Visita a Florença - Piazza della Signoria - 2º Dia (Parte VII)


Após o deambular pelo bairro Oltrarno, foi altura de passar a Ponte Vecchio, sempre cheia de turistas e artistas de rua, para acedermos às vielas situadas junto da margem direita do rio Arno, a caminho da Piazza della Signoria.

Assim e na paz bucólica das vielas à beira do rio Arno, caminhámos através do centro medieval de Florença, com a orientação naturalmente prestada pela torre do Palácio Vecchio, até chegarmos ao coração da cidade, a Piazza della Signoria.

Na Piazza della Signoria respira-se permanentemente um ar de festa, encontrando-se sempre cheia de turistas, quer de Verão, quer de Inverno. Tem sido o centro da vida política em Florença desde o séc. XIV e foi o palco de grandes acontecimentos históricos da cidade, como o retorno dos Medici, em 1530, bem como o local onde durante a época da Inquisição, se realizavam as fogueiras do Santo Ofício.

Foi nesta praça que morreu Savonarola (reformador dominicano que veio de uma antiga e tradicional família de Ferrara. Um intelectual muito talentoso que devotou os seus estudos, em especial à filosofia e à medicina), em 25 de Maio de 1498, depois de ser denunciado à Inquisição como herege. A inscrição existente no círculo de mármore no centro da Piazza della Signoria, mostra o local onde Savonarola morreu queimado na praça pública.

A maior atracção da praça é sem dúvida o Palazzo Vecchio, mas não lhe ficam atrás as muitas e belas esculturas da Piazza della Signoria, que transpiram várias conotações políticas, muitas das quais extremamente contraditórias.

O David (o original está na Galleria dell'Accademia), uma notável escultura de Michelangelo foi colocado fora do Palazzo Vecchio, como símbolo da República. Hércules e Caco (1534), do escultor renascentista Bandinelli, situada à direita de David, foi apropriado pelos Medici para mostrar a sua força física após seu retorno do exílio. O Neptuno (1575) de Ammannati, comemora as ambições marítimas dos Medici e a estátua equestre de duque Cosimo I de Medici (1595) de Giambologna, simboliza o poderio militar dos Medici.

Algumas estátuas no entanto, estão protegidas na graciosa Loggia dei Lanzi, que funciona como uma galeria de escultura ao ar livre e que foi desenhada por Orcagna, em 1376. Seus arcos curvados são próprios do classicismo renascentista.

Situada no canto direito do Palazza Vecchio, na Piazza della Signoria, foi construída entre 1376 e 1382 para abrigar as assembleias do povo e realizar cerimónias públicas, como por exemplo, a posse de cargos do exército ou do clero.

Foi originalmente chamada de Loggia della Signoria ou Orcagna, a partir do nome do artista que a projectou. Durante o reinado de Cosimo I de Medici, foi usada para abrigar as tropas mercenárias.

Ali se encontra a famosa estátua de Perseo, segurando a cabeça de Medusa, de Cellini (1554), simbolizando o que acontecia a quem cruzasse perfidamente com os Medici. Ali também se encontra, entre outras a complexa escultura do artista flamengo Jean de Boulogne, mais conhecido por Giambologna, o Rapto das Sabinas, uma das mais belas esculturas encontradas ao abrigo dos arcos da Loggia dei Lanzi.

Depois foi a vez de irmos até ao belíssimo pátio do Palazzo Vecchio. Este é o primeiro pátio, ao qual se acede pelo portão principal da Piazza della Signoria. Foi projectado em 1453 por Michelozzo e é um lugar único e quem o visita nunca mais o esquece.

Em 1565, por ocasião das bodas entre Francisco I de Médici, filho de Cosme I, e Joana de Áustria, irmã do imperador Maximiliano II, o pátio foi transformado e maravilhosamente decorado em estilo maneirista, segundo projecto de Giorgio Vasari.

Fonte: Wikipédia / www.igougo.com/attractions-reviews

Nenhum comentário: