A Plaza Mayor de Valladolid

A bela e ampla Plaza Mayor de Valladolid é de planta quadrada, com edifícios com arcadas e varandas que descansam sob colunas ou pilares de granito quadrados. É do tipo aberto, ou seja, as ruas que nela desembocam entram na praça sem qualquer impedimento, embora esteja vedada ao trânsito. Está rodeada por ruas estreitas que lembram o passado e é uma das maiores da Espanha.
Tradicionalmente, as casas da praça tinham uma altura de três andares. A distribuição dos vazios foi hierárquica. O primeiro andar tinha varandas e o segundo e terceiro, janelas simples. Esta aparência original foi mudando ao longo do tempo até ao presente, em que todos os vazios de todos os andares têm varandas.

A praça é presidida pela estátua de repovoador da cidade, Pedro Ansúrez e foi realizada em 1903 pelo escultor Aurelio Carretero.

No flanco norte, fica a Casa Consistorial sede da Câmara Municipal de Valladolid. A primeira, que sobreviveu até 1879, data do século XVI, mas foi sendo reformada ao longo do tempo. Em meados do século XIX, foi incorporada uma torre para um relógio no centro da fachada.

No início do séc. XX, foi realizado pela primeira vez um concurso para renovação do edifício, que foi ganho pelo o arquitecto Antonio Iturralde. No entanto, Iturralde morreu em 1897 e foi substituído pelo arquitecto Enrique Repullés, que assumiu as obras e derrubou tudo o trabalho feito por Iturralde, construindo um novo edifício eclético que foi concluído em 1908, sendo este o actual edifício da Câmara Municipal.

A Plaza Mayor de Valladolid foi reconstruída para que tivesse a sua aparência actual no séc. XVI, para que fosse uma espécie de lugar de reunião, mercado e lugar de celebrações públicas. Esta foi a primeira grande Plaza de Espanha e serviu como modelo para a construção das outras praças castelhanas e sul-americanas, incluindo a Plaza Real de Madrid.

Nas últimas obras feitas na praça actual, tentou-se retornar à homogeneidade original através de certos mecanismos técnicos, como a pintura com tinta vermelha de todas as fachadas dos edifícios existentes, mesmo os mais históricos e embora a praça tenha com este efeito, um bonito impacto visual, poderá ser esteticamente questionável, do ponto de vista histórico.

Site usado: Wikipédia

Nenhum comentário: