Visita a Burano - 3º Dia - Parte I



De Torcello a Burano Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Depois da visita à ilha de Torcello, apanhámos o vaporetto para Burano, que queríamos visitar ainda de dia, para depois jantarmos na ilha e desfrutarmos a noite naquela que o Guia da American Expresse designa como a ilha mais colorida e alegre da laguna de Venezia.A ilha de Burano é na realidade constituída por quatro pequenas ilhas da laguna, coligadas entre si por meio de pontes. Enquanto Murano é voltada ao comércio e indústria do vidro, a ilha de Burano é a mais charmosa, principalmente pelas suas casas de cores vivas. Parece que, enquanto nas outras ilhas, a cor das casas está condicionada pela lei por questões de conservação do património, em Burano isso não acontece.

Esta abundância de cores tomou o seu significado na Antiguidade, quando as cores eram usadas para delimitar as propriedades. De acordo com a lenda, as cores vivas das casas eram usadas para ajudar os pescadores a reconhecem a sua ilha quando voltavam da pesca, pois no inverno devido ao clima húmido, formavam-se frequentes neblinas que tornavam difícil aos pescadores encontrarem a ilha.A paisagem é muito típica e o encantamento é coletivo. Quem como nós tem a sorte de visitar esta encantadora ilha, não deve perder a possibilidade de desfrutar da tranquilidade das suas ruas, mergulhar nas variadas e fortes cores das suas casas e de se maravilhar com as flores que enfeitam as varandas e terraços de suas casas.



O mercado semanal é realizado em frente à igreja, todas as quartas-feiras, e não se deve perder uma visita ao mercado do peixe, onde são vendidos todos os tipos de peixes típicos da laguna. Tradicionalmente a população de Burano era constituída por pescadores e rendeiras. Hoje, embora se vejam ainda muitos pequenos barcos de pesca e redes penduradas nas portas das casas, já são muito raras as mulheres que se dedicam às rendas de Burano.

Embora a ilha ainda seja famosa pelas suas rendas artesanais, feitas pelas mulheres da ilha, já é difícil encontrar autênticas rendas de Burano. As rendas que ainda ali são produzidas são ali vendidas em barraquinhas, onde podem ser encontradas verdadeiras preciosidades, com peças muito diferentes e originais.

As suas rendas no séc. XVI eram as mais procuradas da Europa, sendo conhecidas por Punto in Aria (pontos no ar), por serem muito delicadas e complexas.

Fonte: http://www.initalytoday.com / http://arquivodeviagens.wordpress.com / Wikipédia.org

Nenhum comentário: