Chinchón

Saímos de Toledo ao cair da noite, com rumo a Chinchón, uma pequena vila situada bem próxima de Madrid, onde queríamos ir jantar e passar algumas horas, antes de rumarmos ao lugar de pernoita.
Já tínhamos intenção de visitar Chinchón há muito tempo, pois segundo o Guia da American Expresss, esta é a vila mais pitoresca e com mais personalidade da província de Madrid.
Chinchón está situada na bacia do Jarama-Tejo e é uma das vilas mais originais, por sua singularidade arquitetónica e seu tipicismo. Esta vila histórica rodeada de paisagens de ocre, castanho e cinza, é um lugar que tem mantido o charme de suas origens e que nos leva a uma viagem ao passado, pelo que se tornou um ponto turístico imperdível.
A vila está construída no sopé de uma alta colina e as suas ruas são quase todas em encosta, incluindo as ruas de ligação radial, que vão e vêm da Plaza Mayor, no centro, ou desde a periferia. As ruas como na maioria das vilas e aldeias castelhanas são austeras mas muito charmosas.
Chegados a Chinchón, parámos a autocaravana à entrada da vila, em ponto alto e fomos a pé até à Plaza Mayor. Os passos levam-nos por antigas ruelas empedradas e sinuosas que atravessam a vida e que nos mostram a cada esquina a história do seu povo, com casas agrupadas que vão subindo em volta dos morros em torno da Plaza Mayor, situada mais baixo, formando um círculo rodeado por antigos edifícios com pórticos de madeira, onde assentam lindas varandas pintadas de verde-escuro.
Esta antiga e bela praça principal é de origem medieval, pois remonta ao séc. XV, sendo o núcleo central e mais importante de Chinchón. É considerada uma das praças mais bonitas do mundo, pela sua harmonia e proporção. No séc. XV, nela começaram a ser construídas as primeiras casas e, finalmente a praça é fechada com casas no séc. XVII. Hoje os edifícios históricos que circundam a bela praça vão subindo em redor dela, formando dois ou três círculos, que vão crescendo à sua volta.
A Plaza Mayor de Chinchón possui duzentas e trinta e quatro varandas chamadas de "claras", que se parecem mais com balcões próprios de um teatro e que têm sido palco de muitas atividades ao longo de sua história, como festas reais, proclamações, teatros comédia, touradas desde 1502, e que já foi cenário de muitas filmagens. O pavimento vai descendo em anfiteatro até ao círculo central, o “palco”, onde ocorrem eventos.
Hoje a maioria dos edifícios à volta da Plaza Mayor de Chinchón, tornaram-se tabernas, bares, restaurantes, padarias, lojas de alimentos, bebidas e artesanato típicos de Chinchón. Foi num desses restaurantes, o "Rincón de Frascuelo", que jantámos, servidos por senhoras vestidas com trajes medievais. Neles podem saborear-se petiscos muito saborosos da região ou uma refeição espanhola clássica.
No dia da nossa visita decorria durante a semana de Carnaval, uma feira medieval no centro da Plaza Mayor, que nos ofereceu uma real vivência medieval, fazendo-nos sentir realmente a ambiência própria desta época.
O edifício monumental mais notório de Chinchón é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, situada por trás e acima das casas da Plaza Mayor, empoleirada numa espécie de socalco. A sua construção foi iniciada em 1534 por Alonso de Cobarrubias e foi concluída em 1626. A igreja foi queimada pelos franceses em 1808 e reconstruída 20 anos depois. Esta reconstrução combina o estilo gótico plateresco, com os estilos renascentista e barroco. No seu interior a igreja possui uma pintura da "Assunção da Virgem", pintada por Goya.
À noite, a partir da Plaza Mayor, a visão desta igreja é incrível. É uma enorme massa que domina o horizonte norte da praça. Particularmente notável é a ausência de torre sineira. De fato, a Igreja da Assunção não tem torre. No entanto, um pouco à esquerda da igreja, vista a partir da Plaza Mayor, há uma torre (a Torre do Relógio) que não tem nenhuma igreja. Esta torre pertencia a uma antiga igreja, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, que foi destruída pelas invasões francesas e nunca mais foi reconstruída. Assim, Chinchón tem uma torre sem uma igreja e uma igreja sem torre.
Há volta da vila, também são de destacar a existência de um grande número de vinhas e casas vinícolas, outrora situadas no porão da antiga cidade de Madrid.
Fonte: http://www.ciudad-chinchon.com / http://www.eturismoviajes.com

Nenhum comentário: