La Coruña


Na Primevera os dias já são maiores e foi já ao final da tarde que chegámos para visitar a bela cidade da La Coruña, que embora já visitada por nós várias vezes, é um daqueles locais onde sempre existe algo de novo para se ver ou para descobrir.

Importante porto histórico, situa-se mais precisamente na costa noroeste da Península Ibérica, nas Rías Altas da Galiza. O centro da cidade estende-se sobre uma península unida a terra firme por um estreito ístmo, pelo que apresenta duas fachadas marítimas distintas: a portuaria (junto à ría de la Coruña ou também designada Ría del Burgo, de águas tranquilas) e outra de mar aberto, junto à Enseada del Orzán, onde se encontram as principais praias urbanas (Riazor e Orzán).
La Coruña é uma cidade movimentada e atraente na ponta norte da Galiza. É um lugar perfeito para desfrutar de um suave passeio pelas ruas e avenidas, onde é possível descobrir desde arquitectura romana, até aos mais modernos edifícios com arquitectura bastante inovadora.

A atmosfera nas muitas praças da cidade é magnífica e cheia de alegria em especial num dia de Primevera ou Verão quente. Fora do centro da cidade, destacam-se as praias, a marina, o porto de pesca e o porto comercial que continuam a desempenhar um papel muito importante para o povo de A Coruña. O seu porto comercial é dos maiores da Europa. A primeira impressão da capital da província da Galiza é das melhores, pois ela é uma cidade bonita, facilmente visitável, por não ser demasiado grande, moderna e espaçosa. A Coruña abriga magníficas praças, um fantástico bairro medieval e uma incrível variedade de diferentes estilos arquitectónicos.

Situada no Noroeste da Península Ibérica, La Coruña, balcão do Atlântico é uma cidade milenária, atlântica e cosmopolita, onde o oceano foi sempre o principal protagonista dos seus mais de 2000 anos de história.
As rias de A Coruña, Betanzos e Ferrol que formam as Rias Altas da Galiza, estão situadas no chamado golfo Artabro, nome que provem dos primitivos habitantes da zona, a tribo dos ártabros, que eram senhores absolutos desta costa até à chegada dos romanos. Um povo, que segundo o grande escritor galego Otero Pedrayo, constituía "uma das mais puras linhagens celtas da Galiza".

Nesta zona os romanos criaram um grande porto, "Artabrorum Portus", junto à cidade de Brigantium. Os historiadores não sabem se essa localidade latina "Brigantium" corresponde à actual localidade de Betanzos, onde se inicia a ria do mesmo nome, ou se era a antiga povoação que deu origem a La Coruña, em cuja cidade velha encontraram indícios arqueológicos importantes que parecem fazer querer nesta segunda hipótese.
A Coruña com se deve dizer em galego, é uma cidade de mil possibilidades. Da mais tranquila paisagem marinha a ruas cosmopolitas e vitais, iluminadas pelo sol ou pelos neons, dos restaurantes de peixe e marisco até aos passeios pela Cidade Velha, não esquecendo o Passeio Marítimo e as suas praias de areias finas e brancas desenhadas pelo mar e pelo vento.

A cidade tem espaços naturais com belas vistas e paisagens espectaculares para quem visita a região com tempo. A arte e os museus, passando pelos restaurantes, tabernas típicas, pubs e bares, as discotecas, o casino e os recitais de música clássica, são algumas das ofertas da cidade.
O Passeio Marítimo que não pára de crescer e que nos leva por praias, enseadas e falésias, desde o Castelo de San Antón e seguindo a linha do porto, dando-nos a conhecer paisagens inesquecíveis como o Parque Escultórico da Torre de Hércules, um museu ao ar livre num contorno de lenda, continuando até às praias de Orzán e Riazor.

A Torre Hércules é o mais antigo farol do mundo em funcionamento, a sua construção data do século II é o mais emblemático monumento da cidade. A Plaza Maria Pita é ponto de encontro entre visitantes e é lá que se localiza o edifício que possui a maior colecção de relógios do mundo.
Muitos candeeiros de inspiração modernista ocupam parte do Passeio Marítimo, servindo de suporte a 1.200 pinturas da artista plástica Julia Ares, galardoada com vários prémios, entre eles, o "Chairman Award do Royal Museum de Ueno en Tokio".

Cada candeeiro está pintado duma intensa cor vermelha com quatro pinturas, com desenhos alusivos a momentos da história corunhesa, tendo em conta a zona em que estão situadas. Assim, as pinturas situadas na zona da Torre de Hércules estão relacionadas com distintos aspectos do farol romano. No contorno do Clube Hípico, os motivos artísticos são os cavalos; na zona situada perto da Lota ou como lá é designada a Casa dos Peixes, estes são os elementos destacados; nas que estão situadas na frente da Escola de Belas Artes, os desenhos alegóricos versam sobre Picasso, que foi aluno desta escola.

O bairro medieval contém a maior parte dos monumentos históricos construídos antes do século XIX, juntamente com muitos edifícios do período modernista. Afim de explorar o estilo de vida galego, nada melhor do que um passeio pelas ruas da capital da Galiza, o que nos dá muitas oportunidades para além de fazer turismo, como desfrutar a fantástica atmosfera que existe por toda a cidade.

O mar é sempre fascinante e observá-lo desta cidade é magnífico, pois está cheio de vida, uma vez que ainda desempenha um papel muito importante na vida quotidiana da cidade. Ele aqui é a casa de muitos barcos de pesca, bem como barcos de cruzeiro e iates, que a toda a hora entram e saem do porto.
A cidade também é conhecida pela sua excelente gastronomia, com muita qualidade das matérias-primas, onde se destacam os peixes e os mariscos. A Coruña é uma cidade onde o lazer e a cultura se fundem para dar como resultado apaixonantes percursos. Assim a sua gastronomia, os espaços, a arquitectura, os seus monumentos e o mar, fazem de A Coruña um verdadeiro prazer para os sentidos.
 
Fonte: Wikipédia.org /  http://www.coruna.es/

Um comentário:

Anônimo disse...

La Coruña é um dos lugares mais lindos que eu pude apreciar! Sou brasileira e nunca pude viajar á Europa, mas se pudesse seria o primeiro lugar que eu gostaria de conhecer. É realmente maravilhoso!
Felizes os que nela
nascem!