Visita a Florença - 2º Dia (Parte VI)


Depois da visita ao Palazzo Pitti e aos jardins Boboli, resolvemos enveredar pela zona a Sul do palácio, mergulhando durante mais algum tempo pelo bairro Oltrarno.

Virámos à esquerda do Palazzo Pitti até atingirmos a Piazza di San Felice, onde encontramos a Chiesa di San Felice (Igreja de São Felix), na esquina a Sul da Piazza Pitti.

Esta praça em forma triangular, forma a junção entre a Via Romana, a Piazza Pitti e a Via Maggio e possui no meio uma coluna talhada em pedra.
A Chiesa di San Felice é uma antiga igreja em estilo gótico, com fachada renascentista, uma obra de Michelozzo, adicionada em 1457. No interior, sobre o altar-mor, um grande e belo crucifixo atribuído a Giotto ou à sua escola.

Em seguida tomámos a estreita Via Mazzetta, até à Piazza Santo Spirito, onde se encontra a Basílica de Santa Maria do Espírito Santo. Esta praça foi criada no século XIII, assim como outras praças na frente de importantes edifícios religiosos, para acomodar as multidões que assistiram as orações dos Frades Agostinianos, os antigos proprietários da Basílica.
Frequentemente ali se realiza um movimentado mercado de rua (em alguns dias da parte da manhã ou nos finais de semana). À sua volta podemos encontrar restaurantes e clubes nocturnos, lojas e estúdios de artistas.

A Basílica de Santa Maria do Espírito Santo é uma das principais igrejas de Florença e foi erguida sobre ruínas de um convento do século XIII. No seu interior possui numerosas obras de arte de vários mestres da pintura e escultura florentina.
Depois da visita à Basílica di Santo Spirito, seguimos depois pela Via Sant’ Agostino e depois pela Via Santa Monaca até à Piazza del Carmine, onde se encontra a Chiesa Santa Maria del Carmine e a famosa Capela Brancacci.

A Chiesa Santa Maria del Carmine é uma igreja da Ordem Carmelita, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, o título dado à Virgem Maria, no seu papel como padroeira da Ordem das Carmelitas.

Esta igreja é famosa por nela se encontrar a Capela Brancacci, uma capela muitas vezes chamada de “Capela Sistina” do começo da Renascença, onde nasceu a arte do Renascimento e que possui belos frescos de Masaccio, Masolino da Panicale e Filippino Lippi.

A construção foi encomendada por Pietro Brancacci, e começou em 1386. Masolino da Panicale foi contratado para pintar a capela, junto com seu assistente, Masaccio. Esse último era tão bom pintor, que Masolino deixou a obra e deu-a inteiramente a Masaccio. Contudo, Masaccio foi chamado a Roma antes de concluir a obra e morreu aos 27 anos. Porções da capela não concluídas foram então finalizadas por Filippino Lippi.

Caminhámos de seguida para a margem esquerdo do rio Arno, onde pelo Lungarno Guicciardini, fomos parando aqui e ali para as fotos ao rio, à margem direita e à Ponte Vecchio que novamente se aproximava.

Antes de chegarmos à Ponte Vecchio, caminhámos pelas Vias Guicciardini e Borgo San Jacopo, duas ruas próximas do lado esquerdo da Ponte Vecchio. Numa destas ruas e do lado direito, deparou-se-nos uma alta torre medieval, a Torre de Belfredelli, uma das mais bem preservadas torres medievais de Florença. É uma torre coberta por um manto espesso de hera, que pertenceu outrora à família Belfredelli, possuidoura de várias propriedades nesta área.

A torre está entre os maiores edifícios da cidade e tem um revestimento típico de pedra e várias janelas abertas para o rio e não alinhadas, possuindo alguns postigos antigos "cobradores de portagem", que outrora serviram para cobrar as entradas na cidade. O piso superior com grandes janelas é de construção mais recente. Na frente da torre abre-se um pequeno jardim privado sem gradeamento, único em Florença.

Fonte: Wikipédia / www.visitflorence.com

Nenhum comentário: