Visita a Roma - 2º Dia, Parte II







A Piazza e o Palazzo del Quirinale estão situados no Monte Quirinal que é uma das sete colinas de Roma, no nordeste do centro da cidade. Como já se referiu é o local da residência oficial do chefe de Estado italiano, que reside no Palácio.

O autocarro turístico dá a volta à praça e novamente volta à Via 24 Maggio, que nos leva ao cruzamento com a Via Nazionale, no Largo Magnanapoli, onde confluem várias estradas do centro de Roma. O Largo Magnanapoli oferece-nos uma síntese visual deslumbrante da história da Roma antiga.


Ali perto encontram-se alguns dos edifícios históricos da época romana imperial, como os restos do Fórum de Trajano, contendo templos e artefactos com quase três mil anos de idade. O antigo Fórum Romano é um dos sítios arqueológicos mais notáveis e importantes do mundo.


Também ali se encontram vestígios das ruínas da antiga Muralha Serviana, que outrora estava localizada na fronteira da antiga cidade de Roma. Desta, ali existem ainda três fileiras de blocos de calcário, que provavelmente pertenceram a um dos lados da porta Sanqualis, uma das portas da Roma antiga.

A Torre del Milizie (Torre da milícia), que desde 1927 está anexada ao antigo mercado romano, Mercati Foro di Traiano (Mercado de Trajano). Esta torre é a mais antiga de Roma, entre aquelas que sobreviveram, e durante séculos a lenda dizia que essa estrutura de tijolo maciço foi o local de onde Nero testemunhou o célebre incêndio de Roma.

Na verdade, esta torre fazia parte de uma fortaleza construída pelos condes de Segni Gregório IX, no séc. XIII e depois de algumas décadas, foi comprada pelo Papa Bonifácio VIII. Este pontífice tinha fortificado a torre para combater os Colonna, seus inimigos e poderosos senhores. O terramoto de 1348 causou o colapso do terceiro andar da torre e causou-lhe forte inclinação. Do mesmo lado e em frente dos poucos restos da Muralha Serviana, fica a fachada da igreja dedicada a Santa Caterina de Siena, construída nas primeiras décadas de 1600. Fecha a esquina com a Via Nazionale, a Villa Aldobrandini, uma das casas principescas ligadas ao Palazzo del Quirinal. Os seus jardins foram destruídos e desapropriados para se construir a estrada.

Dali se chega à Via Quattro Novembre que rapidamente nos leva até à Piazza Venezia. A Piazza Venezia é uma belíssima praça no coração de Roma e situada no sopé da Colina do Capitólio e é considerada o centro do tráfego citadino.


Ao lado desta praça rectangular ergue-se o imponente Vittoriano, o Monumento Nacional ao rei Vittorio Emmanuele II, que é também o Monumento ao Soldado Desconhecido. No seu interior alberga um Museu da História Militar e Bélica da Itália, sendo jocosamente referido pelos romanos como a “Máquina de escrever”, devido à sua forma, ou ainda "Bolo de Noiva" e "Elefante Branco", devido à sua cor, de um branco imaculado que contrasta com o "sujo" das ruínas romanas, ali ao lado.

O lado Ocidental da praça é ocupado pela fachada renascentista do Palazzo Venezia que foi, por um breve período, o palácio papal e, entre 1564 e 1797, a sede da representação da Repubblica Serenissima, cognome atribuído pelos Estados Pontifícios. A fachada deste edifício pertence à memória dos habitantes, já que era nas suas varandas que Benito Mussolini fazia os seus inflamados discursos, nos anos do fascismo italiano. Actualmente é um museu.

Fonte: Wikipédia. org / Mapa da cidade de Roma

Nenhum comentário: