Visita a Roma - 2º Dia, Parte III





A partir da Piazza Venezia, o autocarro segue para a Via dei Fori Imperiali, que liga esta praça ao Colosseo (coliseu). Chegámos ao coração da Roma Antiga!...



Logo no início da Via dei Fori Imperiali, observa-se do lado direito a Coluna de Trajano, com cerca de 37 metros de altura, em mármore branco (construída em 112-114) e as ruínas do Fórum de Trajano. O Fórum Trajano é o último dos fóruns imperiais da Roma Antiga, construído a mando do Imperador Trajano, com os despojos de guerra da conquista da Dácia, em 106, uma grande região da Europa Central, que corresponde à Roménia e à Moldávia actuais.

Para a construção deste monumental complexo, onde se podem ainda encontrar bem conservados os mercados e armazéns de Trajano, foram necessárias extensas escavações, que resultaram na remoção parcial de partes das colinas do Quirinal e do Capitólio, que fechavam o vale ocupado pelos fóruns imperiais em direcção a Campus Martius.



Presume-se que as escavações tenham sido iniciadas sob o reinado de Domiciano, embora o projecto do Fórum tenha sido atribuído na íntegra ao arquitecto grego Apollodorus de Damasco, que acompanhou o Imperador Trajano nas campanhas da Dácia.

Durante a construção, vários outros projectos decorriam em paralelo, como os mercados, o Fórum de César (onde foi construída a Basílica Argentária), e a remodelação do Templo de Vénus. (Ver vídeo)

Do mesmo lado, mas um pouco mais à frente, do lardo direito, observamos o Largo Corrado Ricci e do lado esquerdo o Fórum Romano. O Fórum Romano era o principal centro comercial da Roma Imperial. Ali havia lojas, praças de mercado e de reunião. Também era o local onde exactamente ficava o coração comunal. O seu pavimento final de travertino, ainda para ser visto e data do reinado do Imperador Augusto.

Continuámos pela Via dei Fori Imperiali e de repente a respiração pára, o coração bate mais forte, a emoção é inexplicável, pois começamos a ver ao longe, o enorme Colosseo de Roma! Denominado na época da sua construção por Anfiteatro Flávio, os gladiadores lutavam na arena e, segundo a história relata, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões.


Mundialmente conhecido, o Coliseu, um grande anfiteatro oval de quatro níveis, com arquibancadas de mármore, tinha capacidade para 45 mil pessoas e foi construído por ordem do Imperador Vespasiano e concluído no ano 80 d.C., durante o governo de seu filho Tito, sendo um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.

A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado. Nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos e na quarta, pequenas janelas rectangulares.


Construído em 72 d.C., ficou conhecido como “Colosseo” porque ali foi achada uma estátua gigante (colosso) do Imperador Nero, que incendiou Roma. Segundo reza a história, para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

As actividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de grandiosidade e mistério.


À direita do Coliseu, podemos ver também o Arco de Constantino e o início do Monte Palatino.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br / Wikipédia.org / Mapa da cidade de Roma


Nenhum comentário: