Lago Garda

Após uma boa noite de descanso, partimos da cidade de Verona a caminho de Milão, pela A4. No caminho queríamos fazer desvios para passarmos pelas margens do lago Garda e do lago di Como. 
“É uma região que tem tudo fabuloso. Belezas naturais, arquitetura elegante, relaxantes passeios de barco e energéticos desportos aquáticos”, diz-nos Matthew Telle, famoso jornalista premiado e repórter de viagens.
A frase refere-se especificamente a uma área no norte da Itália onde há uma série de estreitos lagos glaciares, intercalada entre o sopé dos Pré-Alpes e já próxima da fronteira com a Suíça.
O primeiro lago procurado por nós,  foi o lago Garda, que é também o maior lago de Itália e fica localizado entre as regiões da Lombardia (província de Brescia), Vêneto (província de Verona) e TrentinoAlto Adige (província de Trento).
Possui uma enorme beleza natural, é circundado por montanhas e possui cinco ilhas. Tem uma profundidade de 350 metros e uma largura de 50 metros e a parte norte do lago é a mais estreita, apresentando-se cercada por enormes montanhas.
No nosso passeio, visitámos apenas as margens sul do lago Gardia, aproveitando para percorrer a comprida restinga onde fica situada a antiga cidade de Sirmione. Antes de chegarmos ao lago Garda apaisagem é campesina, coberta por colinas cultivadas com acomodação de várias culturas, como a vinha, milho, trigo, girasol... É uma paisagem que não cansa, com casas de campo em campo aberto, onde é possível admirar a fauna e os animais da fazenda.
À saída da A4, que nos trouxe desde Verona, encontra-se Peschiera del Garda, a primeira povoação encontrada a sul do lago Garda, que é uma das cidades mais pitorescas da margem sul do lago. Seu centro histórico é pequeno, e fica situado dentro de muralhas do séc. XVI. 
Inicialmente este local foi usado pela primeira vez como uma fortaleza no séc. VI e mais tarde os venezianos construíram uma ali uma fortaleza, em 1556, que mais tarde foi usada pelos austríacos. A pequena cidade tem diversos canais, com algumas ruas destinadas aos peões, com lojas, bares e restaurantes. Fora das muralhas há praias, caminhos pedestres ao longo do lago, uma estação de trem e um porto com balsas, que servem outras cidades lago de Garda.
Perto dali, há o “Gardaland”, um dos parques temáticos mais famosos da Itália, que se encontra em Castelnuovo del Garda, perto Pescheria del Garda.
Em seguida e a pouca distância entra-se na restingua que possui a cidade de Sirmione, uma cidade muito popular, procurada por turistas devido à sua localização e beleza. Apesar de pequena, a antiga cidade fortificada de Sirmione, tem muitas lojas de moda de marcas famosas e é ladeada de barzinhos, inúmeros restaurantes, hotéis e um mercado. A cidade é também conhecida por seus “resorts” de banhos termais.
Esta antiga cidade medieval é composta por ruelas e a sua entrada principal é feita pelo pitoresco centro medieval, onde está situado o Castelo Scaliger, que remonta ao séc. XIII e que é o seu principal cartão postal.
Sirmione é também uma cidade muito procurada desde tempos idos por artistas e poetas. Nela viveu outrora o poeta romano Catulo, que ali teve uma casa, e ainda ali podem ser encontradas algumas ruínas romanas da villa de Catulla, conhecida hoje por Grotte di Catullo (Gruta de Catulo). A Grotte di Catullo, situa-se na península de Sirmione, num lugar situado em ponto espetacular e cercado por oliveiras e limoeiros.

Ao longo da península, a estrada vai percorrendo o litoral, bem perto das margens do lago que possui um azul intenso, com muitas e pequenas marinas, que convidam à navegação serena e conhecimento profundo das povoações que salpicam as suas margens.
Tomando um barco em Sirmione, faz-se um passeio maravilhoso pelo lago, conhecendo a sua beleza e as suas ilhas, até se chegar à pequena cidade de Gardone, que apesar de pequena é uma cidade aconchegante, com ruas e casas enfeitadas por flores, que é na verdade um paraíso.
O lago tem uma paisagem variada com praias ao longo da costa sul e falésias acima do litoral norte. Nas suas margens existem muitas aldeias pitorescas, castelos medievais e passeios à beira do lago, que pontilham as suas margens.

O lago Garda é conhecido por suas águas límpidas, com grande aptidão para a natação, Windsurf e vela, no verão. Também é um lugar ótimo para caminhadas que em muitos parques do lago, são uma das atividades mais populares.
Pelo lago Garda já transitaram muitas pessoas famosas da história italiana, como Dante Alighieri, Carlos Magno e também alguns santos famosos, como Santo António de Pádua (na realidade de Lisboa, onde nasceu). Também foi um lugar muito procurado por inúmeras celebridades, para ali passarem as suas férias, como Sofia Loren e Greece Kelly.
Fonte: wikipedia.org / http://www.virtualtourist.com/

Nenhum comentário: