A visita à Eglise St-François

A visita à Eglise St-François é uma experiência inesquecível. O abrir automático da sua porta, que nos faz desde logo sentir como em casa e as belas melodias gravadas que se fazem ouvir e que nos recebem logo à entrada, fazem com que esta visita fique para sempre gravada na nossa memória.
A igreja de St-François (Igreja de São Francisco) está situada na agitada Place St-François, no coração comercial de Lausanne.

Em 1272, os franciscanos concluíram a construção da sua nova Église St-François e durante a Idade Média, a igreja foi o coração do importante complexo monástico protegido pelas muralhas a Sul da cidade e é agora uma igreja protestante.

A nave principal teve de ser totalmente renovada após um fogo que devastou Lausanne em 1368, altura em que a torre do relógio também foi adicionada, e as suas capelas e murais foram doados por famílias ricas nos séculos XIV e XV.

Em 1536, a Reforma juntamente com o exército de Berna fecharam o mosteiro e a igreja monástica foi despojada do seu imaginário religioso e tornou-se a igreja protestante da Basse Ville (Cidade Baixa).

Os outros edifícios monásticos não sobreviveram, tendo as paredes remanescentes do convento sido demolidos, entre 1895 e 1902.

Esta igreja foi cenário de um crime politico em 1664, quando John Lisle, um inglês e ex-magistrado do rei Charles I (executado em 1649), que se havia refugiado em Lausanne, foi assassinado por homens a soldo dos Stuarts na Église St-François.

O interior da igreja foi objecto de várias remodelações desde a sua transformação em igreja protestante, mas nem todas foram de bom gosto. O mais recente trabalho foi concluído em 1995, incluindo portas deslizantes automáticas na entrada.

A igreja tem um atraente exterior e é uma presença marcante e serena no meio da zona comercial e de grande tráfego da Place Saint-François.

A Église St-François é sem dúvida uma igreja que se deve visitar, pois vale a pena olha-la por dentro e por fora, onde se encontra rodeada por plátanos, mas pouco resta do seu ilustre passado franciscano.

Fonte: sacred-destinations.com

Nenhum comentário: