Reguengos de Monsaraz


A chegada a Reguengos de Monsaraz, foi realizada ao final da tarde e ali parámos para jantar, no restaurante do Café Central, na praça principal da cidade, com vista para a Igreja de Santo António. Queriamos experimentar o famoso ensopado de borrego, mas como já não havia, tivemos que esperar pelo dia seguinte, ao almoço em Monsaraz.

Reguengos de Monsaraz é um concelho predominantemente agrícola e célebre pelos vinhos da sua região demarcada, mas tem muito mais a oferecer ao visitante, pois está rodeado pela beleza dos seus olivais e prados, bem como os lagos a perder de vista da albufeira da Barragem do Alqueva.

A sede do concelho, Reguengos, ergue-se rodeada de vinhas no coração do Alentejo e exibe a imponente Igreja de Santo António, construída no século XIX em estilo neogótico.

Porém, o local mais apreciado da região é Monsaraz, antiga sede do concelho e vila medieval rodeada de muralhas que se ergue ao longe, no alto de um monte sobre o rio Guadiana e exibe um castelo do século XIII, construído para defender a zona dos ataques de Espanha. Era lá que queríamos pernoitar e para lá nos dirigimos após o jantar.

A região demarcada de Reguengos de Monsaraz produz alguns dos melhores vinhos tintos do país, os quais combinam na perfeição com uma gastronomia local baseada na carne de porco e de borrego e em saborosas sopas com substanciais naturais, como o pão, azeite e ovos, e as ervas aromáticas.

Fonte: viajar.clix.pt

Nenhum comentário: