Visita a Florença - Palazzo Ricardi - 4º Dia (Parte II)

Depois da visita ao Duomo de Florença, retomámos à Via Cavour para o regresso à Piazza San Marco, onde apanharíamos o autocarro até à estação ferroviária de Campo di Marte.

No caminho e logo à entrada da Via Cavour, destaca-se um edifício belo e imponente. É um grandioso edifício, que sobe à altura de trinta metros e tem uma moldura rude e estreita, que combina com a solidez do conjunto.

É um palácio que remonta à Florença medieval e que fica situado num lugar estratégico, no cruzamento de duas ruas (Via Larga, a actual Via Cavour e a Via de Gori), na vizinhança das igrejas protectoras da família (São Lourenço e São Marcos) e do Duomo.

Este é o Palazzo Ricardi, que chama a atenção de qualquer visitante, não só pela sua imponência, mas também como um nobre exemplar da arquitectura mista que apareceu nos períodos anteriores do renascimento das artes, tendo um aspecto mais semelhante ao de uma fortaleza inexpugnável, do que uma residência principesca.

O Palazzo Ricardi foi o berço da família Médici, que o construiu a partir de um projecto de Michelezzo, no ano de 1481, sendo a residência dos Médici até ao ano de 1540, quando foi trocado pelo Palazzo Vecchio.

Depois de várias passagens de propriedade entre os membros da família Médici, em meados do séc. XVII o palácio voltou à posse dos grão-duques, naquela época a residirem no opulento Palazzo Pitti. Estes decidiram vender o obsoleto palácio de família a uma rica família de banqueiros, os Riccardi, os quais haviam prestado importantes serviços políticos ao grão-duque sendo, por isso, agraciados por ele com o título de marqueses. Deste modo, esta família adquiriu o palácio, em 1659, mudando-lhe então o nome.

Vale a pena fazer uma visita a este belo palácio, pois possui um acervo de preciosidades, como a Capela dos Magos (Cappella dei Magi), decorada com maravilhosos frescos, obra-prima do florentino Benozzo Gozzoli, aluno de Beato Angelico.

Este pequeno espaço realizado em 1459, era a capela privada da família Ricardi. Nas três paredes maiores está representada a Cavalgada dos Magos (Cavalcata dei Magi), um tema religioso que serve de pretexto para representar toda uma série de retratos de família e de personagens políticas da época, retratando a celebração da conquista política da família.

No primeiro andar há a destacar alguns belos aposentos e a Galeria dos Espelhos, realizada em 1685, sendo um dos resultados mais significativos e atraentes do Barroco florentino. Decorada com estuques dourados e espelhos pintados e provida de amplas e luminosas janelas no lado sul, é famosa sobretudo pela grande abóbada pintada por Luca Giordano.

Uma parte da colecção de antiguidades dos Riccardi, como estátuas, bustos, relevos e fragmentos de inscrições em pedra, pode ser encontrada no pátio interior, no rés-do-chão do edifício, em ambiente fresco e verdejante de inspiração barroca.

Após a visita ao Palazzo Ricardi, caminhámos para a Piazza San Marco, onde apanhámos a urbana a caminho da autocaravana, para o derradeiro adeus à belíssima cidade de Florença.
Fonte: Wikipédia / http://www.oldandsold.com

Nenhum comentário: