Visita a Florença - 3º Dia (Parte II)


Depois de um breve almoço na Piazza San Marco, tomámos a Via Cavour a caminho da Piazza del Duomo. A Via Camillo Cavour é uma avenida direita e uma das principais ruas da zona norte do centro histórico de Florença.
Na realidade esta rua juntou duas ruas antigas, a Via Larga e o Caminho de São Leopoldo, que levava até à Praça da Liberdade, também chamada de Piazza Cavour. A Via Larga era, como o próprio nome indica, uma das maiores ruas no antigo centro de Florença e que era muitas vezes utilizada como local para festas e eventos, por ser mais larga do que muitas praças da antiga Florença.

No final da Via Cavour abre-se a Piazza San Lorenzo, onde se destaca a antiga Basílica com o mesmo nome. Esta praça triangular era um dos lugares elegantes da antiga Florença. Esta praça está nos dias de hoje ocupada durante o dia, com uma feira com vendedores ambulantes.

Escavações arqueológicas debaixo da igreja trouxeram à luz os restos de uma casa romana e também uma câmara que parece ter sido um lugar de culto primitivo, dando razão à crença de que o seu nome actual provém de uma capela pertencente a uma residência cristã do séc. VI, que mais tarde se transformou numa igreja no séc. V.

No séc. XII a igreja foi totalmente reconstruída por determinação do Papa Pascal II, sendo o pórtico e a torre sineira de dois andares, pertencentes a esse período.

A Basílica de San Lorenzo é uma das maiores igrejas de Florença situada a poucos metros da Piazza del Duomo, que marca o centro da cidade. Outrora esta era a principal área comercial, e a Basílica foi o lugar do enterro de todos os principais membros da família Médici, uma vez que San Lorenzo foi à igreja paroquial da família.

É uma das igrejas mais antigas de Florença e quando foi consagrada em 393 ficava fora dos muros da cidade. Por mais de 300 anos foi a catedral da cidade, antes da sede episcopal passar para a catedral de Santa Reparata, mais tarde substituída pelo Duomo actual.

Depressa se chegou à Piazza del Duomo, onde nos esperava uma longa fila de turistas que também queriam visitar a catedral. Depois de uma breve paragem para se degustar um saboroso “gelatto”, fomos para a fila que rapidamente se desvaneceu dentro da catedral.

A enorme Catedral de Florença (Duomo), está entre as obras mais importantes da arquitectura do período entre o gótico e renascentista, e é uma das maiores e mais belas catedrais da Europa. O seu nome, Santa Maria del Fiore ("Santa Maria da Flor") refere-se ao lírio, símbolo de Florença.

A fachada é de uma beleza sofocante e dei por mim, muitas vezes a olhar para ela absolutamente deslumbrada. A sua construção foi iniciada por ordem das autoridades máximas da cidade em 1296, pelo mão do arquitecto Arnolfo di Cambio, no local da antiga Catedral de Santa Reparata e foi concluida em 1436.

É totalmente coberta com mármores policromados, verdes, rosas e brancos e decorada com numerosas esculturas e painéis esculpidos, em grande parte substituídos por cópias que estão guardados no Museo dell'Opera del Duomo.

Existem poucos prédios no mundo tão maravilhosos e imponentes como a catedral de Florença. Impressionante por fora, simples e diferente por dentro. O seu interior, embora menos bonito que o exterior, é gótico e cavernoso, mas particularmente notável pelos seus vitrais, alguns desenhados por Ghiberti e pelo seu bonito pavimento em mármore. A cúpula é também notável e o seu interior é maravilhosamente pintado com um fresco de Giorgio Vasari e Federico Zuccari representando o Juízo Final.

O número de turistas dentro da catedral é enorme e o som de vozes é bastante audível, pelo que de vez em quando se ouve a partir dos microfones uns sonantes chios, aos quais todos obedecem, calando-se… para daí a pouco se repetir o mesmo. Também não se pode entrar de calções, vestuário sem costas ou com alças, havendo neste caso que vestir um leve casaco ou lenço tapando as zonas nuas, em caso contrário somos impedidos de entrar.

Como é vulgar nas igrejas de Itália, a torre sineira, é construida ao lado do corpo da igreja e nunca pegada ao edifício. A Torre desta catedral foi projetada por Giotto, daí o seu nome, Torre de Giotto, mas foi realizada por Andrea Pisano e por Francesco Talenti que a terminou. Tem 84 metros de altura e 414 degraus até ao topo da torre. Nos painéis da base estão representadas as atividades humanas, numa demonstração da real Florença medieval, executados por Andrea Pisano e Luca della Robbia.

Fonte: Wikipédia / http://www.worldlingo.com

Nenhum comentário: