Em 1272, os franciscanos concluíram a construção da sua nova Église St-François e durante a Idade Média, a igreja foi o coração do importante complexo monástico protegido pelas muralhas a Sul da cidade e é agora uma igreja protestante.
A nave principal teve de ser totalmente renovada após um fogo que devastou Lausanne em 1368, altura em que a torre do relógio também foi adicionada, e as suas capelas e murais foram doados por famílias ricas nos séculos XIV e XV.
Os outros edifícios monásticos não sobreviveram, tendo as paredes remanescentes do convento sido demolidos, entre 1895 e 1902.
Esta igreja foi cenário de um crime politico em 1664, quando John Lisle, um inglês e ex-magistrado do rei Charles I (executado em 1649), que se havia refugiado em Lausanne, foi assassinado por homens a soldo dos Stuarts na Église St-François.
O interior da igreja foi objecto de várias remodelações desde a sua transformação em igreja protestante, mas nem todas foram de bom gosto. O mais recente trabalho foi concluído em 1995, incluindo portas deslizantes automáticas na entrada.
A igreja tem um atraente exterior e é uma presença marcante e serena no meio da zona comercial e de grande tráfego da Place Saint-François.
A Église St-François é sem dúvida uma igreja que se deve visitar, pois vale a pena olha-la por dentro e por fora, onde se encontra rodeada por plátanos, mas pouco resta do seu ilustre passado franciscano.
Fonte: sacred-destinations.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário