4º Dia - Litoral Cantábrico

Deixando para trás Potes e voltando a fazer novamente todo o desfiladeiro de la Hermida até Panes e continuando pela estrada (N-621) a caminho do mar, descendo dos Picos da Europa, encaminhámo-nos para Norte.
A estrada desde Panes, leva-nos até à costa ocidental sempre colada ao rio Deva, que naquele dia se encontrava cheio de vários grupos de canoístas entusiastas descendo o rio. O caminho fez-se bem, com algumas paragens para fotos e num bonito parque de merendas para um breve lanche.
A nossa intenção era visitar Comillas e Santillana del Mar. Toda esta zona é magnífica e de uma beleza difícil de encontrar, pois a montanha cai a pique sobre o mar.

Antes de chegarmos a Comillas tivemos a oportunidade de passar pela linda povoação piscatória de San Vicente de la Barquera, já bem perto de Comillas.

Situada na costa ocidental da Cantábria, San Vicente de la Barquera é uma pequena vila onde se deve destacar o seu património monumental de grande importância histórica e a sua situação, junto de um excepcional meio natural e dona de uma boa e reconhecida gastronomia.

Seu porto pesqueiro é um dos mais importantes da região. O turismo e os serviços a ele ligados, são na actualidade e em toda a zona, a principal actividade económica, com uma ampla e atractiva oferta para os visitantes.

San Vicente de la Barquera encontra-se em pleno coração do Parque Natural de Oyambre, um espaço natural protegido, de grande valor ecológico constituido por rias, escarpas, praias, dunas, pradarias e bosques que albergam uma fauna e flora de grande importância.

Estes valores naturais permaneceram praticamente invariáveis ao longo da história de San Vicente de la Barquera, que ali foi protagonista desde a época romana.

Assente sobre o mesmo solo onde possivelmente esteve o porto romano de "Vereasueca" e o porto da época medieval de "Apleca", a vila viveu a sua época de maior esplendor durante a Idade Média, depois da concessão de foral por Alfonso VIII, época em que os seus homens protagonizaram importantes conquistas marítimas, na reconquista de cidades andaluzas aos mouros e em expedições à Terra Nova.

San Vicente de la Barquera foi também um importante local de paragem do Caminho de Santiago na rota costeira. Fruto desse passado, a vila e os lugares próximos apresentam um destacado património monumental declarado como “Conjunto Histórico Artístico”.
Site: Spain.info

Nenhum comentário: