Visita a Torino - Parte V - Duomo de Torino

Após a saída da Chiesa di San Lorenzo, seguimos agora em direção à Piazza di San Giovanni, onde se encontra o Duomo, a Catedral da cidade de Torino, desenhada por Guarino Guarini entre 1668 e 1694, com três portais em estilo toscano.
Tinha chegado o momento mais esperado por nós!... O Duomo, dedicado a San Giovanni Batista (São João Batista), é a unica igreja na cidade em estilo renascentista e nela se encontra o Sudário de Torino ou Santo Sudário, como é designado na Cristandade. O Sudário está ali guardado, desde o séc. XIV, e segundo a crença é o pedaço de pano de linho onde está gravada com sangue, a silhueta de Jesus Cristo, quando foi limpo durante a caminhada até à cruz, sendo considerado uma das mais importantes relíquias do cristianismo.
O Sudário, é uma peça retangular de linho com cerca de 4,5 metros de comprimento e 1,1 de largura. O tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de altura que parece ter sido crucificado, com feridas consistentes, como as que Jesus sofreu antes de sua crucificação, como está descrito no relato bíblico.

A 28 de maio de 1898, o fotógrafo italiano Secondo Pia, tirou a primeira fotografia ao sudário e constatou que o negativo da fotografia assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do sudário era, em si, um negativo.

As primeiras referências à existência de um possível Sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus refere que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo, com "um pano de linho limpo". São João também descreve o evento, e relata que os apóstolos Pedro e João, ao visitarem o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.

As primeiras análises científicas de laboratório ao Sudário, foram realizadas em 1973 por uma equipe internacional de cientistas. Os resultados demonstraram, que a imagem do sudário é composta por inúmeras gotículas de tinta fabricada a partir de ocre, mas não foi autorizado o teste por datação carbono-14.

No exterior o Duomo destaca-se na Piazza di San Giovanni Battista, mostrando uma imponente fachada renascentista de mármore branco, com três portas das quais, a central, a principal, é encimada por um frontão e ladeado por duas volutas. A majestosa Torre Sineira bastante alta e em tijolo, é reconhecida de vários pontos da cidade, marcando imponente o ponto de situação do seu Duomo.

Ao entrar-se no Duomo os visitantes deparam-se com um interior austero, dividido em três naves com uma planta em cruz latina. Enriquecido com um pouco de cada século, o interior da Catedral está agora decorada nas laterais, por numerosas capelas, onde trabalharam uma grande variedade de pintores, escultores e decoradores. É numa das capelas à esquerda de quem entra, próxima do altar mor, que encontramos a capela do Santo Sudário. Numa vitrine à prova de bala, está exposta a urna de prata que guarda o Sudário ali conservado, desde 1998. Por cima da urna, por trás do vidro está exposta uma cópia do Santo Sudário.

Numa das capelas laterais também podemos ver o túmulo do jovem Beato Pier Giorgio Frassati, que iluminado de fé e caridade morreu de poliomielite (paralisia) depois de humilde e manso, enfrentar sozinho os sintomas terríveis da doença morbida, de cuja gravidade ele não se apercebia. Foi a visitar os pobres em suas casas que Pier Giorgio contraiu uma poliomielite fulminante que o levou de repente, até a morte em menos de uma semana, a partir de 29 de junho a 04 de julho, o dia que ele morreu. Quando os pais apavorados afinal compreenderam o que lhe estava a acontecer já era tarde. A vacina que veio rapidamente do Instituto Pasteur de Paris, já não tinha efeito devido ao avanço da doença.

Pier Giorgio Frassati nasceu em Torino, a 6 de abril de 1901 num sábado santo, era filho de uma das famílias mais proeminentes da alta burguesia de Torino, cuja mãe Adelaide Ametis uma pintora e o pai, Alfredo Frassati, que em 1895 com pouco mais de trinta e seis anos, fundara o jornal “La Stampa”, sendo eleito em 1913, Senador do Reino e que mais tarde foi embaixador da Itália em Berlim.
Numa das capelas laterais pode ainda ser visto o túmulo e escultura de Giovanna d'Orlier de la Balme. No topo falta o brasão da sua família, que foi destruído pelas tropas francesas durante a ocupação napoleônica.

A Catedral está localizada num dos mais ricos locais da história da cidade de Torino. A poucos passos dela estão os vestigios arqueológicos da antiga cidade romana, onde pode ser visto o Teatro Romano e outras ruinas da antiga Julia Augusta Taurinorum. 

Fonte: http://www.visitatorino.com / Wikipédia.org / http://piergiorgiofrassati.no.sapo.pt/

Nenhum comentário: