sobre estes belos lugares do nosso país. Naquele fim-de-semana, o percurso feito foi:

1º Dia / 5ª feira – Casa / Mafra;

2º Dia / 6ª feira – Mafra; Sintra;

3º Dia / Sábado – Sintra; Casa.

Fonte:  http://www.cm-mafra.pt/turismo/index.asp / http://www.strawberryworld-lisbon.com/

Sociedade Invertida

Há um dia atrás, a minha filha dizia-me que em conversa com um dos seus amigos estrangeiros, com quem fala pela Internet para praticar Inglês, este lhe tinha dito feliz, que naquele dia iria ajudar um colega de trabalho a partir uma parede em sua casa, mostrando com isso, um verdadeiro entusiasmado.


A minha filha embora muito agradada com essa conversa, mostrava-se ao mesmo tempo espantada com a motivação feliz e solidária desse seu amigo. Dizendo-me que o que era habitual em Portugal era precisamente o oposto. Dizia que, “Aqui, o normal é que se alguém pedisse essa ajuda, das duas, uma, ou teria que partir a parede sozinho, ou teria de dizer que a seguir, ofereceria um bom e farto jantar.”


Enquanto ouvia isto, não pude deixar de pensar que atitudes solidárias desse tipo realmente não são muito abundantes entre nós, o que demonstra mais uma vez que vivemos numa “sociedade invertida”, sem valores de solidariedade e amizade incondicional.


Como é que então podemos passar do “homem invertido e dividido” ao “Homem Novo”, da sociedade egoísta à comunidade solidária, do mundo materialista e concentrador ao mundo da partilha?