Visita a Torcello - 3º Dia



De Burano a Torcello Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Após a chegada a Burano fomos de imediato para o cais de embarque, a fim de apanharmos o vaporetto para a ilha de Torcello, que nos levaria rapidamente até à ilha. Torcello é a “ilha da espiritualidade”, que foi povoada entre os séculos V e VII, sendo também a primeira zona habitada da região de Venezia. Esta pequena ilha, com poucas casas, possui uma calma maravilhosa e impressionante, onde se respira ar puro e que guarda uma catedral com mais de 1000 anos, que, segundo dizem, foi a primeira igreja a ser construída na região de Venezia. É o mais antigo templo da laguna, que remonta ao domínio bizantino e possui uma rara arquitetura em forma de cruz grega.

A Catedral de Santa Maria dell’ Assunta é uma igreja do séc. XII, fundada em 639, que possui magníficos mosaicos antigos. Dentro da igreja o sarcófago romano sob o altar contém as relíquias de San Heliodoro. Ao lado outra igreja chama a nossa atenção por ter uma abside pentagonal, é a Chiesa di Santa Fosca, em puro estilo bizantino e possui um bonito pórtico, com elegantes arcos que envolvem a igreja por três lados. No pátio um trono em pedra mármore, que se afirma ser o trono de Átila, o rei dos hunos do séc. V. Após a queda do Império Romano, Torcello foi uma das primeiras ilhas da laguna a serem sucessivamente povoadas por aqueles que fugiram da cidade de “Veneti” em terra firme (no continente), para se abrigarem das invasões bárbaras recorrentes, especialmente depois de Átila, o Huno, destruir a cidade de Altinum e todos os assentamentos em torno de 452.

Torcello serviu então de refúgio aos cidadãos da cidade de Altinum, depois das invasões dos unos e dos longobardos e o nome da ilha deriva provavelmente de Turricellum por lá existir uma torrezinha erigida, que lembrava a antiga cidade perdida no tempo. Durante os 200 anos seguintes os lombardos e os francos, alimentaram um fluxo permanente de refugiados urbanos que procuravam a segurança relativa da ilha, incluindo o bispo de Altinum, que em 638 transferiu para ali as sagradas relíquias de San Heliodoro, tornando-se Torcello oficialmente um bispado. San Heliodoro é agora o padroeiro da ilha.


A ilha teve outrora um governo autónomo, com “Podestade, Consiglio e Corpo Coletivo Superior". Mais tarde o assoreamento das vias navegáveis e a malária, determinaram o declinio da ilha. Além da agricultura os seus habitantes dedicavam-se à indústria da lã.Um dos últimos canais de Torcello liga a paragem de vaporetto à basílica. Na margem deste canal fica o caminho que nos leva até à Piazzeta que guarda os lugares sagrados, que nos esperavam numa calma presistente, acolhendo-nos na sua eterna espiritualidade.


Após a visita às igrejas e ao museu no coração da ilha, um passeio entre os silenciosos canaviais cujas orlas se encontram unidas pela Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo), por baixo da qual passa um rio de águas limpas. No meio dos canaviais, sobressaem as casas coloridas com as típicas chaminés venezianas, que definem o espaço cénico desta ilha encantada.Perto da ponte que liga à praça principal, destaca-se próximo do templo de Santa Maria Assunta, o Restaurante Cipriani, que é conhecido por servir um risotto divinal!...


Fonte: Wikipédia.org / http://arquivodeviagens.wordpress.com


Nenhum comentário: