Visita a Florença - 1º Dia (Parte III)

Atavés da Via Valfonda progride-se até a uma fortaleza muito bem conservada. Conhecida por Forteleza da Basso e nascida com o nome de Castelo de Alexandria, possui hoje o nome de Fortaleza de San Giovanni Battista. É a maior obra de fortificação construida no séc. XIV em Florença, por Pier Francesco da Viterbo e Antonio da Sangallo, entre 1534 e 1537, por despacho de Alessandro de Medici.
Encontra-se rodeada por um anel de avenidas e do complexo de exposições da Feira de Florença, sendo hoje utilizada para inúmeras conferências, reuniões, concertos e outras iniciativas nacionais e internacionais.

Volta-se à direita pela Viale Spartaco Lavagnini, uma avenida que nos leva até à Piazza della Libertà. Ali se encontra a Porta da Praça San Gallo, uma antiga porta pertencente às antigas muralhas da cidade. Em 1738 foi ali construído um arco triunfal para celebrar a chegada da dinastia Lorena a Florença.

Em 1865 a praça foi construída após a destruição das muralhas da cidade, com um desenho do arquitecto Giuseppe Poggi. De forma elíptica, está rodeada de palácios formando um todo harmonioso. No meio da praça encontra-se um jardim com chafariz e um tanque de água, entre a Porta de San Gallo e o arco triunfal.

Vira-se de seguida à direita, pela Viale Giacomo Matteotti, uma avenida, criada por Giuseppe Poggi, originalmente chamada de Príncipe Amedeo di Savoia, filho do rei Vittorio Emanuel II. Nesta avenida encontram-se grandes edifícios com importante valor arquitetônico, construídos na época em que Florença era a capital da Itália.

A avenida liga duas das principais praças da cidade, a Piazza della Libertà e a Piazzale Donatello. Passa-se à esquerda pelo Jardim della Gherardesca e pelo Cemitério Inglês. Na esquina com a Via Benivieni há um nicho com uma Madonna, pintada por Ezio Giovannozzi.

Depois chega-se à Piazzale Donatello, vira-se à direita e mais à frente observa-se do lado esquerdo a Piazzale D’Azeglio e à frente desta aparece-nos o bonito Templo Israelita, com as suas belas cupulas verdes. É a Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore, Templo Principal e que é considerada uma das mais belas da Europa.
Fonte: Wikipédia / Google Maps / CitySightseeing Firenze

Nenhum comentário: