Igreja do Mosteiro de San Benito el Real


A igreja de San Benito el Real, situada na pertence ao mosteiro da ordem beneditina, mesmo ali ao lado e é um dos mais antigos templos de Vallodilid, em estilo gótico. Foi construída entre os anos de 1499 e 1515, no mesmo lugar onde estava construído o antigo Alcazar Real.

A igreja foi edificada de 1499 a 1515, seguindo os planos de Juan de Arandia e García de Olave. Está totalmente edificada em pedra e está organizada mediante três naves, que rematam em três absides poligonais e não existe cruzeiro. Tem as características de uma igreja/salão que estava muito em moda em meados do séc. XVI.

No entanto, a fachada desta edificação não foi erigida na mesma época da restante construção, uma vez que esta foi construída anos depois, em 1569, sendo desenhada por Rodrigo Gil de Hontanon.

Originalmente a sua torre/campanário, tinha bastante mais altura graças há existência de outros dois corpos do campanário original que se encontravam sobre os actuais e que foram derrubados no séc. XIX, por ameaçarem ruína.

As naves laterais são muito altas e a diferença de altura com a nave central é pequena, pelo que podemos dizer que esta igreja segue a tipologia de igreja/salão, muito difundida na primeira metade do séc. XVI, criando edifícios com uma interessante e grandiosa espacialidade.

A iluminação é resolvida a partir de grandes buracos abertos na parede do corredor do lado do altar e nos corredores laterais. Originalmente, havia também alguns buracos na nave central que foram tapados após a elevação do tecto de 1580. O alongamento dos pés é o coro, que abrange as três naves da igreja.

Os pilares que dividem as naves são reforçados. Pode-se observar que as secções mais próximas à cabeça que decoraram capitéis e cornijas, desaparecem nas secções dos pés, mais austeros. Isto pode ser devido à busca de um orçamento mais barato à medida que avançavam as obras, iniciadas pela cabeceira, ao estilo medieval.

Um dos tesouros mais importantes guardados nesta igreja é o Retábulo de San Benito el Real de Valladolid.

Por fora, o templo tem grossas paredes resistentes de calcário (extraído de uma pedreira perto de Valladolid) e grandes janelas que iluminam o interior espaçoso. Ali mesmo do lado esquerdo de quem sai do templo, pode ver-se o bonito mercado fechado da cidade, que por ser domingo se encontrava fechado.

Quando acabámos a visita a esta igreja, ouviam-se cânticos gregorianos belíssimos, vindos do corpo do mosteiro, que fica mesmo ali ao lado direito, à saída da igreja e quando nos dirigimos para lá apercebemo-nos que se tratava de um ensaio de um grupo coral de igreja. Sentámo-nos nos degraus à saída e estivemos ali, ainda bastante tempo a ouvi-los ensaiar, acabando assim em beleza esta agradável visita.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: