Um passeio por Lausanne - Ouchy (Parte II)

A poucos quilómetros de distância, a este de Vidy, encontra-se a zona turística de Ouchy. Uma das primeiras indicações de que nos estamos a aproximar do local, é a observação de um prédio sobre palafitas, situado num parque perto do lago.

Este prédio é o “Théâtre de Vidy”, sede principal do teatro dramático contemporâneo na Suíça. O parque que se vislumbra para além do teatro, foi no passado um dos locais onde se situavam alguns dos primeiros assentamentos celtas na área de Lausanne em tempos neolíticos, e posteriormente da presença da ocupação romana no local.

Ali, quando entramos através do parque, tropeçamos em restos e ruínas da cidade romana de Lousonna, um conjunto de paredes de baixa altura feitas de pedra, com uma placa explicativa nas proximidades.

A uma curta distância, em Chemin du Bois-de-Vaux, encontra-se o moderno e bem definido “Musée Romain”. Aqui são exibidos com placas explicativas na maior parte em francês, alguns trabalhos em mosaico em vidro particularmente impressionantes, bem como a exposição de inúmeros artefactos resultantes de escavações no local.

Um pouco mais adiante encontramos Ouchy, uma zona popular da cidade de Lausanne situada na ponta sul junto ao lago Lèman (Lago Genebra).

Muito popular como um dos pontos de visita preferidos da cidade, esta zona é visitada por turistas de todo o mundo e em particular oriundos da zona vizinha e termal Francesa de Evian-les-Bains e Thonon.

As incríveis vistas para o lago com os Alpes ao fundo, e o ar fresco no Verão fizeram de Ouchy um lugar muito apetecível, especialmente nos meses de Verão, onde há um grande aglomerado de hotéis e restaurantes em redor do porto.

Foi outrora uma vila de pescadores, que foi incorporada na cidade de Lausanne, em meados do século XIX, para servir como porta da cidade para o Lago Lèman. Nos dias de hoje o belo porto de Ouchy serve como principal porto da cidade de acesso ao lago, onde chegam e partem a todas as horas (no Verão), os belos barcos a vapor que tão bem caracterizam a Suíça.

Em 18 de Outubro de 1912, o primeiro “Tratado de Lausanne” foi assinado aqui em Ouchy, entre a Itália e do Império Otomano, concluindo assim a Guerra ítalo-turca.

A alguns 500m a oeste de Ouchy, encontra-se o Castelo de Ouchy, que foi outrora um castelo medieval, mas que foi convertido num hotel. Foi construído pela diocese de Lausanne, como uma torre nas margens do lago Léman por volta de 1170.
Um século mais tarde, foi reconstruído e transformado numa residência fortificada para os bispos da cidade, em particular para o bispo Guillaume de Varax, mas também foi utilizado como prisão.

Mais tarde o castelo foi abandonado e sua torre reduzida a cinzas em 1609. O Estado de Vaud recuperou-o após a partida dos Berneses e vendeu parte das terras a Jean-Jacques Mercier, grande empresário e membro do conselho da cidade de Lausanne, que deixou uma forte marca na arquitetura urbana da cidade.
O novo proprietário transformou radicalmente o castelo, demolindo o edifício e reduzindo-o a ruínas e deixando apenas a sua torre. O castelo foi então reconstruído no estilo neo-gótico entre 1889 e 1893, afim de se fazer dele um hotel.

Pedalando pela estrada por trás de Ouchy e novamente a caminho de Vidy, encontramos o Parc Olympique, onde está situado o edifício emblemático do Musée Olympique.

Inaugurado em 1994, é um espaço muito grande, com jardins e fontes. A exposição tem uma mostra baseada nas Olimpíadas da Grécia antiga e na restauração dos jogos nos tempos modernos.

Nele podem ser vistos na biblioteca de vídeo, filmes de todos os momentos de glória da história das olimpíadas da idade moderna. Estão também ali presentes fileiras e fileiras de medalhas, folhas de selos de postais comemorativos das várias olimpíadas.

Podem ver-se também alguns dos objectos de atletas do passado, como discos, bicicletas e velhos sapatos de corrida.

No mesmo parque, ligeiramente atrás do Museu Olímpico, encontra-se o Musée de l'Elysée, dedicado à fotografia a partir dos primeiros testemunhos fotográficos até ao fotojornalismo contemporâneo.

A partir de passeios sombreados e floridos por trás da marginal junto ao lago, dirigimo-nos novamente para a zona de Vidy. Como o dia estava a acabar e a família queria ainda dar um mergulho no lago, pedalámos apressadamente até á praia de Vidy, para que os nossos desejos se concretizassem.

O banho no lago Lèman soube bem e na praia muita gente esperava o entardecer para fazer o mesmo. A água estava quente e o lago sem fundões permitia que os banhistas ousassem distanciar-se da borda-d’água.
Depois do banho no lago, foi a vez de um banho de água bem quente nos balneários. A música jazz que vinha do restaurante do parque de campismo, o "Berges de Vidy" à beira do lago, levou-nos até lá.

O restaurante tem animação musical de qualidade às sextas-feiras e sábados, em Julho e Agosto. Este restaurante oferece especialidades sazonais suíças, mas é muito dispendioso.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: