A Igreja de El Santísimo Salvador

Retomando a visita à cidade, fomos pela Pasaje Gutierrez, da qual saímos pela rua Castelar, para chegar à Plaza del Salvador e visitar a Igreja de El Santísimo Salvador.

A igreja ergue-se dentro de uma situação privilegiada, perto da Plaza Mayor de Valladolid e desde 1302, que já se incluía dentro da segunda muralha de Valladolid. O aceso à igreja faz-se por ruas pedonais, porque o caminho está vedado ao trânsito, mas como nos deslocava-mos de bicicleta foi fácil lá chegar.

A Igreja de El Santísimo Salvador ou simplesmente de Igreja El Salvador, é um templo católico, recentemente restaurado. A Igreja do séc. XVI, foi construída sob uma ermida dedicada a Santa Clara, onde foi baptizado São Pedro Regalado.

As edificações actuais foram construídas ao longo dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, e segundo a tradição, São Pedro Regalado, Padroeiro de Valladolid, foi baptizado na pia baptismal da igreja em 1390.

A capela a ele dedicada, dentro da igreja, é um dos focos de veneração a Santo Regalado, cuja festa, em todos os dias 13 de Maio, se celebra nesta igreja desde meados do séc. XVIII.

A igreja está organizada mediante uma grande nave única, com cinco secções, muito ampla, coberta com uma abside poligonal e abriga um bonito retábulo rococó de 1756. Esta única nave é coberta por uma abóbada de tijolo e pedra. Em ambos os lados da nave abrem-se uma série de capelas construídas entre o século XV e 1788.

Esta igreja é uma espécie de compêndio de todos os estilos que ocorreram em Castela, a partir do décimo quinto ao final do século XVIII.

Lá dentro é de maior interesse observar, o altar-mor, a capela dos Reis, na Capela de São Pedro Regalado, a Capela baptismal onde foi baptizado, São Pedro Regalado, a Capela de Nossa Senhora da Guia e da Capela de San Juan Bautista.

O maior destaque vai para a sua interessante fachada, renascentista, do século XVI, de boas proporções e belas esculturas e com uma torre de grande porte, do séc. XVII, reformada em 1606 por Bartolomé de la Calzada.

Ao lado na mesma praça, existe uma bonita igreja hispano/flamenga concluída em 1492, que também foi visitada por nós.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: