Aldeia da Luz


Após a saída da Herdade do Esporão, dirigimo-nos para a Aldeia da Luz, onde existe uma estação de serviço para ACs, lugar onde queríamos pernoitar. O parque para autocaravanas fica junto à Praça de Touros e ao jardim da vila, vizinha de terras de cultivo e dos vários armazéns agrícolas.

A nova Aldeia da Luz é rodeada por campos cerealíferos, tendo uma importante área com novos olivais e vinhas que foram implementados no âmbito do projecto de Alqueva.

A Aldeia da Luz é um lugar sossegado e por isso mesmo, óptimo para a pernoita. Só se ouve de vez em quando, o latir dos cães ou o sino da igreja. De manhã continua o silêncio, só por vezes entrecortado pelo barulho de algum motor de tractor ou do disparar de algum sistema de rega por aspersão.

Só existe em funcionamento um único café em toda a aldeia e poucas pessoas se vêem deambulando pelas ruas, dando a sensação de algo artificial, talvez por ser tudo tão novo, pois a aldeia é toda de construção recente...

A Nova Aldeia da Luz, como é chamada, foi inaugurada no ano de 2002 e construída de raiz a dois quilómetros da aldeia antiga, com as mesmas características de ruralidade da anterior aldeia e para onde se mudaram todos os habitantes da Luz. A antiga aldeia foi desmantelada e maioritariamente submersa pela albufeira de Alqueva.

A antiga Aldeia da Luz, cuja origem remontava ao período Paleolítico e Neolítico, foi considerada o impacto social mais significativo da construção da Barragem do Alqueva, cuja albufeira ocupa agora uma área de cerca 2.040 hectares.

A Nova Aldeia foi construída com a preocupação da manutenção dos traços e bens patrimoniais anteriores, sendo também construído um Museu com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes.

O Museu possui uma colecção etnográfica da Aldeia e muitas peças arqueológicas, estando também dotado de uma sala de exposições temporárias.

A Aldeia está igualmente dotada de uma Praça de Touros, de um lavadouro público que tem também a função e Miradouro com uma bonita vista sobre a Barragem do Alqueva, contando igualmente com a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus, e uma réplica da Fonte Santa presente na antiga aldeia, que se dizia brotar águas milagrosas.

Em toda a área encontram-se diversas estações arqueológicas de diferentes períodos, muitas delas dadas a conhecer através da construção da Barragem.

Fonte: www.guiadacidade.pt

Nenhum comentário: