Visita a Venezia - 1º Dia - Parte VIII






O vaporetto deixa a plataforma flutuante de San Silvestro, na margem direita do Grande Canal e após passar pelo Palazzo Barzizza, segue o seu caminho até uma nova paragem, no cais flutuante de Sant’Angelo, na margem esquerda. Logo que o vaporetto larga do cais flutuante de San Silvestro, observa-se do lado esquerdo e quase em frente do Palazzo Barzizza o Palazzi Grimani, que pertenceu a Giovanni Grimani um homem educado e um apaixonado colecionador de arte clássica. Neste palácio Giovanni Grimani guardava a sua importante coleção arqueológica e uma das melhores da sua época, que era exibida na sua residência, surpreendentemente nas prateleiras, lareiras, junto aos rodapés e em ambientes como a “tribuna”, especialmente concebidos para a sua colecção e ainda no pátio da residência.

Hoje é um museu, que além de albergar esta importante colecção, acresce a sua bela decoração interior de alta qualidade, quer nos quartos, quer nas salas, com trabalhos excelentes em estuque e com belos frescos reflectindo o gosto nada convencional dos Grimanis, que foram executados por artistas maneiristas, como Giovanni da Udine, Salviati Francesco, Mantovano Camillo, Menzocchi Francesco e Federico Zuccari. Tudo isso faz do Palazzo Grimani único na história da arquitetura de Venezia, sendo considerado um tesouro fascinante de grande riqueza cultural, artística e histórica, sendo nos dias de hoje um museu com um acervo onde se destacam as colecções da família acumuladas desde 1500.


O vaporetto atraca um pouco mais à frente, no cais flutuante de Sant’ Angelo e na sua frente destaca-se do lado direito o desembocar do largo canal que serve de leito ao rio di San Polo e que ali se liga ao Grande Canal. É ali que se encontra o Sestieri di San Polo, que se estende à volta deste canal. O Sestieri di San Polo é o maior bairro de Venezia, depois do Sestieri di San Marco, onde se encontra a Piazza di San Marco e a Basílica homónima, para onde nos dirigíamos.

No grande bairro San Polo, estão situadas algumas das melhores atracções de Venezia e alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade. Ali podem ser encontradas, a Chiesa di San Giacomo di Rialto, a igreja mais antiga de Venezia, a Chiesa di San Cassiano, a Chiesa di San Giovanni Evangelista, a Chiesa di San Polo, uma Igreja dedicada ao Apostolo São Paulo (San Polo) e situada no Campo di San Paolo e ainda a Chiesa di San Rocco, a Scuola di San Rocco e a Chiesa di Santa Maria Gloriosa dei Frari, os três situados no Campo di San Polo.


Do lado esquerdo do encontro do rio di San Polo com o Grande Canal fica o Palazzo Ca’ Centanni, que encerra o Museo Goldoni, a antiga casa do famoso dramaturgo Carlo Goldoni, que foi construída em 1400 e que é um exemplo claro e vivo da arquitetura gótica em voga no século XV.

Na margem esquerda do Grande Canal e quase em frente do Ca’ Centanni (Museo Goldoni) observa-se o Ca’ Garzoni ou Palazzo di San Luca, também em estilo gótico e que hoje pertence à Universidade de Venezia, onde está sediada a faculdade de línguas.


Um pouco mais à frente e também na margem esquerda e por isso do mesmo lado do Ca’ Garzoni, observa-se o Palazzo Mocenigo. É um palácio que outrora pertenceu à família Mocenigo de San Stae, graças a um legado do último membro da dinastia, Nicolò Alvise.


É um grande edifício de origem gótica, que foi profundamente restaurado no início do século XVII, quando a configuração atual foi finalmente alcançada. A decoração e o mobiliário são, pelo contrário, tipicamente do séc. XVIII, com muitas peças esculpidas e douradas, com belíssimas pinturas e belos lustres de Murano. Os magníficos frescos do palácio também datam do séc. XVIII.Hoje este belo palácio é o Museo Civici (Museu Cívico), tornando-se a sede do Museo del Tessuto e del Costume (Museu dos Têxteis e do Traje), estando ali alojadas as colecções de têxteis e de ricos trajes antigos. No Palazzo Mocenigo possui também uma biblioteca completa e especializada da história do tecido, do traje e da moda, numa coleção de mais de 13.000 livros do séc. XVIII ao séc. XX.


Fonte: http://www.europe-cities.com / http://www.viaggero.it/italia / http://www.palazzogrimani.org/

Nenhum comentário: