Mafra - 2º Dia - Visita ao Palácio Nacional de Mafra - Parte IV

Da Sala da Bênção são dados os passos que nos separam do Torreão Sul, onde se situam os aposentos privados da Rainha.
Durante a estadia de D. João VI em Mafra (1806), alguns dos espaços deste torreão foram divididos por tabiques de madeira “ricamente pintados”. Com o fim da monarquia e transformação deste real edifício em museu, os tabiques e a respetiva decoração mural foram destruídos. Ficaram, no entanto, em arquivo registos fotográficos desses espaços.

Entra-se no Quarto das Rainhas, ou de D. Maria II, onde se encontra uma cama estilo império e um berço dos príncipes. Foi no Quarto das Rainhas, onde o rei D. Manuel II passou a última noite em Portugal, antes da sua partida para o exílio, quando da implantação da República a 5 de Outubro de 1910.
Ao lado do Quarto das Rainhas situa-se a Toilette de Sua Majestade a Rainha com uma reconstituição da decoração mural existente no século XIX, segundo fotografias em arquivo.

Começa-se pela visita ao Oratório sul ou da Rainha, uma capela privada para uso pessoal da rainha. E seguida passa-se à Antecâmara da Rainha, a sala de espera para a entrada nos aposentos da rainha.
A Sala de Nápoles é a sala que se segue, e que faz a transição entra a zona privada da rainha e a zona de lazer da Família Real. A Ala Sul deste Paço foi a mais utilizada durante o séc. XIX, talvez por ser uma zona confortável e ensolarada, correspondendo não só a uma procura de mais conforto, como a uma alteração de mentalidades no que respeita à vida familiar e social da Família Real, que se torna mais intimista e “privada”. A Ala Norte passou apenas a ser usada por hóspedes importantes de visita a Mafra.

Passamos à Sala D. Pedro V ou Sala de Espera. Nesta ala ficavam, em finais do séc. XVIII, os aposentos da “Senhora Princesa” D. Maria Francisca Benedita, viúva do seu sobrinho D. José, filho primogénito de D. Maria I, estando as salas divididas de outra forma. A presente divisão e decoração refletem a vivência romântica do séc. XIX.
Depois a Sala de Música ou Sala Amarela, uma grande sala de estar, onde aos convidados era oferecido convívio e saraus musicais. Ali podemos ver um bonito piano de cauda inglês com respetivo banco, obra de Joseph Kirkman (Londres, séc. XIX), e um piano de mesa, de fabrico francês (Collard & Collard - séc. XVIII). A Sala de Música mostra ainda vários instrumentos pertencentes a D. Carlos, que lhe foram oferecidos quando realizou uma viagem aos Açores em 1901; de salientar também um quadro alusivo a Santa Genoveva, da autoria de António Ramalho.

À Sala Amarela, segue-se a Sala de jogos e em seguida entramos na enorme Sala da caça, que é a Sala de Jantar, que possui mobília decorada com cabeças e hastes de veado e gamo, tendo no teto, suspenso ao centro, um grande lustre com análoga decoração. O Palácio de Mafra nunca foi residência habitual da Família Real, sendo no entanto frequentemente visitado ao longo do ano por períodos de tempo dedicados à caça de veados, gamos e outras espécies existentes na Tapada e daí a decoração desta sala.
No final dos aposentos da rainha e já bem perto da famosa biblioteca do palácio, encontramos o grande Salão Grande dos Frades, uma reconstituição da área conventual, que foi cedida ao Exército desde finais do século XIX.

E finalmente o momento mais esperado da visita, a Sala da Livraria ou Biblioteca, uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes.
Deve ainda referir-se que o último residente do Palácio foi um antigo tipógrafo, de nome Gil Mangens. Descendente de uma família de origem francesa, que chegou a Lisboa no séc. XVIII, por altura da construção do Palácio, na pessoa de um gravador de nome Mangens, que devotou, à imagem de seu pai e avô, toda a sua vida ao monumento que o acolheu.

Fonte: http://e-cultura.sapo.pt/ http://cambetabangkokmacau.blogspot.pt/ http://www.lifecooler.com/ http://www.slideshare.net/aneto/o-convento-de-mafra-presentation http://gloriaishizaka.blogspot.pt/

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