Visita a Murano - 3º Dia - Parte I



De Venezia a Murano Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

O terceiro dia em Venezia foi destinado à visita das ilhas de Murano, Burano e Torcello. Após o almoço rumámos até Venezia e no cais de vaporetti da Piazzale Roma apanhamos novamente um vaporetto, com destino à primeira ilha a visitar, Murano.A viagem de vaporetto de Veneza à ilha de Murano demora cerca de 15 minutos, dependendo do trânsito à hora escolhida para a viagem. O vaporetto segue pelo Grande Canal, passa por baixo da Ponte degli Scalzi e segue até à Riva di Bíasio. Ali vira à esquerda seguindo pelo Canale di Cannaregio, que atravessa o Sestier com o mesmo nome.


O Canal Cannaregio foi outrora a principal via para a cidade até a construção da ligação ferroviária para o continente. O Sestier Cannaregio é um bairro predominantemente residencial e uma zona relativamente pacífica, com mercados a funcionarem durante a manhã e com muitas lojas de bairro e pequenos cafés.
Pelo Canal Cannaregio o vaporetto segue a sua viagem sem paragens, passando pela Ponte delle Guglie, logo no início do percurso e depois pela Ponte dei Tre Archi (Ponte de três arcos), já próxima da ligação com o Canal Colambola.

A Ponte delle Guglie fica situada na extremidade ocidental do Canal Cannaregio, perto da Estação Ferroviária de Santa Lucia. É uma ponte de alvenaria, construída em 1580, e que em 1823 foi totalmente reconstruída com pináculos. Do lado direito, antes da ponte observa-se o largo da Pescaria del Cannaregio, onde decorre diariamente um mercado de roupas e utilidades. A partir da Ponte delle Guglie, observam-se os passeios ribeirinhos que acompanham o canal percorrendo as suas margens. Do lado direito observa-se o Fundamenta di Cannaregio e do lado esquerdo o Fundamenta Savorgnan. Mais à frente passa-se a Ponte dei Tre Archi, a única ponte atual de três arcos de Venezia.

Em seguida entra-se no largo Canal Colambola e o vaporetto toma o rumo da ilha de Murano. Aos poucos vemos a cidade de Veneza ficar para trás e o Vaporetto acelera a navegação. Do lado direto aparece a ilha di San Michele, uma ilha murada a toda a volta, onde está situado o Cemitério de Venezia. San Michele, também alcunhada de ilha dos mortos, situa-se a curta distância de Venezia, a norte da cidade. Foi escolhida como cemitério aquando das Invasões Francesas, que decretaram a insalubridade dos enterros na cidade. O cemitério ainda se encontra a uso, mas devido à falta de espaço torna-se necessária a exumação dos corpos passados alguns anos.

Na Ilha dos Mortos fica situada a Chiesa di San Michele in Isola, que foi construída entre 1468 e 1479 e foi o primeiro trabalho do arquiteto Mauro Codussi.O vaporetto afasta-se rapidamente da ilha de San Michele e segue viagem até Murano, que não tarda a parecer no horizonte. Existem várias paragens de barco na ilha de Murano, mas a parada Museo é mais conveniente para os restaurantes, lojas e os passeios pela ilha.

Em Murano podemos conhecer a técnica secular de fabricar vidro soprado, ver os artesãos trabalhar e dar vida às formas mais belas de cristais coloridos, de todas as cores e tamanhos, e claro comprar algumas destas belíssimas peças e rezar para que não se partam durante a viagem.
Fonte: Wikipédia.org

Nenhum comentário: