O Grove


O Grove fica numa península cheia de praias de areia branca. As suas águas termais e os produtos do mar, convertem a vila de O Grove num dos pontos de interesse turístico mais conhecidos da Galiza.
Os 10 quilómetros de praias de O Grove oferecem a calma das pequenas enseadas da Ria de Arousa e o mar aberto das praias atlânticas. Todos os amantes da natureza podem encontrar nesta península cantos cheios de uma beleza inegável.

A península está cheia de belezas naturais e espaços protegidos como a Enseada de O Vao, uma das zonas húmidas mais importantes da Galiza, a formosa Lagoa de A Bodeira, miradouros como os de A Siradella ou Con da Hedra, de onde se pode observar toda a península, o istmo de A Lanzada, o parque natural das Ilhas Atlânticas e as várias rotas pedestres que nos conduzem por paisagens de grande beleza.
O mar é o principal tesouro da vila de O Grove. Tudo aqui gira à volta do Atlântico, que nos acolhe na entrada da ria de Arousa. A riqueza destas águas faz de O Grove um dos principais portos pesqueiros e marisqueiros do país. Nelas são extraídos os melhores produtos que em cada dia são leiloados publicamente no Mercado do Peixe, que podemos visitar de segunda a sexta a partir das 17h00.

O Grove é uma vila que fez da gastronomia marinha um culto que se pode "praticar" nos diferentes tascos, tabernas e restaurantes que oferecem os mais esquisitos mariscos e peixes, apresentando-nos uma variada oferta gastronómica de mariscos da ria (ostras, mexilhões, berbigão, navalheiras, amêijoas, lagostins, vieiras, camarões, carangueijo real, lagostins, percebes...) além de rodovalho, polvo e arroz de marisco, que podem ser degustados em todos os restaurantes locais a um preço moderado.
Tanto a cozinha tradicional como a "nova cozinha" ganham uma nova dimensão nesta terra. Contando sempre com a inegável qualidade das matérias primas, são elaborados autênticos manjares que não devem deixar de ser provados quando visitamos a zona. Como complemento ideal, os vinhos da região como o Albariño ou o tinto de Barrantes, regam da melhor maneira estes preparados gastronómicos.
Junto ao Grove e a modo de apêndice, encontra-se a ilha de A Toxa, um esplêndido recinto que conta com magníficas instalações hoteleiras, construídas no início do século. Das noites de A Toxa dizia Álvaro Cunqueiro Mora (1911 /1981, foi um novelista, poeta, dramaturgo, jornalista e gastrónomo espanhol, considerando um dos grandes autores da literatura galega), que existe "um silêncio estranho e consolado, apenas perturbado pelo vento nos pinheiros ou pelo canto do mar na vizinha praia da Lanzada".

Fonte: Wikipédia.org / http://www.minube.pt/ / http://blogimagens.blogspot.com/

Nenhum comentário: