
Depois da visita à
Basílica di Santo Spirito, seguimos depois pela
Via Sant’ Agostino e depois pela
Via Santa Monaca até à
Piazza del Carmine, onde se encontra a
Chiesa Santa Maria del Carmine e a famosa
Capela Brancacci.
A Chiesa Santa Maria del Carmine é uma igreja da Ordem Carmelita, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, o título dado à Virgem Maria, no seu papel como padroeira da Ordem das Carmelitas.
Esta igreja é famosa por nela se encontrar a Capela Brancacci, uma capela muitas vezes chamada de “Capela Sistina” do começo da Renascença, onde nasceu a arte do Renascimento e que possui belos frescos de Masaccio, Masolino da Panicale e Filippino Lippi.
A construção foi encomendada por Pietro Brancacci, e começou em 1386. Masolino da Panicale foi contratado para pintar a capela, junto com seu assistente, Masaccio. Esse último era tão bom pintor, que Masolino deixou a obra e deu-a inteiramente a Masaccio. Contudo, Masaccio foi chamado a Roma antes de concluir a obra e morreu aos 27 anos. Porções da capela não concluídas foram então finalizadas por Filippino Lippi.

Caminhámos de seguida para a margem esquerdo do
rio Arno, onde pelo
Lungarno Guicciardini, fomos parando aqui e ali para as fotos ao rio, à margem direita e à
Ponte Vecchio que novamente se aproximava.
Antes de chegarmos à Ponte Vecchio, caminhámos pelas Vias Guicciardini e Borgo San Jacopo, duas ruas próximas do lado esquerdo da Ponte Vecchio. Numa destas ruas e do lado direito, deparou-se-nos uma alta torre medieval, a Torre de Belfredelli, uma das mais bem preservadas torres medievais de Florença. É uma torre coberta por um manto espesso de hera, que pertenceu outrora à família Belfredelli, possuidoura de várias propriedades nesta área.
A torre está entre os maiores edifícios da cidade e tem um revestimento típico de pedra e várias janelas abertas para o rio e não alinhadas, possuindo alguns postigos antigos "cobradores de portagem", que outrora serviram para cobrar as entradas na cidade. O piso superior com grandes janelas é de construção mais recente. Na frente da torre abre-se um pequeno jardim privado sem gradeamento, único em Florença.
Fonte: Wikipédia / www.visitflorence.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário