Luarca


Luarca, também conhecida como a "Veneza Asturiana" é uma bela e majestosa vila piscatória que desemboca no mar Cantábrico. Situada na foz do rio Negro, que se divide em dois, e que tem as suas origens como um importante enclave da frota baleeira espanhola. A beleza de Luarca está no seu charme, que reside essencialmente no rio que corre entre os meandros dos diferentes bairros desta vila piscatória, ligados entre si por seis pontes.

O seu belo porto pesqueiro é um dos que mais se destacam nas Astúrias, com inúmeros restaurantes vocacionados para o turismo e numerosos estabelecimentos comerciais que dão vida à vila e ao Concelho de Valdés. Os visitantes podem desfrutar da atmosfera marítima que se respirava no porto de pesca e em seguida, subir ao topo do promontório conhecido como a Sentinela.

A vila foi fortificada durante o séc. XVI e XVII para a defender dos piratas ingleses, no entanto destas muralhas já praticamente nada resta. Esta zona é hoje ocupada pela ermida da Virgem Blanca, o Farol e o cemitério com belos jazigos, num dos quais se encontram os restos mortais de seu filho mais ilustre, o Prémio Nobel da medicina Severo Ochoa, que aqui nasceu e viveu nos ultimos anos de sua vida. Daqui pode observar-se uma linda vista, não só do porto, mas também do anfiteatro formado pelo casario que desce até ao porto.


Um pouco mais abaixo está o pitoresco bairro de Cambaral. Neste bairro pode observar-se a Mesa dos Navegadores, onde se reuniam alguns dos navegadores espanhóis, antes de embarcarem rumo aos descobrimentos e os pescadores de Luarca, afim de planearem os rumos e as suas operações no mar. No muro em redor desta mesa estão uma série de painéis cerâmicos representando as origens da vila baleeira (desde 1232) e seus principais marcos históricos, como quando se tornou a capital do Principado em 1810 devido a uma insurreição contra o poder francês.

O bairro da Pescadería, vencedor em 1956 como "o mais limpo e cuidado, graças ao cuidado de seus vizinhos", é uma relíquia que preserva intacto as antigas casas do bairro de pescadores, que se encontra numa íngreme encosta e que alberga as típicas casas no meio de ruelas estreitas.

A Cidade Velha está situada junto ao porto, onde uma visita ao Mercado do Peixe para se observar o leilão do peixe resultante da pesca diária, é uma experiência interessante. Também junto ao porto se encontra a Igreja de Santa Eulália padroeira da vila, cuja construção foi concluída em 1879, onde se destaca o altar barroco e a capela onde se encontra a imagem de Cristo do Socorro.

A rua em redor da Igreja está a casa de Carmen e Severo Ochoa, e leva à Praça de Alfonso X, "O Sábio", onde se encontra a Câmara Municipal, que é um bonito edifício de 1912. Na praça, ao centro pode ver-se o Coreto da Música, e o monólito da jurisdição que representa o foral dado pelo rei Alfonso X, da passagem da povoação a vila no séc. IX.

A poucos metros, o Palácio dos Marqueses de Gamoneda, uma casa solarenga da construção urbana do séc. XVIII, com um vistoso brasão da família do mesmo nome. A partir daí começa a rua que reúne todos os acessos à cidade através das ruas Ramon Asenjo e Alvaro de Albornoz, onde se situa o Lyceum Circle, um belo edifício do século XIX e local de encontro de associações culturais e de académicos tertulianos.

Na rua de Escalerones, está o Palacio del Marquês de Ferrera e compreende dois edifícios ligados por um arco, o Arco-Bayon que voa sobre as escadas. Na parte inferior está o palácio primitivo (séc. XV-XVI) e a torre (provavelmente o século XII), que ao longo do tempo sofreu muitas reformas, perdendo o seu carácter defensivo. A ala direita data do séc. XVI onde se encontra a Casa da Cultura, que ao longo do ano realiza exposições de pintura e ainda alberga o Turismo.

Junto a Luarca existem três lindas praias, e uma pequena ilha, perto da qual fica o Clube Náutico. No entanto a zona oferece uma série de belas baías e enseadas onde o vento nos cheira a maresia. A leste fica a praia de Otura, que se situa a 6 km na direcção da Galiza e a praia de Baraya, que devido ao seu elevado valor ecológico foi declarada paisagem natural protegida, fazendo parte da Reserva Natural de Baraya. A praia de Portizuelo, perto do bairro de Villar, com substrato rochoso e a praia da Caverna, na foz do rio Caner, são outras opções, para quem visita a zona no Verão.

Fonte: Wikipédia.org / http://www.revistaiberica.com/

Nenhum comentário: