Visita a Florença - 2º Dia (Parte III)





A caminhada continuou pela margem esquerda do rio Arno, até chegarmos à Via Bardi, situada já bem perto da Ponte Vecchio, ainda no bairro Oltrarno, um dos bairros mais turísticos de Florença.

A Via de Bardi é uma rua que vai da Piazza de Mozzi à Ponte Vecchio. É uma rua comprida e estreita, que corre paralela ao Lungarno Torrigiani, com muitos palácios, igrejas e edifícios históricos.
Esta rua (Via Bardi), possui o nome de uma das famílias mais ricas de bancários de Florença, que nesta área possuia um palacete e muitos prédios e terrenos.

O bairro é cheio de restaurantes e lojas para satisfazer qualquer gosto. Ali começam as ruas tipicamente estreitas do núcleo medieval da cidade. Foi ali que parámos para o almoço, numa típica pizaria com forno de lenha. Embora não seja propriamente amante de pizza, o cheirinho que saia daquela casa de pizzas, era tão bom que para lá caminhámos sem hesitar e ali estivemos durante algum tempo, saboreando quadradinhos de excelentes e estaladiças pizzas caseiras.
Um pouco mais à frente paramos para o café na Piazza Santa Felicità, uma pequena praça que antecede a entrada para o tabuleiro da Ponte Vecchio.

Ali também encontramos a Chiesa de Santa Felicità. Segundo consta, este local vem abrigando templos cristãos desde épocas tão remotas quanto o século IV, quando foi erigida uma igreja para abrigar os restos mortais de mártires paleocristãos, ainda sob o Império Romano.

A estrutura que hoje vemos começou a tomar forma no século XI, e recebeu diversos adventos e modificações, passando por um período de abandono durante o período da peste negra e só foi concluída no século XVIII.

Esta igreja possui a Capela da família Capponi, a primeira à direita, com lindos frescos luminosos e com cores vivas, pintados entre 1525 e 1528, pelo grande pintor maneirista Pontormo.
Depois o assalto à Ponte Vecchio, cheia de turistas. A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma ponte em arco medieval sobre o rio Arno e famosa por ter uma grande quantidade de lojas, principalmente ourivesarias e joalharias, ao longo de todo o tabuleiro.

Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projecto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro.

Desde sempre albergou lojas de mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada “bancorotto”.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a ponte foi a única a não ser danificada pelos alemães, havendo quem acredite que isso se deve a uma ordem directa de Hitler, que impediu que esta fosse destruída.

Fonte: Wikipédia / aboutflorence.com

Nenhum comentário: