Chegada a Toledo

A chegada a Toledo ao final da tarde, quando a luz começa a cair, fez com que mesmo de longe, na penumbra da distância, me viesse à memória o cognome, a “Glória de Espanha”, que o grande Cervantes deu a esta cidade.

Do alto de uma colina e após uma curva da estrada, onde a vista se estende à vontade, a antiga cidade mostra a sua inigualável beleza. A cidade antiga domina o conjunto urbanistico, do topo da uma alta colina, cercada nos três lados por uma ampla curva do rio Tejo.
No alto desta colina a cerca de 100 metros de altura, destacam-se mesmo de longe as belas torres do Alcázar, da Catedral (a igreja primaz da Espanha) e a presença do Zocodover, o seu mercado central.
Mas não são só estes os monumentos de Toledo, pois a cidade antiga é um todo monumental, com museus, igrejas, ermidas e palácios que aqui e ali se notam dentro de suas muralhas. A cidade conserva um marcado estilo medieval, mas nem por isso, deixou de lado os avanços tecnológicos e de modernização.

Antes de se entrar na cidade já nos esperava um corso carnavalesco, que nos prendeu durante algum tempo. Nele vários grupos de foliões mascarados, desfilavam animadamente, mostrando a sua alegria, por, pelo menos uma vez no ano, poderem dar azo à sua imaginação e ilusão, de viverem fantasias, que na realidade gostariam de viver todos os dias.
Toledo é conhecida como a cidade das três culturas, pois, como diz a história, foi povoada durante séculos por cristãos, judeus e árabes, sendo essa a razão por que a cidade tem importantes monumentos religiosos, como a Sinagoga de Santa Maria la Blanca, a sinagoga de El Tránsito e a Mesquita de Cristo de la Luz.

A cidade de Toledo possui uma das artes artesanais mais bonitas de Espanha e nela podemos apreciar uma enorme quantidade de lojas cheias de artesanato, onde podemos ver a arte do damasquino, que é uma obra artesanal, aplicável a todos os tipos de objetos de arte, realizada com figuras e desenhos, onde são introduzidos finos fios de ouro ou prata sobre um metal comum. É uma arte de ourivesaria, praticada desde os tempos antigos, que provem dos egípcios, gregos e romanos. O nome damasquino refere-se à cidade de Damasco, na Síria, mas que na Península Ibérica foi introduzida pelos árabes. Toledo é atualmente o principal foco da produção mundial de damasquino, onde se desenvolveu uma importante indústria deste artesanato mais conhecida como o Ouro de Toledo.
Para se entrar na cidade é necessário fazer os percursos pela cidade a pé, caminhando através de suas ruas empedradas e íngremes, estreitas e sinuosas, onde os vários fragmentos da sua história são encontrados um pouco por todo o lado, o que perfaz uma viagem no tempo e uma experiência realmente inesquecível.

Naquele dia, antes de deixarmos Toledo e como a noite se aproximava, fomos ver a cidade do seu melhor miradouro, em zona alta, a ver o Tejo e a cidade, situado a partir da Carretera de la Circunvalación, na zona conhecida por Camino Valle, uma vez que a luz àquela hora, é uma mais-valia para se conseguirem belas fotos da cidade.
Fonte: http://www.globalexpresstours.com / Wikipédia.org / http://meublogcafecomcanela.blogspot.com

Nenhum comentário: