Visita a Venezia - 2º Dia - Parte VI




Sestier San Polo - Rio di San Cassiano - Rio Delle Becarie Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Continuando a visita ao Sestier San Polo e depois de se deixar a Chiesa di San Giacomo, vira-se à direita para a Ruga degli Orefici, a rua dos ourives, e onde os comerciantes modernos vendem as famosas lembranças de Venezia, como, artigos de couro, lenços, máscaras, peças em vidro de Murano...Na Ruga degli Orifici e depois da compra de várias recordações, continuámos a caminho do Riva del Vin. O Riva del Vin é a zona de restaurantes, na margem do Grande Canal, onde as refeições são caras, mas os produtos servidos são muito frescos e a vista privilegiada.


Dali enveredámos pelas ruelas a caminho do interior do Sestier San Polo. A primeira rua encontrada foi a Calle del Paradiso. A Calle del Paradiso é um canto encantador de Venezia. As casas com beirais de vigas de madeira salientes (barbacani), as pequenas lojas que se abrem para a rua escura e estreita, os cheiros da “osterie” nas proximidades, são elementos que conspiram para criar uma sensação de cidade medieval incomum no resto de Venezia... Mas o arco de acesso, a pequena ponte que a precede e a luz no final da rua, lembram-nos que estamos na Venezia profunda. No lado do arco, de frente para a rua, uma Madonna em alto relevo, protege dois adoradores, um nobre e uma mulher. Os brasões esculpidos de ambos os lados da Madonna pertencem à família Foscari (um leão) e à família Mocenigo (duas flores). No lado voltado para a ponte, a Madonna protege um frade adorador.


A origem e a data deste arco são controversas. Alguns historiadores acreditam que a família Foscari encomendou o arco para celebrar o casamento entre Pellegrina Foscari e Alvise Mocenigo, que teve lugar em 1491. Isso data o arco de fins do séc. XV. No entanto, o arco é claramente gótico e mais ao estilo do século XIV ou XV. Além disso, o brasão de armas da família Foscari fica ao lado do homem e que da família Mocenigo ao lado da mulher, contradizendo a noção de que a mulher representa uma Foscari e o homem um Mocenigo. De acordo com os registos, as duas casas ao lado da ponte foram reconstruídas pelo abade da Chiesa di Santa Maria della Pomposa, uma igreja perto de Ravenna, que em 1407 passou para a posse das famílias Foscari e Mocenigo. De acordo com outros historiadores, o arco teria sido erguido para comemorar este evento. A imagem do frade ao lado da noiva parece confirmar essa ideia, o que data o arco do séc. XV. Para adicionar maior confusão, uma placa perto do arco diz: "Arte Gotica, s. XIV".


A seguir caminhámos até ao Campo di San Silvestro, onde se encontra a Chiesa di Papa San Silvestro, com um alto campanille em tijolo vermelho. O Campo di San Silvestro é uma pequena praça cheia de restaurantes e esplanadas, que ocupam as ruas de acesso, até desembocarem na praceta.A Chiesa di San Silvestro foi fundada no séc. IX e reconstruída entre 1422 e 1485, incorporando a vizinha Capela de Todos os Santos, consagrada em 1177, pelo Papa Alexandre III, que foi reconstruída no século XVII. A igreja atual tem uma fachada voltada para o Grande Canal e a fachada principal voltada para o Campo di San Silvestro. Esta fachada data de 1909 e é uma obra de Giuseppe Sicher. Uma estátua do séc. XVII de São Silvestre encontra-se num nicho acima da porta.


Seguimos pela rua em frente, que entronca na Calle de L’Ogio. A ambiencia é escura, antiga e de presença marcadamente medieval. De seguida aparece-nos uma pequena praça quadrada e escura, é o Campo Sant’ Aponal, onde se encontra a Chiesa di Sant’ Aponal. A fachada gótica da Chiesa di Sant’ Aponal, do séc. XV, possui com alto-relevo em mármore da crucificação de Cristo, do final do séc. XIV, colocado em cima de uma janela já desaparecida. Estes relevos em pedra, podem ter vindo de um altar demolido na igreja original e mostram Cristo com a Virgem e São João Batista, sob um arco gótico e ladeada por santos inspirados em nichos.


Segue-se pela direita a partir da fachada principal da Chiesa di Sant’ Aponal e encontramos o canal onde corre o rio delle Becarie. Passa-se a Ponte de La Pescaria, em tijolo vermelho, num lugar onde o rio alarga o seu leito. Ali os palacetes dominam a bela paisagem e é obrigatório o registo fotográfico dos vários ângulos observados.Segue-se o caminho pela Calle Salviati, que nos leva até ao Campiello Albrizzi, uma pequena praceta onde se encontra o Palazzo Albrizzi (Palácio Bonomo Albrizzi) e perto da Ponte dos Seios. O Palazzo Albrizzi foi construído para Bonomo Albrizzi e sua família, no final do séc. XVI. É uma mansão típica do século em que foi construida e possui ainda as suas características arquitetônicas originais.


Junto da Ponte dos Seios, observa-se o leito estreito e sombrio do rio di San Cassiano. Em cima da ponte tiram-se belas fotos, que guardam a atmosfera mítica, sombria e quase irreal de um dos mais estreitos, mas também um dos mais bonitos canais de Venezia.Fonte: http://www.aloverofvenice.com / Wikipédia.org / http://traveldk.com/venice

Nenhum comentário: