Esta casa fica situada do Passeig de Gràcia, no coração de zona mais elegante de Barcelona, que enamora todos aqueles que a visitam e que amam o fantástico, o teatral e o vital da arquitectura. Na visita que fizemos a esta magnifica casa, podemos pisar alguns dos seus salões modernistas.
O Passeig de Gràcia é a avenida comercial que corta o bairro mais “chic” de Barcelona, o Eixample. Além da Casa Batlló e de sofisticadas e caras lojas, no Passeig de Gracia, encontra-se ainda outra obra de Gaudí, da Casa Milá, do outro lada da avenida e um pouco mais à frente, que é mais conhecida por La Pedrera.
A Casa Batló pertence ao período naturalista de Gaudí, e é o resultado de uma reforma feita por Gaudí num velho prédio convencional datado de 1877, cujo dono se chamava Josep Batlló I Casanovas. Gaudí fez muitas renovações na construção, dentre elas, o aumento do pátio central, a criação de um quinto andar, e a renovação do andar onde vivia a família Batló.
Gaudí mudou toda a construção, tanto interna como externamente, incluindo as sacadas na frente do prédio, adicionando dois andares, e trabalhando com o efeito de luzes que fazem de sua obra um destaque na movimentada Passeig de Gràcia tanto de dia como de noite.
Foi construída entre os anos 1904 e 1906, cuja decoração e ornamentação ficou a cargo dos melhores profissionais da época, como Josep Maria Jujol, Joan Rubió Bellver, Sebastià Ribó, entre outros.
A fachada possuí uma característica peculiar de Gaudí, já mencionada em obras anteriores: o uso dos motivos naturais, que lembram fauna e flora. Estes ornamentos da composição nesse edifício, são bem visíveis no piso térreo, no primeiro andar e no telhado. Contudo toda fachada possui vários mosaicos e ornamentação considerável.
Os pequenos avarandados são feitos de ferro fundido. Além disso o interior do edifício foi bastante elaborado também, como por exemplo, suas paredes e escadas. O edifício foi projectado por Gaudí para Josep Batlló, um aristocrata bem sucedido, que viveu no primeiro e segundo andar com a sua família e alugou os outros apartamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário