Visita ao Mosteiro de Montserrat

O dia seguinte acordou sob chuva torrencial, que só acalmou pela hora do almoço. Como é nosso costume, só saimos por volta dessa hora, para a visita ao Mosteiro, embora tenhamos parado para o almoço, no excelênte self-service, antes do viaduto/ponte.

Embora o Mosteiro de Montserrat fique no topo de uma montanha fantasticamente recortada, numa altitude de cerca de mil metros acima do nível do mar, pode ainda ser observado mais acima, numa das montanhas vizinhas, sendo necessário subir pelo funicular.

Montserrat é um local sagrado para o povo catalão. Fica a uns 50 km de Barcelona numa região bastante montanhosa.
Este mosteiro beneditino ainda é habitado, podendo-se visitar, no entanto, a sua basílica famosa pelo seu Coro, composto por rapazes que entoam cânticos gregorianos e pela venerada imagem de Nossa Senhora, visitada por peregrinos do mundo inteiro.

Desde o restaurante até ao mosteiro, ainda são 500 metros de pernada, passando por um viaduto/ponte de vistas magníficas, por onde se chega à povoação de Montserrat. Segue-se a subida por enormes escadarias até à porta da basílica.

A basílica de arquitectura fantástica, com pinturas no tecto e nas paredes tornam mais rica a visita. Por cima do altar-mor, vislumbra-se a milagrosa Virgem Negra, “La Moreneta”. Para a vermos de perto, temos que enfrentar uma enorme fila de peregrinos e após uma escadaria, seguida de corredores estreitos e escuros, chegamos até à famosa Virgem Negra.

Pouco tempo é o suficiente e o obrigatório para a admirarmos, pois os visitantes exigem rapidez, depois de um longo e lento percurso até à “La Moreneta”. Lá de cima, observa-se melhor a grandiosidade da basílica. Tudo é grandioso! Portas grandiosas, altar gigantesco...

Após um bom momento de recolhimento para pedir pela família, saímos para a visita à zona urbana de Montserrat e ao Museu de Arte do Mosteiro, para depois seguirmos viagem rumo a Cuenca.

Nenhum comentário: