Visita a Florença - 2º Dia (Parte II)

O caminho na margem esquerda do rio Arno efectuado por nós, foi sendo feito sempre pelos designados ”lungarnos”, os cais do rio. Primeiro o Lungarno de Serristori, onde se encontra o belo Palazzo Serristori. Este é um grande palácio, localizado no bairro de Oltrarno, entre a Piazza Demidoff e o xará Lungarno Serristori.

O edifício data de 1520 - 1522, quando o bispo de Bitetto, Lorenzo Serristori encomendou a residência. Seu sobrinho, embaixador dos Medici, te-lo-à ampliado e melhorado, inclusive o grande jardim virado para o rio Arno.

Em 1873 a abertura do lungarno resultou na demolição de parte do edifício virado para o rio, com uma redução drástica do jardim e a destruição de uma passagem do telhado do palácio, que dava para a Ponte alle Grazie, em frente.

Ali também viveu José Bonaparte, rei de Espanha e irmão de Napoleão, que se mudou com sua família após a Restauração, e lá morreu em 28 de Julho em 1844. Hoje o palácio ainda pertence à família Serristori.

Ao lado do Palazzo Serristori, encontramos uma bonita praceta com jardim, a Piazza Nicola Demidoff, dedicada à família do embaixador russo Nicholas Demidoff, que viveu como visita no Palazzo Serristori.

Nesta praça destaca-se no meio, uma estatua mandada fazer pelos filhos de Demidoff, em 1828. O monumento em mármore do escultor Lorenzo Bartolini, representa Nicola Conte Demidoff, cercado por quatro grupos alegóricos de esculturas, representando as suas qualidades.

Um pouco mais à frente, encontramos do lado direito a Ponte alle Grazie. A Ponte original foi construída em 1227 e reconstruída em 1345 com nove arcos, tornando-se a ponte mais longa e mais antiga de Florença. Dois dos arcos foram preenchidos durante 1347, a fim de ampliar Piazza dei Mozzi. Foram também construídas casas sobre a ponte, como as da Ponte Vecchio, mas estas acabaram por ser abandonados e foram removidas em 1876, para dar lugar à via-férrea.

Em Agosto de 1944, a ponte original foi destruida durante a 2ª Guerra Mundial pelo exército nazista. Após o fim da guerra, foi realizado um concurso para um novo projecto de substituição da ponte, que foi concluída em 1953.

A montante da Ponte alle Grazie, caminhamos até à Ponte Vecchio pelo Lungarno Torrigiani. O Lungarno Torrigiani, é um trecho da margem sul do rio Arno, que vai desde a Ponte alle Grazie à Via Bardi. Deste lungarno pode-se desfrutar de uma vista extraordinária sobre as Galerias Uffizi, o Corredor de Vasari e da linda Ponte Vecchio.

Este cais do rio Arno tem o nome da família Torrigiani, que possui ali um palácio. Este palácio remonta ao séc. XV, quando as margens do rio Arno eram ladeadas por palácios pertencentes a famílias nobres. O edifício foi alterado ao longo dos séculos, até meados do século XIX, quando o famoso arquitecto, Enrico Poggi, se esforçou para transformar Florença numa capital. Ele modelou o palácio para a área do Lungarno Torrigiani, a fim de manter a paleta de cores clássicas renascentistas de gesso creme e cinza e "pietra serena", que são visíveis em tantos edifícios por toda a cidade.

Quase na esquina da Piazza dei Mozzi abre-se um quadrado verde, com bancos para descanço, cheio de boas sombras que convidam a alguns momentos de repouso, rodeado de antigas casas onde se encontra a Igreja Evangélica Luterana, em estilo gótico. Esta Igreja Luterana de Florença, foi construída em 1901, no jardim que outrora pertenceu ao Palazzo Torrigiani.

Fonte: Wikipédia / Google Maps

Nenhum comentário: