Esta abundância de cores tomou o seu significado na Antiguidade, quando as cores eram usadas para delimitar as propriedades. De acordo com a lenda, as cores vivas das casas eram usadas para ajudar os pescadores a reconhecem a sua ilha quando voltavam da pesca, pois no inverno devido ao clima húmido, formavam-se frequentes neblinas que tornavam difícil aos pescadores encontrarem a ilha.A paisagem é muito típica e o encantamento é coletivo. Quem como nós tem a sorte de visitar esta encantadora ilha, não deve perder a possibilidade de desfrutar da tranquilidade das suas ruas, mergulhar nas variadas e fortes cores das suas casas e de se maravilhar com as flores que enfeitam as varandas e terraços de suas casas.
Visita a Burano - 3º Dia - Parte I
Esta abundância de cores tomou o seu significado na Antiguidade, quando as cores eram usadas para delimitar as propriedades. De acordo com a lenda, as cores vivas das casas eram usadas para ajudar os pescadores a reconhecem a sua ilha quando voltavam da pesca, pois no inverno devido ao clima húmido, formavam-se frequentes neblinas que tornavam difícil aos pescadores encontrarem a ilha.A paisagem é muito típica e o encantamento é coletivo. Quem como nós tem a sorte de visitar esta encantadora ilha, não deve perder a possibilidade de desfrutar da tranquilidade das suas ruas, mergulhar nas variadas e fortes cores das suas casas e de se maravilhar com as flores que enfeitam as varandas e terraços de suas casas.
Visita a Torcello - 3º Dia
A Catedral de Santa Maria dell’ Assunta é uma igreja do séc. XII, fundada em 639, que possui magníficos mosaicos antigos. Dentro da igreja o sarcófago romano sob o altar contém as relíquias de San Heliodoro. Ao lado outra igreja chama a nossa atenção por ter uma abside pentagonal, é a Chiesa di Santa Fosca, em puro estilo bizantino e possui um bonito pórtico, com elegantes arcos que envolvem a igreja por três lados. No pátio um trono em pedra mármore, que se afirma ser o trono de Átila, o rei dos hunos do séc. V. Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da laguna a serem sucessivamente povoadas por aqueles que fugiram da cidade de “Veneti” em terra firme (no continente), para se abrigarem das invasões bárbaras recorrentes, especialmente depois de Átila, o Huno, destruir a cidade de Altinum e todos os assentamentos em torno de 452.
Torcello serviu então de refúgio aos cidadãos da cidade de Altinum, depois das invasões dos unos e dos longobardos e o nome da ilha deriva provavelmente de Turricellum por lá existir uma torrezinha erigida, que lembrava a antiga cidade perdida no tempo. Durante os 200 anos seguintes os lombardos e os francos, alimentaram um fluxo permanente de refugiados urbanos que procuravam a segurança relativa da ilha, incluindo o bispo de Altinum, que em 638 transferiu para ali as sagradas relíquias de San Heliodoro, tornando-se Torcello oficialmente um bispado. San Heliodoro é agora o padroeiro da ilha.
Visita a Murano - 3º Dia - Parte II
A ilha de Murano foi fundada pelos romanos, e desde o séc. VI foi habitada por gente procedente de Quarto d’Altino e Oderzo, lugares situados perto de Venezia. A princípio, a ilha prosperou como porto pesqueiro e graças à produção de sal. Era um centro de comércio e com o porto controlavam a ilha de Santo Erasmo. A partir do séc. XI a cidade começou a decair devido à mudança de muitos dos seus habitantes para o Dorsoduro, em Venezia. Tinham um grande poder local, como o de Venezia, mas desde o séc. XIII, Murano passou a ser governada por venezianos. Contrariamente a outras ilhas da lagoa, Murano cunhava as suas próprias moedas.
Em 1291, todos os cristaleiros de Venezia foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndio, uma vez que a esmagadora maioria dos edifícios de Venezia estava construída em madeira. Durante o séc. XIV, as exportações de vidro começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos. O cristal "aventurine" foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. Mais tarde, o arquipélago de Murano, ficou conhecido pelo fabrico de lustres e embora tenha havido uma grande quebra da produção durante o séc. XVIII, a cristalaria continuou a ser a indústria mais importante da ilha.
No séc. XV, a cidade tornou-se popular como lugar de férias dos venezianos, e ali foi construído um palácio, mas esta moda não prosseguiu. Os campos da ilha eram conhecidos pelas suas abundantes árvores de fruta e jardins até ao séc. XIX, quando começaram a construir-se mais casas. As principais atrações da ilha são principalmente a Chiesa di Santa Maria e San Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do séc. XII, e porque se diz que alberga os ossos de um dragão que matou San Donato; a Chiesa di São Pietro Mártir e o Palazzo da Mula. As atrações relacionadas com o cristal incluem muitas obras neste material, algumas delas da época medieval, em espaços abertos ao público. Há um Museu do Cristal, o Museo Vetrario que se encontra no Palazzo Giustinian, o único palácio da ilha.
A visita a Murano não podia demorar muito pois tínhamos ainda de conhecer as ilhas de Burano e Torcello. Assim sendo caminhamos pela viale Garibaldi até ser encontrado o cais Faro, situado junto do grande farol branco da ilha de Murano, no extremo oriental da ilha, onde esperámos um vaporetto maior, que nos levaria a Burano. A viagem para estas duas ilhas levaria cerca de 30 minutos a andar bem. Primeiro o vaporetto pára em Burano, para deixar passageiros e depois temos que mudar para um vaporetto menor que navega mais 5 minutos até chegar a Torcello, que fica bem perto da ilha de Burano.
Fonte: Wikipédia.org / http://arquivodeviagens.wordpress.com
Visita a Murano - 3º Dia - Parte I
Quebrando Paradigmas na Educação
Obs: O vídeo foi legendado por um outro utilizador. Pede-se desculpa pelos erros de tradução e de ortografia, nas legendas.
A não perder!...
Visita a Venezia - 2º Dia - Parte VII
O Campo San Cassiano é uma ampla superfície plana que se estende entre a margem direita do rio San Cassiano e a Calle dei Botteri. É uma comprida praça tranquila, onde se encontra uma igreja consagrada em 1376, a São Cassiano de Ímola.
A Chiesa San Cassiano tem um exterior simples e sem adornos, com vários edifícios adjacentes e sobrepostos. O seu interior, porém, é ricamente decorado em estilo barroco, o meu preferido e que na Itália é habitualmente muito rico.A igreja tem um campanário do séc. XIII, que foi alterado para o estilo gótico. A entrada para a igreja é geralmente feita através de uma porta lateral virada para o Campo San Cassiano.
Esta igreja abriga três magníficas pinturas de Tintoretto, onde se inclui “A crucificação de Cristo” pintada em 1568, que o crítico de arte John Ruskin descreveu como "a melhor pintura da Crucificação da Europa". Nesta igreja foi outrora realizada uma grande pintura, por Antonello da Messina, que foi a primeira grande pintura a óleo realizada na cidade de Venezia. Ela desapareceu da igreja no séc. XVII e foi cortada em secções, que estão hoje reunidas em Viena.Dali o percurso é de volta até à Ponte Rialto, para o jantar no Riva del Vin. Após o jantar, foi hora de uma pequena passeata junto do Grande Canal, finalizada com um café tardio numa esplanada do Campo della Pescheria, onde há noite é muito agradável estar, numa das esplanadas, pertença dos cafés situados por baixo das arcadas dos prédios circundantes.
Visita a Venezia - 2º Dia - Parte VI
Continuando a visita ao Sestier San Polo e depois de se deixar a Chiesa di San Giacomo, vira-se à direita para a Ruga degli Orefici, a rua dos ourives, e onde os comerciantes modernos vendem as famosas lembranças de Venezia, como, artigos de couro, lenços, máscaras, peças em vidro de Murano...Na Ruga degli Orifici e depois da compra de várias recordações, continuámos a caminho do Riva del Vin. O Riva del Vin é a zona de restaurantes, na margem do Grande Canal, onde as refeições são caras, mas os produtos servidos são muito frescos e a vista privilegiada.
Dali enveredámos pelas ruelas a caminho do interior do Sestier San Polo. A primeira rua encontrada foi a Calle del Paradiso. A Calle del Paradiso é um canto encantador de Venezia. As casas com beirais de vigas de madeira salientes (barbacani), as pequenas lojas que se abrem para a rua escura e estreita, os cheiros da “osterie” nas proximidades, são elementos que conspiram para criar uma sensação de cidade medieval incomum no resto de Venezia... Mas o arco de acesso, a pequena ponte que a precede e a luz no final da rua, lembram-nos que estamos na Venezia profunda. No lado do arco, de frente para a rua, uma Madonna em alto relevo, protege dois adoradores, um nobre e uma mulher. Os brasões esculpidos de ambos os lados da Madonna pertencem à família Foscari (um leão) e à família Mocenigo (duas flores). No lado voltado para a ponte, a Madonna protege um frade adorador.
A origem e a data deste arco são controversas. Alguns historiadores acreditam que a família Foscari encomendou o arco para celebrar o casamento entre Pellegrina Foscari e Alvise Mocenigo, que teve lugar em 1491. Isso data o arco de fins do séc. XV. No entanto, o arco é claramente gótico e mais ao estilo do século XIV ou XV. Além disso, o brasão de armas da família Foscari fica ao lado do homem e que da família Mocenigo ao lado da mulher, contradizendo a noção de que a mulher representa uma Foscari e o homem um Mocenigo. De acordo com os registos, as duas casas ao lado da ponte foram reconstruídas pelo abade da Chiesa di Santa Maria della Pomposa, uma igreja perto de Ravenna, que em 1407 passou para a posse das famílias Foscari e Mocenigo. De acordo com outros historiadores, o arco teria sido erguido para comemorar este evento. A imagem do frade ao lado da noiva parece confirmar essa ideia, o que data o arco do séc. XV. Para adicionar maior confusão, uma placa perto do arco diz: "Arte Gotica, s. XIV".
A seguir caminhámos até ao Campo di San Silvestro, onde se encontra a Chiesa di Papa San Silvestro, com um alto campanille em tijolo vermelho. O Campo di San Silvestro é uma pequena praça cheia de restaurantes e esplanadas, que ocupam as ruas de acesso, até desembocarem na praceta.A Chiesa di San Silvestro foi fundada no séc. IX e reconstruída entre 1422 e 1485, incorporando a vizinha Capela de Todos os Santos, consagrada em 1177, pelo Papa Alexandre III, que foi reconstruída no século XVII. A igreja atual tem uma fachada voltada para o Grande Canal e a fachada principal voltada para o Campo di San Silvestro. Esta fachada data de 1909 e é uma obra de Giuseppe Sicher. Uma estátua do séc. XVII de São Silvestre encontra-se num nicho acima da porta.
Seguimos pela rua em frente, que entronca na Calle de L’Ogio. A ambiencia é escura, antiga e de presença marcadamente medieval. De seguida aparece-nos uma pequena praça quadrada e escura, é o Campo Sant’ Aponal, onde se encontra a Chiesa di Sant’ Aponal. A fachada gótica da Chiesa di Sant’ Aponal, do séc. XV, possui com alto-relevo em mármore da crucificação de Cristo, do final do séc. XIV, colocado em cima de uma janela já desaparecida. Estes relevos em pedra, podem ter vindo de um altar demolido na igreja original e mostram Cristo com a Virgem e São João Batista, sob um arco gótico e ladeada por santos inspirados em nichos.
Segue-se pela direita a partir da fachada principal da Chiesa di Sant’ Aponal e encontramos o canal onde corre o rio delle Becarie. Passa-se a Ponte de La Pescaria, em tijolo vermelho, num lugar onde o rio alarga o seu leito. Ali os palacetes dominam a bela paisagem e é obrigatório o registo fotográfico dos vários ângulos observados.Segue-se o caminho pela Calle Salviati, que nos leva até ao Campiello Albrizzi, uma pequena praceta onde se encontra o Palazzo Albrizzi (Palácio Bonomo Albrizzi) e perto da Ponte dos Seios. O Palazzo Albrizzi foi construído para Bonomo Albrizzi e sua família, no final do séc. XVI. É uma mansão típica do século em que foi construida e possui ainda as suas características arquitetônicas originais.
Junto da Ponte dos Seios, observa-se o leito estreito e sombrio do rio di San Cassiano. Em cima da ponte tiram-se belas fotos, que guardam a atmosfera mítica, sombria e quase irreal de um dos mais estreitos, mas também um dos mais bonitos canais de Venezia.Fonte: http://www.aloverofvenice.com / Wikipédia.org / http://traveldk.com/venice
Visita a Venezia - 2º Dia - Parte V
O edifício data do séc. XI ou XII e foi restaurado em várias ocasiões. O seu belo relógio que se observa na fachada, data de 1410. Em frente à igreja pode ver-se a Colonna del Bando, suportada pelo famoso Corcunda de Rialto, em cima da qual eram feitos os anúncios oficiais, que eram ali lidos ao público, na época da República di Venezia. San Polo contém alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade, mas grande parte do distrito é composto por zonas mais silenciosas e agradáveis com algumas das mais tranquilas praças venezianas.
Nos dias de hoje ainda ali estão registados os nomes dos antigos locais de venda nas praças: Erberia (mercado de frutas e vegetais), Naranzeria (laranjas), Speziali (especiarias) e Pescaria (peixe). Frutas, peixes e vegetais ainda são vendidos ali, numa variedade colorida de barracas onde se pode comprar provisões ou apenas admirar o espetáculo.
O mercado do peixe está alojado numa grande sala coberta, a Pescheria, com muitas imagens de peixe decorativas. De manhã, quando os vários mercados estão a funcionar, pode ainda observar-se a azafama e a atmosfera autêntica destes mercados, num local que vale a pena ser saboreado.Pela manhã as senhoras da cidade atravessam o Grande Canal de vaporetto ou de gôndola e chegam com seus carrinhos de compras em cada manhã aos mercados, onde ainda podem comprar as suas necessidades alimentares diárias a preços razoavelmente baixos. Para os turistas, este é também um local de oportunidades, onde se poderem comprar iguarias para preparar um piquenique barato e saudável.
No Rialto, além de muitas lojas que vendem alimentos gourmet, óleos, vinhos, massas e especialidades regionais, durante a tarde é ainda habitual verem-se barcos encostados aos passeios, junto das margens dos pequenos canais que atravessam o bairro, vendendo frutas e legumes, como sempre fizeram ao longo dos tempos. A maioria destas frutas e legumes chegam à cidade a partir da vizinha ilha de Sant'Erasmo ou mesmo da pequena ilha de Torcello, que produz bons e tenros espargos e alcachofras.Fonte: http://www.italyheaven.co.uk / Wikipédia.org
Visita a Venezia - 2º Dia - Parte IV
Do Campo San Bárnaba seguimos em direcção ao Grande Canal, passando pelo Sotoportego del Casin dei Nobili (um pórtico que dá passagem entre duas ruas por baixo de prédios), seguindo depois através da Calle del Traghetto, uma ruela estreita, direita e comprida, que nos leva directamente até ao cais, no Grande Canal.
O Traghetto pode ser recomendado como uma excelente forma de acesso entre o Campo San Samuel e o Campo San Barnaba, fugindo da corrida louca ao longo da "rota pedestre principal" e entrar pelo Dorsoduro, como fazia a maioria das pessoas há séculos atrás, quando ainda não havia pontes.