A Catedral de Lausanne



A Catedral de Lausanne é hoje uma igreja protestante, cuja construção iniciada no séc. XII, mais PRESISAMENTE em 1175, foi inicialmente concebida como igreja católica, pelo arquitecto Jean de Cotereel, sendo consagrada em 1275 pelo Papa Gregório X.

Nunca foi concluída e ainda hoje permanece inacabada. Foi construída num local de um acampamento romano e sobre as fundações de basílicas carolíngias e românicas.

A Catedral que domina toda a Cidade Antiga, para os católicos era conhecida por Catedral Notre-Dame, passando após a Reforma a denominar-se apenas por Catedral de Lausanne. É um edifício coberto com torres e pináculos e a fachada sul é atravessada por uma rosácea gótica gigante com arcobotantes apoiados no coro.

O seu belo interior possui uma nave central, flanqueada por naves laterais e um transepto sobre o qual se ergue uma torre, uma abside e um deambulatório. O desenho e a decoração arquitectónica da catedral revelam marcadamente a influência do estilo gótico francês e é geralmente considerada como o melhor edifício gótico da Suíça.
Os portais e a fachada principal da catedral são ricamente ornamentados com esculturas esculpidas e baixos-relevos. A entrada é feita por meio do portal oeste, chamado de Portal Montfalcon, do século XVI. O pórtico monumental está decorado com esculturas de figuras bíblicas, santos, bispos...

No interior, os visitantes passam pela Porta Grande, uma arcada de grande altura com características semelhantes às das catedrais inglesas. Há frescos nas abóbadas e um pequeno número de grandes esculturas preservadas no alpendre.

A igreja foi despojada de todos os elementos decorativos desde a Reforma, exceptuando os ornamentos da arquitectura e arte medieval sobrevivendo aqui e ali algumas excepções notáveis.
Um exemplo é o seu portal sul, conhecido como o Portal das Pintadas (1215-30) e as estátuas do seu exterior são as originais da época medieval.

Durante a Idade Média, os peregrinos reuniam-se na catedral para orar diante da Virgem de Ouro, uma imagem milagrosa da Virgem Maria, a quem a catedral foi inicialmente dedicada.
Embora a catedral seja principalmente feita em pedra, as construções da cidade eram principalmente de madeira e sofreram incêndios várias vezes. Toda noite, guardas estacionados na muralha que circundava a cidade vigiavam estando sempre em contacto uns com os outros, garantindo assim que não houvesse incêndios ou que nenhum inimigo se aproximava.

Em 1536, as forças combinadas da Reforma e do exército Bernês despojaram a Catedral de Lausanne de praticamente todos os seus elementos decorativos próprios do catolicismo, incluindo os altares, estátuas e pinturas.

A sua colecção única de paramentos litúrgicos e tapeçarias, foi mandada para Berna, onde está hoje preservada em museu. A sua outrora bem amada “Virgem de Ouro”, foi derretida para dela se fazerem moedas.

A catedral foi restaurada pelo arquitecto/restaurador Eugène Viollet-le-Duc, que iniciou os trabalhos de reforma da catedral, no século XIX, sendo esse restauro continuado até aos dias de hoje.

Na galeria a Sul, há ainda alguma pintura medieval desbotada adornando os pilares. O coral é elevado acima da nave central e contém um altar de pedra simples e o túmulo de Otto de Neto, um cavaleiro e herói medieval.

No final da visita à catedral e antes de sairmos para o exterior, encontramos do lado direito a Chapelle St-Maurice, localizada sob a inacabada torre Norte. Esta capela encontra-se revestida com fabulosas cadeiras sumptuosamente esculpidas, datadas de inícios do séc. XVI.


Estas cadeiras são verdadeiras obras primas de talha dos finais do período gótico e estão ornamentadas com expressivos altos relevos que representam santos.

Depois qualquer visitante deve subir, embora custe, os 225 degraus até a plataforma de observação de sua torre principal para desfrutar das belas vistas da cidade e do Lago de Genebra.
Fontes: sacred-destinations.com / Guia da American Express

3 comentários:

Anônimo disse...

Leve como o Vento
Adorei o seu Blog
Fiquei muitas horas me deliciando com as fotos e suas escritas
Sou do Brasil, mas com decend~encia italiana, Francesa e Espanhola e casei com um Inglês Português.
Escultora , Pintora e etc....
Estava procurando uma foto da Virgem de Macarena quando achei seu blog e pensei que encotraria nele, pois quero fazer um trabalho de pintura com a imagem da Virgem
Se por acaso voc~e tiver eu agradeço se me enviar.
www.space-contemporaneo.com
beth@space-contemporaneo.com
.
Muito bjts.
Elizabeth

Anônimo disse...

Interessante...mas eu faço uma sugestão a grafia de PRESISAMENTE está incorreta no texto...A palavra é PRECISAMENTE. E qual o motivo do ataque tão forte e grosseiro a Portugal?

PédeVento disse...

Temos aqui supostamente uma pessoa muito mais interessada em procurar um erro no texto, do que lê-lo e percebe-lo na integra. Felizmente todos nós cometemos erros, e todos estamos a tempo de os corrigir! Porém há aqueles que os cometem escrevendo (como eu e que por isso em vez de o corrigir vou assinalar a negrito para a posteridade), e outros cometem-nos corrigindo os outros de forma mal-educada. Eu seria incapaz de entrar num blogue para corrigir quem quer que fosse! Ainda mais como anónimo!
Quanto ao ataque a Portugal, não vi nada que se pareça nem de sombras com isso, mas ataco sim, em especial aqueles que se dedicam a sabotar o trabalho e a criação alheios, em vez criarem também e trabalharem honestamente.
Há uma coisa que os portugueses deveriam de ser e que não são – Genuínos. E o que é uma pessoa genuína? É precisamente aquela que não muda nada em si, porque os outros não gostam de uma ou outra de suas características.
Mas ser autêntico é algo muito trabalhoso e ao mesmo tempo natural. Uma pessoa genuína não deixa de ser e de fazer aquilo de que gosta, mesmo que os outros tentem por todos meios impedi-la.
Ser genuína é ser única, é não deixar-se padronizar.

Pé de Vento (Lila Cardoso)