Visita a Venezia - 2º Dia - Parte V






Após a visita ao Sestier Dorsoduro, apanhámos o vaporetto para o Sestier San Polo, o bairro mais pequeno de Venezia, situado a norte do Sestier Dorsoduro e à esquerda da Ponte di Rialto, no Grande Canal.Desembarcámos junto da Ponte Rialto, onde estão situados os mercados que atraem ao Sestier San Polo muitos turistas, por ser uma das zonas mais típicas da cidade de Venezia e o bairro mais comercial da cidade desde há séculos. Outrora era neste local que comerciantes, armadores, corretores e negociantes de todo o tipo, dirigiam os seus negócios. Nos dias de hoje, os entrepostos comerciais de especiarias e das sedas foram substituídos por típicos mercados alimentares e lojas de “pasta”.

O bairro di San Polo, é atravessado por dois canais encantadores, mais ao fundo pelo rio di San Cassiano e a meio pelo rio delle Becarie. No início da história de Venezia esta era uma área chamada lupri. Era nesta área que na República de Venezia se comercializava o sal. O distrito atual tem o nome da sua igreja mais importante, a Chiesa de São Paulo Apóstolo, San Polo para os venezianos.A Chiesa di San Giacomo di Rialto, carinhosamente chamada pelos venezianos de Chiesa San Giacometto, por causa de seu pequeno tamanho, além de ser a igreja mais antiga de Venezia, está associada com a própria fundação mítica da cidade em 421.
O edifício data do séc. XI ou XII e foi restaurado em várias ocasiões. O seu belo relógio que se observa na fachada, data de 1410. Em frente à igreja pode ver-se a Colonna del Bando, suportada pelo famoso Corcunda de Rialto, em cima da qual eram feitos os anúncios oficiais, que eram ali lidos ao público, na época da República di Venezia. San Polo contém alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade, mas grande parte do distrito é composto por zonas mais silenciosas e agradáveis com algumas das mais tranquilas praças venezianas.

O Campo San Polo, no centro da área, é o maior espaço aberto em Venezia depois de Piazza San Marco, uma praça comprida, de largura irregular, onde as crianças locais e cães correm e brincam, enquanto os adultos conversam. No verão há ali um cinema ao ar livre.Foi este o local escolhido por nós para uma das visitas apeadas pela cidade de Venezia, que é sem dúvida um dos mais importantes do ponto de vista historico da cidade.

Logo que se sai do vaporetto, entramos na área de Rialto, onde a beleza nos acompanha a todo o momento, com a sua antiga ponte sempre repleta de turistas e cheia de alinhadas barracas de souvenirs. Depois ali mesmo ao lado o típico mercado de peixe e vegetais e a Chiesa di San Giacomo di Rialto, tradicionalmente considerada a mais antiga de Venezia. O primeiro edifício da igreja parece remontam ao séc. VI, antes mesmo de se constituír este núcleo da cidade. A área de Rialto foi a primeira zona de Venezia a ser desenvolvida, e desde logo se tornou um centro para o comércio da cidade. O principal mercado da cidade foi para ali transferido no final do séc. XI. Ali ocorriam negociações de todos os tipos, onde os venezianos e os comerciantes podiam comprar e vender bens importados e exóticos, descarregados pelos navios.

No séc. XVI, depois de um fogo destruidor, um complexo de praças e edifícios porticados foi construído a oeste da Ponte di Rialto, com áreas dedicadas a diferentes produtos.

Nos dias de hoje ainda ali estão registados os nomes dos antigos locais de venda nas praças: Erberia (mercado de frutas e vegetais), Naranzeria (laranjas), Speziali (especiarias) e Pescaria (peixe). Frutas, peixes e vegetais ainda são vendidos ali, numa variedade colorida de barracas onde se pode comprar provisões ou apenas admirar o espetáculo.


O mercado do peixe está alojado numa grande sala coberta, a Pescheria, com muitas imagens de peixe decorativas. De manhã, quando os vários mercados estão a funcionar, pode ainda observar-se a azafama e a atmosfera autêntica destes mercados, num local que vale a pena ser saboreado.Pela manhã as senhoras da cidade atravessam o Grande Canal de vaporetto ou de gôndola e chegam com seus carrinhos de compras em cada manhã aos mercados, onde ainda podem comprar as suas necessidades alimentares diárias a preços razoavelmente baixos. Para os turistas, este é também um local de oportunidades, onde se poderem comprar iguarias para preparar um piquenique barato e saudável.


No Rialto, além de muitas lojas que vendem alimentos gourmet, óleos, vinhos, massas e especialidades regionais, durante a tarde é ainda habitual verem-se barcos encostados aos passeios, junto das margens dos pequenos canais que atravessam o bairro, vendendo frutas e legumes, como sempre fizeram ao longo dos tempos. A maioria destas frutas e legumes chegam à cidade a partir da vizinha ilha de Sant'Erasmo ou mesmo da pequena ilha de Torcello, que produz bons e tenros espargos e alcachofras.Fonte: http://www.italyheaven.co.uk / Wikipédia.org

Nenhum comentário: