Siena, a bela

Emoldurada entre três colinas, a sul de Florença, esta pitoresca, e bem conservada cidade medieval, é um dos principais centros da Toscana.

Rival histórica da cidade dos Medici, Siena, é famosa pelas suas praças, igrejas e arquitectura, que ao longo dos séculos, os seus habitantes preservaram a aparência gótica da sua cidade, adquirida entre os séculos XII e XV.

O centro histórico de Siena está delimitado por uma circunvalação de 7 quilómetros de muralhas (construídas desde o séc. XIV ao XVI), com seus baluartes e torres, que aqui e além são perfuradas por várias portas, numa rota que segue os contornos das três colinas em cima das quais está construída a cidade.

Diz a lenda que Siena foi fundada por Senio e Ascânio, os filhos de Remo, da famosa dupla Rómulo e Remo que fundaram Roma. Por isso, estátuas de uma loba amamentando os gémeos são observadas por toda a cidade.

No entanto reza a história que Siena foi fundada pelos etruscos e que mais tarde se tornou uma colónia romana conhecida como Saena Julia. Os romanos estabeleceram um posto militar naquele lugar, a que chamaram Saena, e que se transformou num posto de troca de legiões, pouco ocupado nos anos seguintes.

Os lombardos chegaram no séc. VI d.C. e os francos também tiveram, segundo a história, uma presença no governo da cidade. Grandes obras foram ali realizadas, sendo a mais importante a Via Francigena, uma estrada que ligava Roma a França, muito utilizada pelos peregrinos e viajantes, o que aumentou muito a importância de Siena.

Durante este tempo a Igreja foi-se envolvendo activamente no governo da cidade, especialmente entre os séculos IX e XI, o que levou povo de Siena a reclamar o seu direito de governar e administrar a cidade.

A economia e o poder militar cresceram muito e inevitavelmente cresceu o atrito entre a cidade de Siena e a cidade de Florença, com ambas as cidades a tentarem ampliar o seu território. Houve por isso muitas batalhas entre as duas cidades, entre os séculos XIII e XV, algumas vencidas por Siena, outras por Florença, mas Siena acabou incorporada no território florentino, ficando sob a sua administração.


Apesar de ambas as disputas, externas com os países vizinhos e internas pelo domínio da cidade, nos anos de 1150 a 1300, os grandes artistas renascentistas foram descobertos e a cidade foi embelezada por belos monumentos.

Por isso, durante os séculos XIII e XIV, Siena floresceu como uma das principais cidades da Europa, enriquecendo à custa da banca e do comércio da lã. O séc. XIV foi o início de uma grande quantidade de grandes construções, o Duomo, o Palazzo Publico e a Torre del Mangia, na Piazza del Campo.
O Conselho dos Nove, um corpo de cidadãos que governou a cidade em meados do séc. XIII, foi o responsável por muitas destas melhorias, que ainda hoje se podem ver. Mas em 1348, a peste negra atingiu Siena, enquanto o Conselho dos Nove estava a planear o alargamento do Duomo, matando 3/5 da população da cidade, ficando até hoje inacabadas essas obras. Este desaire, juntamente com a agitação política subsequente, deu início a uma queda drástica na sorte da cidade.

Depois de um período, em que uma grande diversidade de líderes governaram a cidade, entre os séculos XIV e XIX, entre os quais se incluem o imperador Carlos V e Cosimo I de Medici, Siena cresceu em poder económico, devido à actividade bancaria, que sem dúvida contribuiu para a segurança dos cidadãos da cidade através dos tempos.

Quando a Itália fundou a República, Siena passou a fazer parte da região da Toscana, e hoje prospera a partir da combinação das finanças e do turismo, graças ao seu bonito património cultural e artístico.

http://www.aboutsiena.com / http://www.zerozero.pt

Nenhum comentário: