Visita a Murano - 3º Dia - Parte I



De Venezia a Murano Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

O terceiro dia em Venezia foi destinado à visita das ilhas de Murano, Burano e Torcello. Após o almoço rumámos até Venezia e no cais de vaporetti da Piazzale Roma apanhamos novamente um vaporetto, com destino à primeira ilha a visitar, Murano.A viagem de vaporetto de Veneza à ilha de Murano demora cerca de 15 minutos, dependendo do trânsito à hora escolhida para a viagem. O vaporetto segue pelo Grande Canal, passa por baixo da Ponte degli Scalzi e segue até à Riva di Bíasio. Ali vira à esquerda seguindo pelo Canale di Cannaregio, que atravessa o Sestier com o mesmo nome.


O Canal Cannaregio foi outrora a principal via para a cidade até a construção da ligação ferroviária para o continente. O Sestier Cannaregio é um bairro predominantemente residencial e uma zona relativamente pacífica, com mercados a funcionarem durante a manhã e com muitas lojas de bairro e pequenos cafés.
Pelo Canal Cannaregio o vaporetto segue a sua viagem sem paragens, passando pela Ponte delle Guglie, logo no início do percurso e depois pela Ponte dei Tre Archi (Ponte de três arcos), já próxima da ligação com o Canal Colambola.

A Ponte delle Guglie fica situada na extremidade ocidental do Canal Cannaregio, perto da Estação Ferroviária de Santa Lucia. É uma ponte de alvenaria, construída em 1580, e que em 1823 foi totalmente reconstruída com pináculos. Do lado direito, antes da ponte observa-se o largo da Pescaria del Cannaregio, onde decorre diariamente um mercado de roupas e utilidades. A partir da Ponte delle Guglie, observam-se os passeios ribeirinhos que acompanham o canal percorrendo as suas margens. Do lado direito observa-se o Fundamenta di Cannaregio e do lado esquerdo o Fundamenta Savorgnan. Mais à frente passa-se a Ponte dei Tre Archi, a única ponte atual de três arcos de Venezia.

Em seguida entra-se no largo Canal Colambola e o vaporetto toma o rumo da ilha de Murano. Aos poucos vemos a cidade de Veneza ficar para trás e o Vaporetto acelera a navegação. Do lado direto aparece a ilha di San Michele, uma ilha murada a toda a volta, onde está situado o Cemitério de Venezia. San Michele, também alcunhada de ilha dos mortos, situa-se a curta distância de Venezia, a norte da cidade. Foi escolhida como cemitério aquando das Invasões Francesas, que decretaram a insalubridade dos enterros na cidade. O cemitério ainda se encontra a uso, mas devido à falta de espaço torna-se necessária a exumação dos corpos passados alguns anos.

Na Ilha dos Mortos fica situada a Chiesa di San Michele in Isola, que foi construída entre 1468 e 1479 e foi o primeiro trabalho do arquiteto Mauro Codussi.O vaporetto afasta-se rapidamente da ilha de San Michele e segue viagem até Murano, que não tarda a parecer no horizonte. Existem várias paragens de barco na ilha de Murano, mas a parada Museo é mais conveniente para os restaurantes, lojas e os passeios pela ilha.

Em Murano podemos conhecer a técnica secular de fabricar vidro soprado, ver os artesãos trabalhar e dar vida às formas mais belas de cristais coloridos, de todas as cores e tamanhos, e claro comprar algumas destas belíssimas peças e rezar para que não se partam durante a viagem.
Fonte: Wikipédia.org

Quebrando Paradigmas na Educação

Este é um vídeo em inglês legendado e uma animação adaptada de uma palestra dada na RSA por Sir Ken Robinson, um especialista em Educação e Criatividade mundialmente reconhecido. O seu conteúdo é sobre a "Educação do século XXI". É talvez o melhor vídeo que já vi sobre o assunto!... Existe uma versão dobrada no You Tube, (http://www.youtube.com/watch?v=DA0eLEwNmAs&feature=related) mas prefiro este.


Obs: O vídeo foi legendado por um outro utilizador. Pede-se desculpa pelos erros de tradução e de ortografia, nas legendas.

A não perder!...

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte VII



Noite em Rialto e Piazza San Marco Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

A caminhada continua pelo Sotoportego de la Madoneta, um longo pórtico que liga à Calle dei Botteri e que nos leva até ao Campo San Cassiano, o primeiro local do mundo onde outrora foi feita uma apresentação pública de ópera. Fica situada a leste da Ponte Rialto e no final do Sestier San Polo, bem próximo da fronteira com o Sestier Santa Croce.
O Campo San Cassiano é uma ampla superfície plana que se estende entre a margem direita do rio San Cassiano e a Calle dei Botteri. É uma comprida praça tranquila, onde se encontra uma igreja consagrada em 1376, a São Cassiano de Ímola.

A Chiesa San Cassiano tem um exterior simples e sem adornos, com vários edifícios adjacentes e sobrepostos. O seu interior, porém, é ricamente decorado em estilo barroco, o meu preferido e que na Itália é habitualmente muito rico.A igreja tem um campanário do séc. XIII, que foi alterado para o estilo gótico. A entrada para a igreja é geralmente feita através de uma porta lateral virada para o Campo San Cassiano.


Esta igreja abriga três magníficas pinturas de Tintoretto, onde se inclui “A crucificação de Cristo” pintada em 1568, que o crítico de arte John Ruskin descreveu como "a melhor pintura da Crucificação da Europa". Nesta igreja foi outrora realizada uma grande pintura, por Antonello da Messina, que foi a primeira grande pintura a óleo realizada na cidade de Venezia. Ela desapareceu da igreja no séc. XVII e foi cortada em secções, que estão hoje reunidas em Viena.Dali o percurso é de volta até à Ponte Rialto, para o jantar no Riva del Vin. Após o jantar, foi hora de uma pequena passeata junto do Grande Canal, finalizada com um café tardio numa esplanada do Campo della Pescheria, onde há noite é muito agradável estar, numa das esplanadas, pertença dos cafés situados por baixo das arcadas dos prédios circundantes.


Como a noite estava magnífica tomámos o vaporetto até à Piazza San Marco, para sentirmos a sua ambiência nocturna. Dali foi um pulinho até ao Hard Rock Café, que fica situado nas traseiras da Piazza San Marco, junto do Bacino Orseolo, um pequeno golfo entre estreitos canais, onde se encontram ancoradas muitas das gôndolas que durante o dia navegam pelos canais do Sestier San Marco.
No interior do Hard Rock Café, passa-se grande parte do final daquela noite, numa ambiência agradável, onde uma última balada nos embala antes do regresso ao parque de campismo.


Fonte: Wikipédia.org

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte VI




Sestier San Polo - Rio di San Cassiano - Rio Delle Becarie Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Continuando a visita ao Sestier San Polo e depois de se deixar a Chiesa di San Giacomo, vira-se à direita para a Ruga degli Orefici, a rua dos ourives, e onde os comerciantes modernos vendem as famosas lembranças de Venezia, como, artigos de couro, lenços, máscaras, peças em vidro de Murano...Na Ruga degli Orifici e depois da compra de várias recordações, continuámos a caminho do Riva del Vin. O Riva del Vin é a zona de restaurantes, na margem do Grande Canal, onde as refeições são caras, mas os produtos servidos são muito frescos e a vista privilegiada.


Dali enveredámos pelas ruelas a caminho do interior do Sestier San Polo. A primeira rua encontrada foi a Calle del Paradiso. A Calle del Paradiso é um canto encantador de Venezia. As casas com beirais de vigas de madeira salientes (barbacani), as pequenas lojas que se abrem para a rua escura e estreita, os cheiros da “osterie” nas proximidades, são elementos que conspiram para criar uma sensação de cidade medieval incomum no resto de Venezia... Mas o arco de acesso, a pequena ponte que a precede e a luz no final da rua, lembram-nos que estamos na Venezia profunda. No lado do arco, de frente para a rua, uma Madonna em alto relevo, protege dois adoradores, um nobre e uma mulher. Os brasões esculpidos de ambos os lados da Madonna pertencem à família Foscari (um leão) e à família Mocenigo (duas flores). No lado voltado para a ponte, a Madonna protege um frade adorador.


A origem e a data deste arco são controversas. Alguns historiadores acreditam que a família Foscari encomendou o arco para celebrar o casamento entre Pellegrina Foscari e Alvise Mocenigo, que teve lugar em 1491. Isso data o arco de fins do séc. XV. No entanto, o arco é claramente gótico e mais ao estilo do século XIV ou XV. Além disso, o brasão de armas da família Foscari fica ao lado do homem e que da família Mocenigo ao lado da mulher, contradizendo a noção de que a mulher representa uma Foscari e o homem um Mocenigo. De acordo com os registos, as duas casas ao lado da ponte foram reconstruídas pelo abade da Chiesa di Santa Maria della Pomposa, uma igreja perto de Ravenna, que em 1407 passou para a posse das famílias Foscari e Mocenigo. De acordo com outros historiadores, o arco teria sido erguido para comemorar este evento. A imagem do frade ao lado da noiva parece confirmar essa ideia, o que data o arco do séc. XV. Para adicionar maior confusão, uma placa perto do arco diz: "Arte Gotica, s. XIV".


A seguir caminhámos até ao Campo di San Silvestro, onde se encontra a Chiesa di Papa San Silvestro, com um alto campanille em tijolo vermelho. O Campo di San Silvestro é uma pequena praça cheia de restaurantes e esplanadas, que ocupam as ruas de acesso, até desembocarem na praceta.A Chiesa di San Silvestro foi fundada no séc. IX e reconstruída entre 1422 e 1485, incorporando a vizinha Capela de Todos os Santos, consagrada em 1177, pelo Papa Alexandre III, que foi reconstruída no século XVII. A igreja atual tem uma fachada voltada para o Grande Canal e a fachada principal voltada para o Campo di San Silvestro. Esta fachada data de 1909 e é uma obra de Giuseppe Sicher. Uma estátua do séc. XVII de São Silvestre encontra-se num nicho acima da porta.


Seguimos pela rua em frente, que entronca na Calle de L’Ogio. A ambiencia é escura, antiga e de presença marcadamente medieval. De seguida aparece-nos uma pequena praça quadrada e escura, é o Campo Sant’ Aponal, onde se encontra a Chiesa di Sant’ Aponal. A fachada gótica da Chiesa di Sant’ Aponal, do séc. XV, possui com alto-relevo em mármore da crucificação de Cristo, do final do séc. XIV, colocado em cima de uma janela já desaparecida. Estes relevos em pedra, podem ter vindo de um altar demolido na igreja original e mostram Cristo com a Virgem e São João Batista, sob um arco gótico e ladeada por santos inspirados em nichos.


Segue-se pela direita a partir da fachada principal da Chiesa di Sant’ Aponal e encontramos o canal onde corre o rio delle Becarie. Passa-se a Ponte de La Pescaria, em tijolo vermelho, num lugar onde o rio alarga o seu leito. Ali os palacetes dominam a bela paisagem e é obrigatório o registo fotográfico dos vários ângulos observados.Segue-se o caminho pela Calle Salviati, que nos leva até ao Campiello Albrizzi, uma pequena praceta onde se encontra o Palazzo Albrizzi (Palácio Bonomo Albrizzi) e perto da Ponte dos Seios. O Palazzo Albrizzi foi construído para Bonomo Albrizzi e sua família, no final do séc. XVI. É uma mansão típica do século em que foi construida e possui ainda as suas características arquitetônicas originais.


Junto da Ponte dos Seios, observa-se o leito estreito e sombrio do rio di San Cassiano. Em cima da ponte tiram-se belas fotos, que guardam a atmosfera mítica, sombria e quase irreal de um dos mais estreitos, mas também um dos mais bonitos canais de Venezia.Fonte: http://www.aloverofvenice.com / Wikipédia.org / http://traveldk.com/venice

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte V






Após a visita ao Sestier Dorsoduro, apanhámos o vaporetto para o Sestier San Polo, o bairro mais pequeno de Venezia, situado a norte do Sestier Dorsoduro e à esquerda da Ponte di Rialto, no Grande Canal.Desembarcámos junto da Ponte Rialto, onde estão situados os mercados que atraem ao Sestier San Polo muitos turistas, por ser uma das zonas mais típicas da cidade de Venezia e o bairro mais comercial da cidade desde há séculos. Outrora era neste local que comerciantes, armadores, corretores e negociantes de todo o tipo, dirigiam os seus negócios. Nos dias de hoje, os entrepostos comerciais de especiarias e das sedas foram substituídos por típicos mercados alimentares e lojas de “pasta”.

O bairro di San Polo, é atravessado por dois canais encantadores, mais ao fundo pelo rio di San Cassiano e a meio pelo rio delle Becarie. No início da história de Venezia esta era uma área chamada lupri. Era nesta área que na República de Venezia se comercializava o sal. O distrito atual tem o nome da sua igreja mais importante, a Chiesa de São Paulo Apóstolo, San Polo para os venezianos.A Chiesa di San Giacomo di Rialto, carinhosamente chamada pelos venezianos de Chiesa San Giacometto, por causa de seu pequeno tamanho, além de ser a igreja mais antiga de Venezia, está associada com a própria fundação mítica da cidade em 421.
O edifício data do séc. XI ou XII e foi restaurado em várias ocasiões. O seu belo relógio que se observa na fachada, data de 1410. Em frente à igreja pode ver-se a Colonna del Bando, suportada pelo famoso Corcunda de Rialto, em cima da qual eram feitos os anúncios oficiais, que eram ali lidos ao público, na época da República di Venezia. San Polo contém alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade, mas grande parte do distrito é composto por zonas mais silenciosas e agradáveis com algumas das mais tranquilas praças venezianas.

O Campo San Polo, no centro da área, é o maior espaço aberto em Venezia depois de Piazza San Marco, uma praça comprida, de largura irregular, onde as crianças locais e cães correm e brincam, enquanto os adultos conversam. No verão há ali um cinema ao ar livre.Foi este o local escolhido por nós para uma das visitas apeadas pela cidade de Venezia, que é sem dúvida um dos mais importantes do ponto de vista historico da cidade.

Logo que se sai do vaporetto, entramos na área de Rialto, onde a beleza nos acompanha a todo o momento, com a sua antiga ponte sempre repleta de turistas e cheia de alinhadas barracas de souvenirs. Depois ali mesmo ao lado o típico mercado de peixe e vegetais e a Chiesa di San Giacomo di Rialto, tradicionalmente considerada a mais antiga de Venezia. O primeiro edifício da igreja parece remontam ao séc. VI, antes mesmo de se constituír este núcleo da cidade. A área de Rialto foi a primeira zona de Venezia a ser desenvolvida, e desde logo se tornou um centro para o comércio da cidade. O principal mercado da cidade foi para ali transferido no final do séc. XI. Ali ocorriam negociações de todos os tipos, onde os venezianos e os comerciantes podiam comprar e vender bens importados e exóticos, descarregados pelos navios.

No séc. XVI, depois de um fogo destruidor, um complexo de praças e edifícios porticados foi construído a oeste da Ponte di Rialto, com áreas dedicadas a diferentes produtos.

Nos dias de hoje ainda ali estão registados os nomes dos antigos locais de venda nas praças: Erberia (mercado de frutas e vegetais), Naranzeria (laranjas), Speziali (especiarias) e Pescaria (peixe). Frutas, peixes e vegetais ainda são vendidos ali, numa variedade colorida de barracas onde se pode comprar provisões ou apenas admirar o espetáculo.


O mercado do peixe está alojado numa grande sala coberta, a Pescheria, com muitas imagens de peixe decorativas. De manhã, quando os vários mercados estão a funcionar, pode ainda observar-se a azafama e a atmosfera autêntica destes mercados, num local que vale a pena ser saboreado.Pela manhã as senhoras da cidade atravessam o Grande Canal de vaporetto ou de gôndola e chegam com seus carrinhos de compras em cada manhã aos mercados, onde ainda podem comprar as suas necessidades alimentares diárias a preços razoavelmente baixos. Para os turistas, este é também um local de oportunidades, onde se poderem comprar iguarias para preparar um piquenique barato e saudável.


No Rialto, além de muitas lojas que vendem alimentos gourmet, óleos, vinhos, massas e especialidades regionais, durante a tarde é ainda habitual verem-se barcos encostados aos passeios, junto das margens dos pequenos canais que atravessam o bairro, vendendo frutas e legumes, como sempre fizeram ao longo dos tempos. A maioria destas frutas e legumes chegam à cidade a partir da vizinha ilha de Sant'Erasmo ou mesmo da pequena ilha de Torcello, que produz bons e tenros espargos e alcachofras.Fonte: http://www.italyheaven.co.uk / Wikipédia.org

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte IV


Dorsoduro - Campo San Bárnaba - Traghetto Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

Após a visita à Chiesa Santa Maria del Carmini, saímos pela porta principal aberta para o Campo del Carmine. Ali estivemos algum tempo olhando os rios e a ponte em tijolo vermelho sobre o rio del Carmini e o rio di Santa Margherita.Dali voltámos para trás, com o objectivo de seguirmos até ao Campo San Bárnaba. Para isso caminhámos pelos Fondamenta Gherardini e Fondamenta dello Squero, os passeios que ladeiam as margens do rio di San Bárnaba.

O rio di San Barnaba é um canal agradável do Sestier Dorsoduro, ladeado por belos prédios de arquitetura tipicamente veneziana, que começa no Grande Canal, perto Ca’ Rezzonico e passa ao lado do Campo San Barnaba e o Campo del Carmini, onde se encontra a Chiesa di Santa Maria del Carmelo (ou Carmini). É um autêntico prazer caminhar pelas margens dos pequenos canais de Venezia, onde a calma e a atmosfera cénica são uma constante, proporcionando-nos belas panorâmicas que merecem ser constantemente fotografadas.


Do Campo San Bárnaba seguimos em direcção ao Grande Canal, passando pelo Sotoportego del Casin dei Nobili (um pórtico que dá passagem entre duas ruas por baixo de prédios), seguindo depois através da Calle del Traghetto, uma ruela estreita, direita e comprida, que nos leva directamente até ao cais, no Grande Canal.

Pelo caminho passa-se pelo Palazzeto Tito, onde está instalada a Fondazione Bevilacqua La Masa, que habitualmente colabora com a Academia de Belas Artes de Venezia, para expor trabalhos de artistas emergentes.


O Traghetto pode ser recomendado como uma excelente forma de acesso entre o Campo San Samuel e o Campo San Barnaba, fugindo da corrida louca ao longo da "rota pedestre principal" e entrar pelo Dorsoduro, como fazia a maioria das pessoas há séculos atrás, quando ainda não havia pontes.
Fonte: http://www.treklens.com / http://www.hotelinvenice-italy.com/

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte III



Dorsoduro - Campo Santa Margherita - Chiesa di Santa Maria d Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Depois da visita à Universidade Ca’ Foscari, mergulhámos novamente através de estreitas ruas pelo interior do Sestier Dorsoduro até chegarmos ao Campo Santa Margherita, onde queríamos lanchar.

O Campo Santa Margherita é a maior praça do Dorsoduro, cheia de bonitos edifícios circundantes de arquitectura tipicamente veneziana. É uma praça de grande tamanho, com muitas esplanadas de vários cafés, pizarias e geladarias, com preços muito convidativos e onde se pode estar sossegadamente sem a afluência de muitos turistas.

Em cada manhã ocorre no Campo Santa Margherita um mercado onde os venezianos podem comprar peixe e legumes, nas coloridas bancas do mercado.
O Campo Santa Margherita surgiu do aterro de alguns rios que passavam pela região e deve o seu nome a antiga Igreja de Santa Margarida que foi demolida em 1810. À noite o local é frequentado pelos jovens da Universidade Ca’ Foscari e de outras escolas próximas.

Quando saímos do Campo Santa Margherita e após percorrermos toda a comprida praça, enveredámos por uma estreita ruela que nos levou até à Chiesa di Santa Maria del Carmine, com a fachada principal voltada para o Campo del Carmine, que está limitado pelo canal onde corre o rio di Santa Margherita.

Entrámos pela entrada lateral da igreja, situada na Calle de la Scuola. A Chiesa di Santa Maria del Carmine é uma igreja gótica do séc. XVII, com um Campanile construído entre os séculos XIII e XIV. Esta igreja tal como a Scuola dei Carmini, pertenceu aos frades carmelitas de Venezia.

O interior é belíssimo e possui algumas pinturas muito finas na nave principal, mostrando cenas da história da Ordem. A "Adoração dos Pastores", do séc. XVI, é uma das obras mais apreciadas de Cima da Conegliano, e está situado no segundo altar lateral do lado direito. O belo "São Nicolau e dos Santos" de Lorenzo Lotto do séc. XV está situado no corredor esquerdo.
A Chiesa di Santa Maria del Carmine, também chamada de Santa Maria del Carmelo, foi uma igreja fundada pela Ordem dos Frades Carmelitas Descalços de Venezia, em 1286 e consagrada em 1348. Reconstruída com uma nova fachada de frente para o canal no início do séc. XVI. Depois de várias obras de restauração seguidas, em 1515 foi feita uma grande modernização do seu interior e fachada, virada para o Campo del Carmine, por Sebastiano di Lugano. Os edifícios monásticos adjacentes foram reconstruídos no início do séc. XVI.

A fachada principal de tijolos em frente do Campo del Carmine, situado junto do canal onde corre o rio di Santa Margherita, é de arquitectura veneziana do Renascimento e influenciada pelo trabalho de Codussi. A fachada é de Sebastiano Mariano di Lugano, assim como provavelmente as estátuas. As estátuas representam a partir do topo, o Redentor, a Anunciação e os profetas Elijia e Eliseu, que são considerados os fundadores da ordem dos frades carmelitas.
A porta tem um frontão incomum. A entrada lateral na Calle de la Scuola, por onde entrámos, tem uma copa muito saliente. Esta fachada é original do séc. XIV, e foi restaurada em 2006 e possui detalhes em folha de palmeira bizantina.

A igreja aninha-se contra a ex-Scuola Grande di Santa Maria del Carmelo, também conhecida como a Scuola dei Carmini. Esta é uma confraria de caridade, que foi fundada oficialmente em 1597.
O Campanile da igreja destaca-se no meio do bairro e pode ser observado de vários locais de maior abertura. Foi danificado por terremotos em 1347, 1410 e 1511. Depois de reconstruido começou a inclinar-se foi novamente reconstruido e colocado na vertical em 1688, por Giuseppe Sardi. É encimado por uma estátua da Madonna del Carmine esculpida em 1982.
Fonte: http://pt.assassinscreedbr.wikia.com /http://www.planetware.com / http://www.churchesofvenice.co.uk

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte II

Sestier Dorsoduro - Campo San Barnaba Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

Após a visita à ponta do Dorsoduro, foi a vez de caminharmos para o interior do bairro. O bairro Dorsoduro foi construído sob uma camada rígida de solo, o que é pouco frequente em Venezia. Encaminhamo-nos ao longo das ruas estreitas e labirínticas do Dorsoduro onde se podem observar algumas lojas de antiguidades e lojas de máscaras de carnaval.


O Campo San Barnaba é uma pequena e linda praça quadrada, situada no bairro Dorsoduro e não muito longe da grande praça interior, o Campo Santa Margherita. A atmosfera que ali se respira é única, uma vez que é um lugar onde nos podemos sentar confortavelmente numa esplanada de café e desfrutar do sossego que ela nos proporciona, bem como de um cappuccino ou de um belo gelatto, a qualquer hora da manhã ou da tarde.



O Campo San Barnaba é uma praça muito famosa do ponto de vista cinematográfico, pois foi cenário de vários filmes. Foi ali que foram rodadas algumas cenas do filme "Summertime", um filme romântico dos anos 50, estrelado por Katharine Hepburn. Foi também o lugar onde Indiana Jones sai escondido dos canos de esgoto depois de encontrar as catacumbas secretas em "Indiana Jones e a Última Cruzada". Na sua igreja, a Chiesa di San Barnaba, que domina a praça, num dos lados, onde está situada a biblioteca, foi o local de mais uma das cenas do filme "Indiana Jones e a Última Cruzada", na qual Indiana Jones encontra o caminho para as catacumbas.



Também noutra cena do filme o Professor Schneider e Indiana Jones, caminham-se em direção à pequena ponte, também ali situada, a "Ponte dei Pugni". Esta pequena ponte (cujo nome traduzido é "ponte dos socos) que fica situada do lado direito da praça, por trás da igreja, foi também o cenário usado para o filme o “Mercador de Veneza” (do romance de William Shakespeare), e onde se rodaram os duelos, onde o primeiro a cair no canal, era o perdedor. A Chiesa di San Barnaba é hoje um museu, hospeda uma exposição permanente, desde há muito tempo (desde 2009). A exposição apresenta miniaturas das várias "Máquinas de Leonardo da Vinci", e é dedicada precisamente às invenções deste génio incomparável. A exposição inclui cerca de quarenta modelos, cada qual acompanhado de uma explicação e do desenho da máquina, desde o Código de Leonardo.



A peculiaridade da mostra, é que algumas máquinas são interativas, e têm o objetivo de entreter os visitantes, incluindo crianças. Na entrada, há uma livraria, que vende ao público os livros com os esquiços e desenhos do grande inventor e material informativo sobre a exposição (9 euros, a entrada).Do outro lado da praça fica o "sotoportego", onde foi rodado outro filme, "007 Casino Royale". O sotoportego é uma passagem porticada, uma espécie de túnel que dá passagem entre os quarteirões da cidade de Venezia. É na verdade é uma passagem que liga ruas a outras ruas através de um túnel, com a altura igual a todo o andar térreo.



Na esquina da igreja fica um dos mais belos cafés em Venezia, o muito antigo "Caffé Al Artisti", lugar onde muitos artistas paravam. Ali é imperdível uma bebida local, o Spritz ou um Bellini, duas das bebidas refrescantes e quem as bebe fica encantado.No canal ao lado da Chiesa di San Barnaba, no local onde durante a manhão ocorre o mercado flutuante de fruta e legumes, fica a Ponte dei Pugni que nos oferece uma boa panorâmica do rio San Barnaba.




Dali dirigimo-nos novamente pelo interior do bairro Dorsoduro e após uma boa caminhada pelas suas ruas labirínticas da zona, fomos visitar a Universidade Cá Foscari, um dos lindos palacetes situados junto ao Grande Canal. O Ca´Foscari é um dos polos universitários da Universidade de Venezia.O Ca' Foscari é um palácio veneziano construído em por volta de 1452 nas margens do Grande Canal pelo Doge Francesco Foscari como demonstração do seu poder e da sua riqueza. É um representante típico do estilo gótico veneziano.




Durante a ocupação austríaca, no séc, XIX, serviu de hospedaria e depois como caserna. Em 1866, foi adquirido e reformado pela Comuna de Venezia, que em seguida o cedeu para servir de sede à Real Escola Superior de Comércio de Venezia. Entre 1997 e 2005, passou por nova reforma e atualmente é a sede da Universidade Ca' Foscari. Fonte: http://www.tripadvisor.com/Travel / Wikipédia.org



Fonte: Fonte:

Visita a Venezia - 2º Dia - Parte I


Dorsoduro Slideshow: Pé’s trip to Venice, Veneto, Italy was created by TripAdvisor. See another Venice slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

O segundo dia em Venezia acordou mais ensolarado que o dia anterior. Um cacarejar repetido de algumas galinhas do parque de campismo à volta da autocaravana acordou-me, por volta das 9h00 da manhã e aproveitei para ir às compras num Lidl que ficava perto.

A partida de autocarro novamente para Venezia realizada por volta das 12h00, rapidamente nos levou até ao cais de vaporetti da Piazza Roma. De vaporetto faz-se novamente o Grande Canal. A viagem de vaporetto é uma maneira fácil de admirar com mais pormenor todas as mansões, palácios e prédios com vista para o Grande Canal e laguna. A luz desse dia estava no ponto, para que se pudessem fazer ótimas fotos.


Naquele dia pretendíamos navegar até à Basílica Santa Maria della Salute, para a visitarmos. O vaporetto pára na plataforma cais de La Salute, que fica situada entre o cais de Santa Maria del Giglio e as estações de San Marco. A bela Basílica di Santa Maria della Salute está situada no lado oposto do Grande Canal, relativamente à Piazza di San Marco e perto da ponta triangular do bairro Dorsoduro, a zona mais sólida da cidade.
A basílica é um edifício fabuloso que domina a cena no final do Grande Canal, mais do que o Palazzo Ducale, do outro lado do canal. A sua fachada apresenta um grandioso portal com quatro grandes e altíssimas colunas coríntias. O corpo central é de forma octogonal com uma grande cúpula hemisférica, circundada por seis capelas menores. As refinadas colunas em espiral estabilizam contrafortes, e a lanterna é coroada pela estátua de Santa Maria.


O espaçoso interior, de planta centralizada, é amplamente iluminado por janelas das seis capelas laterais e por grandes janelões do tambor do zimbório. A imensa luz que nela entra, faz ressaltar o belo pavimento de mármore policromado. O presbitério e o altar-mor dominam todo o conjunto.

O grupo de esculturas sobre o altar de onde se destaca uma Virgem com o Menino, que representa Nossa Senhora da Saúde. Nas capelas laterais encontram-se telas de Luca Giordano e uma tela, a “Descida do Espírito Santo” , de Tiziano (1555).


Depois de explorar a Basílica di La Salute, fomos a pé até à Dogana di Mare, a antiga alfândega marítima, mesmo ali ao lado. Dali temos a possibilidade de observar a bela paisagem da Bacia de San Marco, bem como da saida do Grande Canal. Um pouco mais à frente, continuámos o passeio em redor da ponta do Dorsoduro, caminhando pelo Zattere, um passeio marítimo, onde se podem fazer belas fotos, aproveitando a bela vista do largo Canal della Giudecca, que nos separa de outra das ilhas de Venezia.

O Zattere (que em italiano quer dizer jangadas), foi construído em 1519 e usado pela primeira vez como um cais para a entrega de madeira usada para construir navios e edifícios, o que deu o nome ao cais. Hoje o Zattere é uma avenida espaçosa e pacífica que corre ao longo da costa inteira do sul do distrito de Dorsoduro, a partir do cais Marittima, onde encostam os grandes navios de cruzeiro, até ao final ocidental conhecido por San Basilio, onde se encontra a igreja do mesmo nome e a Punta della Dogana.


Ali na Punta della Dogana, encontrámos mais uma das belas esculturas presentes na cidade, que faziam parte da grande exposição da Bienal di Venezia, um “Menino com sapo” de Charles Ray.

Da Punta della Dogana também se podem realizar belas fotos de toda a laguna e da ilha a di San Giorgio Maggiore, onde se encontra a igreja com o mesmo nome.


Fonte: http://www.aviewoncities.com / http://europeforvisitors.com / Wikipédia.org

MASCULINO E FEMININO CRISE E TRANSFORMAÇÃO

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