Catedral de Nuestra Señora de la Asunción de Valladolid

Em seguida e depois de seguirmos pedalando pela rua de Ferrari e rua del Regalado, foi a vez de visitarmos a Catedral de Valladolid, situada junto à rua de Arribas e no início da Plaza de Portugalete. A Catedral, conhecida também com o nome de Nuestra Señora de Asunción, foi desenhada pelo arquitecto Juan de Herrera.

Acostumados a catedrais medievais, a Catedral de Valladolid surpreende e desconcerta um tanto por não o ser. A catedral de Valladolid não é medieval, mas sim um bom exemplo da arquitectura herreriana, isto é, um tipo de arquitectura desenvolvida por Juan de Herrera, no séc. XVI, que influenciou muito a arquitectura espanhola durante os séculos posteriores.

Estas construções de Juan de Herrera são classicistas, buscando uma inspiração na arquitectura do romano antigo, baseando-se nos princípios do arquitecto romano Vitruvio, que são de uma severidade e monumentalidade que nos faz reviver os tempos, da antiga Espanha asturiana.

A actual construção é o último projecto arquitectónico bem sucedido durante séculos e que teve como primeira origem um antigo templo românico, dos tempos da fundação de Valladolid, pelo Conde Ansúrez no séc. XI e depois de uma igreja gótica que também ali existiu e que desapareceu.

Haveria de se esperar até ao ano de 1589, quando Juan de Herrera se encargou do novo templo, de um purismo classicista que abandona toda ostentação decorativa anterior, mas não monumental. Juan de Herrera desenhou um projecto colossal e complexo, que nunca foi acabado, como consequência da marcha lenta das obras.

Durante os séculos XVII ao XIX, foram continuados os trabalhos, mas não foram respeitados completamente os projectos de Herrera. Assim, em 1729 o arquitecto Alberto Churriguera criou um corpo superior da fachada em claro estilo barroco, que alteraria pela primeira vez o estilo herreriano. No séc. XIX, continuaram as modificações ao construir-se a actual torre, que sustituiu a original e que havia caído por defeitos na cimentação.
Embora um tanto austera, ela é "linda", uma vez que o seu monumental interior se destaca por uma sóbria nudez, que de repente se rompe com um fabuloso retábulo na parede do altar-mor de Juan de Juni. É um contraste fabuloso, de uma beleza dificil de esquecer!
A Catedral de Nuestra Señora de la Asunción de Valladolid é assim um amplo edifício de três naves e três absides. O interior está articulado mediante gigantescos arcos que apoiam sobre fortíssimos pilares quadrados.

Como aspecto curioso diremos também que a Catedral de Valladolid, inspirou e influenciou a arquitectura de outras catedrais, como a da cidade do México e da cidade de Lima.
Site usado: Wikipédia

Nenhum comentário: