Visita a Venezia - 2º Dia - Parte III



Dorsoduro - Campo Santa Margherita - Chiesa di Santa Maria d Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Depois da visita à Universidade Ca’ Foscari, mergulhámos novamente através de estreitas ruas pelo interior do Sestier Dorsoduro até chegarmos ao Campo Santa Margherita, onde queríamos lanchar.

O Campo Santa Margherita é a maior praça do Dorsoduro, cheia de bonitos edifícios circundantes de arquitectura tipicamente veneziana. É uma praça de grande tamanho, com muitas esplanadas de vários cafés, pizarias e geladarias, com preços muito convidativos e onde se pode estar sossegadamente sem a afluência de muitos turistas.

Em cada manhã ocorre no Campo Santa Margherita um mercado onde os venezianos podem comprar peixe e legumes, nas coloridas bancas do mercado.
O Campo Santa Margherita surgiu do aterro de alguns rios que passavam pela região e deve o seu nome a antiga Igreja de Santa Margarida que foi demolida em 1810. À noite o local é frequentado pelos jovens da Universidade Ca’ Foscari e de outras escolas próximas.

Quando saímos do Campo Santa Margherita e após percorrermos toda a comprida praça, enveredámos por uma estreita ruela que nos levou até à Chiesa di Santa Maria del Carmine, com a fachada principal voltada para o Campo del Carmine, que está limitado pelo canal onde corre o rio di Santa Margherita.

Entrámos pela entrada lateral da igreja, situada na Calle de la Scuola. A Chiesa di Santa Maria del Carmine é uma igreja gótica do séc. XVII, com um Campanile construído entre os séculos XIII e XIV. Esta igreja tal como a Scuola dei Carmini, pertenceu aos frades carmelitas de Venezia.

O interior é belíssimo e possui algumas pinturas muito finas na nave principal, mostrando cenas da história da Ordem. A "Adoração dos Pastores", do séc. XVI, é uma das obras mais apreciadas de Cima da Conegliano, e está situado no segundo altar lateral do lado direito. O belo "São Nicolau e dos Santos" de Lorenzo Lotto do séc. XV está situado no corredor esquerdo.
A Chiesa di Santa Maria del Carmine, também chamada de Santa Maria del Carmelo, foi uma igreja fundada pela Ordem dos Frades Carmelitas Descalços de Venezia, em 1286 e consagrada em 1348. Reconstruída com uma nova fachada de frente para o canal no início do séc. XVI. Depois de várias obras de restauração seguidas, em 1515 foi feita uma grande modernização do seu interior e fachada, virada para o Campo del Carmine, por Sebastiano di Lugano. Os edifícios monásticos adjacentes foram reconstruídos no início do séc. XVI.

A fachada principal de tijolos em frente do Campo del Carmine, situado junto do canal onde corre o rio di Santa Margherita, é de arquitectura veneziana do Renascimento e influenciada pelo trabalho de Codussi. A fachada é de Sebastiano Mariano di Lugano, assim como provavelmente as estátuas. As estátuas representam a partir do topo, o Redentor, a Anunciação e os profetas Elijia e Eliseu, que são considerados os fundadores da ordem dos frades carmelitas.
A porta tem um frontão incomum. A entrada lateral na Calle de la Scuola, por onde entrámos, tem uma copa muito saliente. Esta fachada é original do séc. XIV, e foi restaurada em 2006 e possui detalhes em folha de palmeira bizantina.

A igreja aninha-se contra a ex-Scuola Grande di Santa Maria del Carmelo, também conhecida como a Scuola dei Carmini. Esta é uma confraria de caridade, que foi fundada oficialmente em 1597.
O Campanile da igreja destaca-se no meio do bairro e pode ser observado de vários locais de maior abertura. Foi danificado por terremotos em 1347, 1410 e 1511. Depois de reconstruido começou a inclinar-se foi novamente reconstruido e colocado na vertical em 1688, por Giuseppe Sardi. É encimado por uma estátua da Madonna del Carmine esculpida em 1982.
Fonte: http://pt.assassinscreedbr.wikia.com /http://www.planetware.com / http://www.churchesofvenice.co.uk

Nenhum comentário: