A bela cidade de Berna

Enquadrada num pitoresco cenário nas margens do rio Aare, Berna possui um precioso centro histórico medieval, impecavelmente conservado.

Berna é uma cidade diversa e bela. De todas as cidades suíças, Berna é em meu entender, uma das mais encantadoras. É a capital da Suíça e está situada numa península estreita e íngreme, feita por uma curva do caudaloso rio Aare onde as colinas em seu redor, bem como as altas encostas do rio, são generosamente arborizadas.
O seu sossego relaxante, as suas ruas pavimentadas com paralelepípedos, as suas magníficas fontes e os seus edifícios imponentes com arcadas de arenito, têm mudado pouco ao longo de mais de quinhentos anos. Ao longo dos séculos, a paisagem urbana foi preservada praticamente intacta, sendo Berna um dos exemplos mais impressionantes da típica arquitectura da cidade medieval na Europa.

O plano de ruas medievais perfeitamente conservados, com as suas arcadas, fontes de rua e as várias torres convenceram a UNESCO a considerar Berna como Património Mundial. Vistos da Cidade Velha os telhados das casas e os Alpes majestosos no horizonte, são deslumbrantes.

Berna foi fundada em 1191 por Bertoldo V, duque de Zähringen. Segundo a tradição, o duque propôs que a cidade receberia o nome do primeiro animal que caçasse. Como foi um Bär (urso em alemão), a cidade passou a designar-se Bärn.

Berna é por este motivo também conhecida como a "cidade dos ursos" (o símbolo da cidade), dado que a palavra Berna (Bern) deriva do alemão "Bär" (urso). Deste modo, o urso é o animal que aparece no escudo bernense.

Em 1353, Berna tornou-se o oitavo cantão da então jovem Confederação Suíça. Após um incêndio em 1405, a cidade foi inteiramente reconstruída. Em 1848, a nova constituição federal faz de Berna a capital da Suíça.
Berna foi o local de trabalho de Albert Einstein, o físico de origem alemã que desenvolveu ali parte da sua Teoria da Relatividade e onde são feitas as famosas barras de chocolate Toblerone e onde o queijo emmental, conhecido como queijo suíço, estendeu a mão para o mundo.

O esplêndido rio Aare, verde e cintilante, torce e gira ao lado da Cidade Antiga e oferece inúmeros paraísos repousantes. O Aare é um rio sem poluição e que atrai pessoas de todas as idades, especialmente no Verão quando a sua água refrescante convida qualquer um a pular e refrescar-se no meio da cidade. No entanto os banhos de piscina também são outro dos melhores passatempos favoritos dos Berneses.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

odeusdamaquina disse...

Que lindo ouvir este relato tão apaixonado! Curiosamente, também estive na Suíça este verão e comecei por Berna. Depois fui a Fribourg, Neuchâtel, Basel, Lucerna, Zurich,
Saint Gallen, Liechtenstein, Chur,
St Moritz, Lugano, Locarno, Andrematt, até regressar a Sion.
Fiz tudo de comboio e a pé essencialmente, menos de bicicleta.
Reconheço-me em tudo o que escreveram. Toda a atmosfera, a simpatia dos locais, a paz e calma, a maneira de viver e ser dos Suíços.
Curiosamente, no meu blog também estou a escrever sobre as minhas viagens à Suíça.
Um abraço com alma de viajante!