As Colecções de Pintura do Museu do Prado

A importância do Museu do Prado baseia-se sem dúvida nenhuma nas suas colecções reais. A riqueza das obras de arte estrangeiras, incluindo muitas das melhores obras da Europa, reflecte o poder histórico da coroa espanhola. Os Países Baixos e parte da Itália estiveram sob o domínio espanhol durante séculos. O séc. XVIII foi uma era de influência francesa, após a subida dos Bourbons ao trono de Espanha.
A colecção de pintura espanhola é a mais importante do museu, sendo a que, claro lhe concede o renome internacional que, claro actualmente tem. Obedecendo a um critério cronológico, o Prado expõe desde os murais românicos do século XII à produção da pintura de Francisco Goya. Esta colecção alberga obras de pintores espanhóis de fama internacional, como El Greco, José de Ribera , José de Madrazo y Agudo e o filho deste, Federico de Madraz y Kuntz, e ainda Bartolomé Esteban Murillo, Diego Velázquez e Goya.
O facto de os Países Baixos terem integrado o grande Império Espanhol, durante o chamado "El siglo de oro" (O século de ouro), explica a riqueza da colecção da escola flamenga no Museu do Prado. A colecção alberga pintura de pintores como Hieronymus Bosch, Dirck Bouts, Hans Memling, tal como Rubens, Adriaan Isenbrant, Rembrandt, Anthony van Dyck e Brueghel.

Reduzida também em número, mas de grande qualidade, a colecção de pintura alemã alberga obras desde o século XVI ao século XVIII, dedicando diversas salas a pinturas capitais de Albrecht Dürer, Lucas Cranach, Hans Baldung e Anton Raphael Mengs.

Com dezasseis salas dedicadas à sua exposição, a secção da colecção de pintura italiana alberga obras desde a Baixa Renascença até ao século XVIII, reunindo pinturas de artistas famosos como Fra Angelico, Melozzo da Forlì , Andrea Mantegna, Botticelli, Tiepolo e Giaquinto. Para além destes, podem ali observar-se excelsas obras de Ticiano, Tintoretto, Veronèse, Bassano, Caravaggio e Gentileschi.
De todas estas colecções, foram escolhidas para aqui figurarem, as obras mais emblemáticas e exemplificativas, não só da colecção espanhola, mas também de todas as outras colecções do Museu do Prado.

Nenhum comentário: