O Campo San Cassiano é uma ampla superfície plana que se estende entre a margem direita do rio San Cassiano e a Calle dei Botteri. É uma comprida praça tranquila, onde se encontra uma igreja consagrada em 1376, a São Cassiano de Ímola.
A Chiesa San Cassiano tem um exterior simples e sem adornos, com vários edifícios adjacentes e sobrepostos. O seu interior, porém, é ricamente decorado em estilo barroco, o meu preferido e que na Itália é habitualmente muito rico.A igreja tem um campanário do séc. XIII, que foi alterado para o estilo gótico. A entrada para a igreja é geralmente feita através de uma porta lateral virada para o Campo San Cassiano.
Esta igreja abriga três magníficas pinturas de Tintoretto, onde se inclui “A crucificação de Cristo” pintada em 1568, que o crítico de arte John Ruskin descreveu como "a melhor pintura da Crucificação da Europa". Nesta igreja foi outrora realizada uma grande pintura, por Antonello da Messina, que foi a primeira grande pintura a óleo realizada na cidade de Venezia. Ela desapareceu da igreja no séc. XVII e foi cortada em secções, que estão hoje reunidas em Viena.Dali o percurso é de volta até à Ponte Rialto, para o jantar no Riva del Vin. Após o jantar, foi hora de uma pequena passeata junto do Grande Canal, finalizada com um café tardio numa esplanada do Campo della Pescheria, onde há noite é muito agradável estar, numa das esplanadas, pertença dos cafés situados por baixo das arcadas dos prédios circundantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário