Serra da Peneda - Aldeias Brandas e Inverneiras

Para aproveitar o fim-de-semana de 29 de Abril a 2 de Maio de 2010, resolvemos fazer um fim de semana de descanso merecido na bonita e repousante Serra da Peneda.

Situada no extremo norte do país e integranda no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Serra da Peneda ergue-se a mais de 1200 metros de altitude.

Não tendo a pressão de visitantes que existe na parte central do parque, esta zona permite fazer percursos de encantar com a tranquilidade que o norte do país nos oferece.

A paisagem desta região é dominada por grandes rochedos, que alternam com manchas de carvalhais e planaltos desarborizados.

Por caminhos de montanha, que nos proporcionam vistas vastas e alargadas, encontramos em terras de fronteira, nos espaços da antiga Galécia que as vicissitudes politicas separaram, podemos encontrar aldeias remotas, castelos vigilantes, santuários, velhos mosteiros e refúgios em ruínas, de uma beleza ímpar.

No final pertendiamos visitar ainda a Feira do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, que decorria também nesse final de semana, para acabar em beleza levando para casa produtos saborosos e de alta qualidade, a preços do produtor.

1º Dia: Casa; Monção;

2º Dia: Monção; Lamas de Mouro; Castro Laboreiro;

3º Dia: Visita à Serra da Peneda - Santuário de N.ª S.ª da Peneda, Aldeias Brandas e Inverneiras e Lamas de Mouro;

4º Dia: Lamas de Mouro; Alcobaça; Mosteiro de Fiães; Melgaço; Casa.

Nenhum comentário: