A lenda de Nossa Senhora de Montserrat

A história de Nossa Senhora de Montserrat perde-se na escuridão dos tempos. Uma piedosa tradição refere que a santa imagem foi levada para Barcelona pelo apóstolo São Pedro.

O que se pode afirmar com certeza, é ter sido venerada na dita cidade já no século VI. Nessa época os mouros, atravessando o estreito de Gibraltar, invadiram a Espanha, e os cristãos, receando a profanação de suas imagens mais veneradas, esconderam-nas em baixo da terra ou em antros mais inacessíveis das montanhas, sendo a de Montserrat uma das que oferecia grandes recursos.

Assim a imagem foi levada para lá pelos piedosos fiéis de Barcelona e escondida numa de suas cavernas. Segundo a lenda, a imagem da Virgem de Montserrat foi encontrada mais tarde por alguns pastorinhos que no mês de Abril do ano de 880, apascentavam seus rebanhos à margem do rio Llobregat.

As crianças depois de verem uma luz que apareceu de repente sobre a montanha, dirigiram-se para lá e simultaneamente começaram a ouvir um coro de vozes angélicas que os deixou extasiados. Naquele local encontraram a imagem da Virgem Maria numa caverna.


Ao ouvir a notícia, o Bispo tentou transferir a imagem para a cidade de Manresa, para que ali fosse venerada. Ao chegarem ao lugar onde hoje se ergue o célebre santuário, a imagem da Virgem, que até então se deixara levar, ficou irremovível, isto é, não houve quem pudesse removê-la do lugar em que parara. O Bispo interpretou isto como um desejo da Virgem de permanecer no lugar onde tinha sido encontrada e ordenou a construção da Capela de Santa Maria, que deu origem ao actual Mosteiro de Montserrat.

A imagem que se encontra em Montserrat e que hoje é venerada, é uma imagem românica do século XII, feita de madeira de choupo. Ela representa a Virgem e o Menino sentado no seu colo e mede aproximadamente 95 centímetros de altura. A Virgem Negra, tem sua mão direita uma esfera que simboliza o universo e na esquerda o Menino, que tem a mão direita levantada para abençoar, enquanto a mão esquerda segura um abacaxi.

A Virgem, porém, é negra, facto que deu o nome popular à Virgem, La Moreneta (a morena). Pertence ao grupo das chamadas virgens negras, que varreram a Europa românica e cujo significado tem levado a numerosos estudos. Embora neste caso, a cor aparece como resultado da transformação do verniz no rosto e as mãos por causa do tempo.

Em 11 de Setembro de 1844, o Papa Leão XIII, declarou oficialmente a Virgem de Montserrat, padroeira da Catalunha e a sua festa é realizada a 27 de Abril.

Fonte: www.novomilenio.inf.br

Nenhum comentário: